Google 02 Out
Usuários do Windows 11 não serão mais obrigados a usar o gerenciador de senhas nativo do sistema para usar Passkeys (chaves de acesso) em breve. A novidade foi anunciada em uma publicação no blog oficial do Windows, que confirmou o suporte para gerenciadores de senhas de terceiros.
Segundo a Microsoft, gerenciadores de senhas terão acesso ao Windows Hello para salvar as Passkeys que substituem senhas convencionais no Windows desde 2018.
Veja o que disse Katharine Holdsworth, da divisão de segurança do Windows:
Temos o prazer de anunciar o suporte à API para provedores de chave de acesso de terceiros para se conectar à plataforma Windows 11! A Microsoft está em parceria com 1Password, Bitwarden e outros na integração desse recurso para fornecer aos usuários uma integração perfeita de provedores de senhas de terceiros no Windows 11. Você poderá usar a mesma chave de acesso no Windows 11 que criou em seu dispositivo móvel e, juntos, podemos elevar o nível de segurança de login com chaves de acesso.
Além disso, uma nova interface para o Windows Hello será lançada para que o usuário gerencie suas chaves de acesso com mais facilidade, sincronizando-a com criptografia de ponta-a-ponta com aplicativos de terceiros.
Ao incluir uma chave de acesso em um site ou aplicativo, o Windows mostrará uma nova janela onde você pode escolher se quer armazená-la na sua conta da Microsoft ou em outro aplicativo, como Bitwarden ou 1Password, por exemplo.
Graças a nova API, você pode continuar utilizando a sua chave de acesso com reconhecimento facial, impressão digital ou PIN, como se ela fosse nativa do Windows, trazendo mais segurança para a sua autenticação.
A Microsoft não revelou quando estes recursos chegarão ao Windows, mas mais detalhes serão anunciados durante o evento Authenticate entre 14 e 16 de outubro.
Comentários