LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

CPUs Intel Xeon ficam 40x mais rápidas após update do Linux com uma linha de código

11 de novembro de 2024 7

Um bot de testes da Intel detectou ganhos de desempenho de quase 40 vezes em servidores com processadores Xeon após uma atualização do kernel Linux com apenas uma linha de código ir ao ar. O update visava corrigir falhas da atualização anterior que derrubavam a performance em até 600%, e acabou garantindo ganhos massivos de velocidade em uma série de outras tarefas.

A versão anterior do kernel havia recebido uma função que, de forma muito resumida, redesenhava a maneira como alguns endereços de memória eram alocados, de modo a tirar proveito de tecnologias que automatizam o gerenciamento de grandes blocos de memória. No entanto, em máquinas equipadas com os chips Intel Xeon Scalable de 3ª geração (codinome Cooper Lake), os resultados não foram positivos.

O bot de testes do kernel Linux da Intel reporta que, em máquina equipada com CPU Xeon Cooper Lake, foi possível detectar ganhos de quase 4.000% após a última atualização (Imagem: Reprodução/Intel)

Os ajustes geraram um forte impacto, e levaram a reduções de desempenho de até 600%, dependendo do trabalho realizado. Nesse cenário, um novo update foi disponibilizado no final de outubro, e curiosamente uma modificação em uma única linha de código foi feita, implementando uma condição para que o trecho da função em questão fosse acionado.

Se a modificação parece simples, como de fato é, as consequências foram drásticas e muito positivas, conforme detectou o bot de testes da Intel. Ao reproduzir um benchmark identificado como "will-it-scale.per_process_ops", que avalia a escalabilidade do processamento após mudanças do kernel, esse bot registrou melhorias impressionantes que beiram os 4.000% (ou quase 40 vezes).

As CPUs Cooper Lake chegaram em 2020 focado em servidores com configuração 4S e 8S, e tiveram muitos dos modelos cancelados (Imagem: Divulgação/Intel)

Da mesma forma que a falha relatada no passado, os ganhos massivos da atualização são limitados e podem ser vistos apenas em uma seleção de tarefas. Ainda assim, obter saltos grandes como esse não deixam de impressionar, especialmente frente a uma modificação tão básica.

Lançados em 2020, os Intel Xeon Cooper Lake traziam melhorias modestas em relação à geração anterior, a linha Cascade Lake, e focavam em servidores que utilizam as configurações 4S e 8S (máquinas com 4 ou 8 processadores em uma placa, respectivamente). Seu alcance já limitado foi ainda mais reduzido pelo cancelamento de boa parte da linha poucos meses após o anúncio.


7

Comentários

CPUs Intel Xeon ficam 40x mais rápidas após update do Linux com uma linha de código
Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Software

Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2

Tech

PS5: Sony começará a vender consoles equipados com peças de reposição

Economia e mercado

Huawei Kirin 9010L: chipset inédito é encontrado em smartphone intermediário da chinesa