Segurança 08 Out
O KDE neon anunciou hoje o início da transição para a versão mais recente do Ubuntu na qual é baseado. A partir de agora, ele terá o Ubuntu 24.04 LTS como base ao invés do Ubuntu 22.04 LTS, que apesar de ter suporte até 2027, tem um software mais antigo que a nova versão lançada em abril deste ano.
Além disso, o KDE neon já estava sofrendo com certos pacotes, como o Krita, deixando de compilar e outros problemas por conta do Ubuntu 22.04 LTS, o que motivou a mudança.
A nova versão pode ser instalada facilmente pelo Plasma Discover, onde a atualização estará disponível após reiniciar o seu computador. Após este processo, uma notificação com a atualização para o KDE neon 24.04.1 LTS surgirá na tela.
Vale sempre lembrar que é bom fazer uma cópia de segurança dos seus dados antes de iniciar a atualização. Outro ponto importante é que ela desabilitará todas as fontes de terceiros, que podem ser reabilitadas após a instalação ser finalizada.
Uma dica é remover pacotes obsoletos, pois eles podem causar problemas na nova versão. Para isto, basta concordar em removê-los quando questionado durante o processo da atualização.
Além disso, o KDE Plasma também ganhou melhorias: a aparência da bandeja de sistema, explorador de widgets, caixas de diálogo e pop-ups foi unificada para combinar com a Tela de Boas-Vindas, efeitos sonoros e ações.
Acima você pode ver o novo widget de Energia e Bateria, onde é possível alterar o plano de energia do sistema enquanto vemos mais informações sobre o carregamento do dispositivo.
As configurações do KDE Plasma também permitem que você otimize o consumo de energia do seu computador com mais facilidade, ajustando o brilho de cada monitor separadamente e novos atalhos para mudar o plano de energia ativo no momento.
O sistema também permitirá substituir aplicativos que o impedem de entrar em modo de economia de energia, suspensão e até a tela de ser desligada, pois estes softwares podem elevar drasticamente o consumo do seu PC.
Em acessibilidade, o KDE Plasma recebeu novas opções para teclas de aderência, correção de cores para daltonismo e outras adaptações importantes.
Por fim, a Plasma Discovery agora suporta Pacotes PostmarketOS para dispositivos móveis para escrever análises de aplicativos e informações de licenças com maior precisão. Além de desligar o computador automaticamente após instalar uma atualização em modo offline.
Comentários