Software 23 Ago
Atualização (27/08/2024) - EB
A Microsoft confirmou na semana passada que "matará" o antigo Painel de Controle do Windows. Ele será substituído pelo aplicativo Configurações, que surgiu no Windows 8. Agora a Microsoft atualizou a sua documentação do Windows, dizendo que o Painel de Controle continuará existindo por mais algum tempo.
A nova documentação muda o tom de "o Painel de Controle está em processo de ser descontinuado" para:
Muitas das configurações do Painel de Controle estão em processo de migração para o aplicativo Configurações.
Isto significa que a Microsoft não o removerá do Windows 11 tão cedo, mas continuará migrando suas funções para o aplicativo Configurações, que tem uma interface mais intuitiva e moderna.
after inaccurate reports that Microsoft would be removing the Control Panel in Windows “soon,” Microsoft now says “Many of the settings in Control Panel are in the process of being migrated to the Settings app” instead of “The Control Panel is in the process of being deprecated” pic.twitter.com/eiY6dC5xbg
— Tom Warren (@tomwarren) August 26, 2024
A Microsoft não comentou a mudança na documentação, mas o fato dela não ter incluído o Painel de Controle na lista de recursos obsoletos do Windows indica que ele ainda é um componente que será mantido no sistema.
Esta lista é altamente importante para empresas e usuários de TI, avisados com antecedência por ela quando algo será removido do Windows para se adaptarem às mudanças.
Matéria original (23/08/2024)
Fim de uma era: Microsoft confirma planos para matar painel de controle do Windows
A Microsoft confirmou que está trabalhando para encerrar de vez o Painel de Controle do Windows 11 em atualizações futuras. A informação já consta na página de suporte do sistema operacional.
Segundo a gigante de Redmond, essa mudança deve acontecer de forma gradual, sendo que o Painel de Controle só existe ainda para garantir a compatibilidade para usuários que dependem dele para configurações específicas que ainda não foram movidas para o aplicativo de Configurações.
Ainda assim, a Microsoft afirma que tem feito ajustes para entregar todas as configurações do sistema operacional em um só lugar, encerrando todos os casos de redundância.
recomendamos que você use o aplicativo Configurações, sempre que possível.
Em seu comunicado, a Microsoft ainda destaca que o app de Configurações do Windows utiliza um novo design e é mais simples:
O Painel de Controle está em processo de ser descontinuado em favor do aplicativo Configurações, que oferece uma experiência mais moderna e simplificada.
Por enquanto, não há uma data exata para a morte definitiva do Painel de Controle, mas a Microsoft claramente já quer desincentivar o uso.
Ou seja, essa é a primeira vez que a empresa diz abertamente que o app de Configurações chegou para ficar.
Você vai sentir saudades do Painel de Controle? Ainda usa muito? Prefere a abordagem do app de Configurações? Conte para nós aqui no campo dos comentários.
Comentários