Economia e mercado 02 Dez
Em mudança recente na sua página de suporte, a Microsoft atualizou os termos de atualização do Windows 10 para o Windows 11 em computadores não suportados. A empresa adicionou um caminho para reverter a atualização, caso necessário, e adicionou detalhes ao termo de update.
Com certeza, os números de adesão do Windows 11 estão muito aquém do que a Microsoft gostaria, já que o sistema permanece muito atrás em relação ao Windows 10. Inclusive, dados recentes indicam que a nova versão do sistema teve uma queda de representatividade em relação ao mês passado.
Por conta disso, a empresa tem sido bastante efusiva ao reforçar o fim do período de suporte ao Windows 10, recomendado o 11, e até chegou a renunciar parcialmente de alguns requisitos básicos para instalação, permitindo o update em computadores mais antigos, inicialmente não suportados.
Atualizando a página de suporte que cobre exatamente esse tipo de instalação, a companhia expandiu a cláusula que a exime da responsabilidade por realizar o update em hardware não suportado. A nova versão acrescenta o seguinte trecho, já traduzido: “Ao selecionar Aceitar, você reconhece que leu e entendeu esta declaração”.
Assim, unido ao restante do texto, a empresa estaria isenta de qualquer dano causado por aqueles que decidirem utilizar o sistema operacional em uma máquina de configuração não totalmente compatível. Confira a parte do termo na íntegra (já traduzido):
“Este PC não atende aos requisitos mínimos de sistema para executar o Windows 11. Esses requisitos ajudam a garantir uma experiência de maior qualidade e mais confiável. A instalação do Windows 11 neste PC não é recomendada e pode causar problemas de compatibilidade. Se você continuar a instalar o Windows 11, seu PC não terá mais suporte e não estará qualificado para atualizações. Danos ao seu PC devido à falta de compatibilidade não são cobertos pela garantia do fabricante. Ao selecionar Aceitar, você reconhece que leu e entendeu esta declaração.”
Além da expansão do termo, a empresa também adicionou um passo a passo detalhado para reverter a atualização caso o usuário tenha problemas. Até 10 dias após o update, é possível acessar o menu de Início > Configurações > Sistema > Recuperação e solicitar a reversão da atualização ou acessar um novo link fornecido na página de suporte.
A partir daí, basta aguardar até que o sistema seja revertido automaticamente para a versão anterior. A novidade pode ser especialmente útil para aqueles que decidiram se aventurar em uma atualização não totalmente coberta e se depararam com problemas que impossibilitam o uso do computador no Windows 11.
Comentários