Windows 06 Nov
Conhecido por ter sido uma das ferramentas mais populares para uso de arquivos compactados antes da integração de funções similares ao Windows, o WinRAR continua sendo atualizado, e recebeu nesta quarta-feira (6) uma nova versão beta. Modesto, o update traz um dos recursos mais solicitados pelos usuários: um modo escuro configurável.
Anunciada nas redes sociais oficiais, a versão beta v.7.10 tem como principal novidade a adição do modo escuro — pedido muito antigo dos usuários fiéis da solução. Ao acessar o menu de configurações, na seção de interface, agora é possível definir se o aplicativo manterá o tema claro, assumirá o modo escuro ou se seguirá o padrão do sistema operacional.
📢BREAKING NEWS! WinRAR 7.10 beta version has been released... and it may have dark theme! Check it out today!https://t.co/WXj2tCfo5P
— WinRAR (@WinRAR_RARLAB) November 6, 2024
Curiosamente, os desenvolvedores já haviam sinalizado que o recurso poderia chegar eventualmente há cerca de um ano. A espera foi longa, mas pode ter valido a pena, considerando que há mais algumas novidades bem-vindas chegando com a atualização, começando pelo novo visual do painel de configurações.
A equipe de desenvolvedores também adicionou um recurso que aumenta o tamanho das páginas de memória de 4 KB para 2 MB, aprimorando o desempenho durante a compressão de arquivos muito grandes ou complexos.
Além disso, aprimoramentos de segurança foram implementados, estando entre eles o fim do suporte ao formato RAR 4.X, definido como antigo e menos seguro, e a opção de propagar a Mark-of-the-Web, tag do Windows para proteção contra agentes maliciosos de origem suspeita.
Por fim, o programa agora tem como requisito mínimo o Windows 7 64-bit ou mais recente — máquinas com Windows Vista ou outras versões 32-bit do sistema não serão mais compatíveis, apesar de continuar sendo possível manipular arquivos 32-bit. O WinRAR beta v.7.10 já está disponível para download, podendo ser baixado através do site oficial da ferramenta.
Ainda que o Windows já consiga criar e extrair arquivos .rar e .7z por conta própria em versões mais recentes, programas como o WinRAR continuam sendo a escolha de quem precisa lidar com casos específicos, incluindo a abertura de arquivos com senha, o que torna as atualizações constantes algo essencial. E sim, a notificação de período de testes permanece.
Comentários