
Tech 26 Fev
06 de março de 2025 2
Nesta quinta-feira (6), durante a MWC 2025, em Barcelona, a Opera anunciou o Browser Operator, como seu novo agente de IA para ajudar a fazer as tarefas para o usuário dentro do navegador. A empresa considera a ferramenta como uma resolução dentro da Inteligência Artificial.
A solução estará presente de maneira nativa dentro do Opera e tem como principal objetivo possibilitar ao indivíduo se concentrar mais em sua vida, enquanto realiza as ações pela pessoa.
“Por mais de 30 anos, o navegador deu acesso à web, mas nunca foi capaz de realizar tarefas para você. Agora ele pode. Isso é diferente de tudo o que vimos ou lançamos até agora. O Browser Operator que estamos apresentando hoje marca o primeiro passo para mudar o papel do navegador de um motor de exibição para um aplicativo agente que executa tarefas para seus usuários.”
Krystian Kolondra
EVP da Opera
Ainda como uma prévia, o Browser Operator utiliza linguagem natural para a automação das tarefas e dispensa comandos manuais. Na prática, o usuário pode explicar ao navegador o que ele precisa fazer para que o comando seja executado de forma prática.
Dá para pedir, no exemplo fornecido pela companhia, para ele comprar um “pacote de 10 pares de meias brancas da Nike, tamanho 12”. Assim, o navegador diretamente fará a aquisição, sem precisar que você utilize o seu tempo para isso.
Ao TudoCelular, o SVP Product Marketing and Communications na Opera, Jan Standal, explicou o público-alvo da IA agêntica da empresa. A companhia entende que a novidade beneficiará a todos os usuários do navegador.
“Acreditamos que a IA agêntica dentro do navegador beneficiará todos os usuários do Opera. Os navegadores da Web estão lá para torná-lo mais poderoso enquanto você está on-line, navegando na Web e para lhe dar as ferramentas para usar seu tempo de forma mais eficaz. O Browser Operator demonstra que temos a capacidade de criar uma ferramenta útil e inteligente dentro do navegador – o que se alinha com o objetivo geral de um navegador da Web de ser útil. Com esta prévia do recurso, estamos mostrando uma prova de conceito de onde a IA pode nos levar quando usamos a inteligência artificial para alavancar nosso trabalho de construção de um navegador da Web – e isso se aplica a todos os setores.”
Jan Standal
SVP Product Marketing and Communications na Opera
Apesar de realizar de maneira autônoma a tarefa, o Browser Operator não esconde a tela na hora do seu funcionamento. Em outras palavras, o indivíduo consegue visualizar o que está acontecendo durante o processo, com todas as etapas seguidas pela ferramenta. Também dá para assumir o comando ou cancelar a ação.
A Opera ainda reforça a manutenção da privacidade do usuário, visto que os dados pessoais são mantidos de maneira local no dispositivo. A automação acontece diretamente no navegador, sem depender de capturas de tela, gravações de vídeo ou execução de software na nuvem ou em máquina virtual.
A Opera informou que o Browser Operator está disponível no momento como uma função prévia em seu navegador, que será lançada em breve. A empresa acrescentou que espera lançar o recurso dentro do seu programa de IA em um futuro próximo, ainda sem uma data específica.
Vale lembrar que esta não é a primeira iniciativa da companhia norueguesa na área de Inteligência Artificial. Ela tem levado mais IA para o sistema iOS e já recebeu atualização para usar recurso inteligente nativo sem login nos últimos meses.
Qual é a sua avaliação sobre o Browser Operator oficializado pela Opera? Comente conosco!
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários