Android 05 Ago
Há alguns meses, descobrimos que a Microsoft estava planejando incluir uma opção de ajuste para o uso de RAM no navegador Edge. Na ocasião, o recurso contava com um controle deslizante para ajustar o limite, mas parece que ele foi alterado para um menu em lista.
O novo menu de lista para ajuste do uso de RAM no Edge está disponível na build Canary mais recente. Ao invés da antiga opção "Controle quanta RAM o Edge pode usar" com um controle deslizante, a nova build possui uma opção "Gerencie o uso de RAM do Edge". No PC do pessoal da Windows Latest, que conta com 16 GB de RAM, existiam cinco predefinições para escolher.
- Sem limite – O Edge irá usar toda a memória disponível se necessário.
- Mínimo (8 GB) – O Edge irá impor um limite máximo de 8 GB, que é mais do que suficiente.
- Moderado (6 GB) – O navegador se contenta com 6 GB, que é uma quantidade razoável.
- Agressivo (4 GB) – O Edge não vai usar mais que 4 GB RAM.
- Mais agressivo (2 GB) – Opção altamente agressiva que irá limitar o uso de RAM em apenas 2 GB.
Esses itens no menu de lista nos dão uma ideia mais clara do que acontece quando você seleciona um deles. Entretanto, o uso de 2 GB de RAM comporta apenas 10 a 15 abas (dependendo do site). Mesmo 4 GB não é suficiente, dada a quantidade absurda de RAM necessária para se navegar hoje em dia.
Ainda assim, ter a opção de controlar a RAM é melhor do que nada.
Você também pode definir limites personalizados somando 500 MB. Por exemplo, você pode configurar para 1, 1.5, 2, 2.5 GB, e assim por diante.
Você pode travar o limitador de RAM para rodar apenas quando estiver jogando ou a todo o momento. Além do limitador de RAM, a Microsoft planeja sincronizar o Edge com um gerenciador de energia integrado.
Com o novo gerenciador de energia, você pode usar o modo Eficiência e outros recursos para evitar que o Edge consuma a bateria do seu notebook. O Windows Latest encontrou três novas adições de recursos em uma versão Canary lançada recentemente que contribui para prolongar a vida útil da bateria.
Os três recursos são os seguintes:
- msEdgeSyncEfficiencyModeWithWindowsEnergySaver
- msEdgeWindowsEnergySaverAvailable
- msEdgeWindowsEnergySaverActivatedTrigger
O Windows 11 entra automaticamente no modo de economia de energia quando o nível da bateria fica abaixo de 20%. Esses recursos solicitarão que você habilite o Economizador de energia em seu PC enquanto usa o Edge com bateria.
Se o recurso estiver ativo, o Edge sincronizará com ele e minimizará o uso de recursos, reduzindo animações, efeitos e muito mais.
É claro que isso afeta a experiência de navegação, mas ainda assim, ajuda a conseguir algum tempo a mais de uso.
E aí, o que achou das novidades no Edge?
Comentários