Lançamentos 06 Jun
A Opera anunciou, nesta sexta-feira (14), que seu principal navegador está recebendo otimizações para funcionar nativamente no Windows em Arm. O Opera One agora é totalmente compatível com a plataforma, dispensando a necessidade de emulação e aumentando seu desempenho em até quatro vezes.
De acordo com a desenvolvedora de software, a otimização do navegador para a arquitetura Arm é resultado de uma colaboração de seu time de especialistas com a Microsoft e Qualcomm, fabricante do Snapdragon X Elite e Snapdragon X Plus, dois dos processadores que devem ajudar a popularizar o Windows em Arm.
Há pouco menos de um mês, a Opera confirmou que estava preparando o lançamento de versões nativas de seus navegadores para o Windows em Arm. Com a chegada da primeira distribuição otimizada para a arquitetura, a empresa segue os passos de rivais como o Google Chrome e Vivaldi, além de softwares como o DaVinci Resolve.
É dito que a nova versão otimizada do aplicativo permitirá que os usuários naveguem mais rapidamente e por mais tempo ao utilizarem notebooks — sem se preocupar com a bateria — com Windows em Arm. Ao combinar com o modo de economia do navegador, ele aumentará significativamente o tempo de navegação em uma única carga.
Testes de benchmark feitos com o Speedometer indicam que o Opera está até quatro vezes mais rápido ao se tornar nativo para Windows em Arm, refletindo os benefícios de abandonar o emulador de x86 do sistema da Microsoft e otimizar aplicações para rodarem nativamente em processadores baseados em Arm.
O Opera One para Windows em Arm está disponível no site oficial da Opera. Ao clicar em “Baixar Agora”, a página identifica o tipo de dispositivo que você está usando, portanto, caso você tenha um PC com processador baseado em Arm, o navegador otimizado será baixado automaticamente em seu dispositivo. Para saber mais, clique aqui.
Comentários