Rumores 12 Nov
A Microsoft liberou de surpresa nesta semana o download da ISO do Windows 11 para dispositivos ARM, um reforço do compromisso da gigante com a adoção dessa arquitetura. A novidade é importante não apenas para usuários de notebooks com chips Snapdragon, por facilitar a reparação do sistema, como também para entusiastas e desenvolvedores, o que pode expandir o ecossistema desses dispositivos.
A versão ARM do Windows 11 já podia ser usada em MacBooks com Apple Silicon por meio de apps de terceiros, como o Parallels, e havia maneiras de extrair a imagem do sistema de uma máquina para poder instalá-la em outros dispositivos. No entanto, com a disponibilização da ISO oficial, novas possibilidades são abertas para usuários e desenvolvedores.
Microsoft FINALLY has an Windows on Arm ISO download available! https://t.co/1QSQrZ8yTj
— Jeff Geerling (@geerlingguy) November 13, 2024
Downloading it now and I'll it on my Ampere Altra Max workstation... tracking progress here: https://t.co/BGqn1kWZZZ pic.twitter.com/RRFTSETNDy
Agora será possível reparar notebooks ARM que tenham arquivos corrompidos com mais facilidade, bem como estabelecer máquinas virtuais e até utilizar a solução em desktops — já há alguns computadores de mesa com processadores ARM, incluindo as workstations da System76 e máquinas com processadores Ampere, mas focados em uso profissional e geralmente equipados com distribuições Linux.
O lançamento reforça o compromisso da Microsoft com a arquitetura, um bom sinal para entusiastas que estavam de olho em notebooks com Snapdragon X e os supostos futuros laptops com chips NVIDIA, e abre margem para que mais desenvolvedores possam produzir e otimizar aplicativos para esses aparelhos.
O download está disponível através do site oficial da Microsoft, e é oferecido em um pacote pelo qual é possível realizar a instalação diretamente no dispositivo, criar uma unidade de instalação USB ou utilizar em máquinas virtuais.
Tenha em mente que é preciso ter hardware compatível, ou seja, um notebook com chip Snapdragon ou outros computadores com processadores ARM. Além disso, é preciso buscar e baixar drivers, o que pode ser uma dor de cabeça nesse período inicial.
Comentários