
Feiras e eventos 09 Jun
10 de junho de 2025 0
Junto ao macOS 26 Tahoe, a Apple atualizou sua API para processamento gráfico em jogos e programas 3D com a chegada da Metal 4. A solução traz boas novidades para os games, com destaques indo para uma implementação de "geração de quadros" da Maçã, bem como aprimoramentos no processamento de Ray Tracing (RT) e mais recursos de Inteligência Artificial.
A principal tecnologia trazida pela Metal 4 é a chamada "MetalFX Frame Interpolation", a aposta da Apple para competir com soluções de geração de quadros da AMD e NVIDIA. Detalhes mais técnicos ainda ficaram de fora por enquanto, mas uma breve apresentação a desenvolvedores pode dar uma ideia do que podemos esperar.
Seu funcionamento parece estar mais próximo ao da interpolação de quadros do AMD FSR, ao utilizar vetores de movimento e mapas de profundidade, além de dois quadros renderizados nativamente. O algoritmo vai então produzir um quadro intermediário para dar a sensação de que a taxa de quadros está mais alta.
A gigante revela que há ferramentas para manter o ritmo correto dos quadros, mas o recurso não parece usar IA, nem ferramentas para evitar latência, o que pode torná-lo menos interessante para pessoas sensíveis. Outro aspecto crucial confirmado é que a Apple recomenda taxa de quadros nativa de pelo menos 30 FPS, um diferencial em relação à recomendação de 60 FPS dos concorrentes.
Também há melhorias para facilitar a implementação de Ray Tracing, com a Apple dando sinais de que Path Tracing — técnica mais avançada que simula toda a luz e sombra do game com RT para um resultado superior — deve ser uma realidade em mais jogos no Mac, junto a uma nova tecnologia de denoise (redução de ruído), o "MetalFX Denoising".
O denoising é uma etapa importante no Ray Tracing, em virtude da forma como a técnica trabalha, gerando pontos intercalados na imagem. Essa redução de ruído vai combinar quadros diferentes para garantir uma imagem final mais estável, sem os "pontos que se mexem".
A gigante expandiu ainda a forma como IA é implementada, incluindo uma integração com o MetalFX Denoising para garantir melhores resultados, e apresentou o Game Porting Toolkit 3, ferramenta desenvolvida para trazer jogos do Windows ao macOS, que chega à sua terceira versão com mais métricas e personalização para facilitar o trabalho dos desenvolvedores ao conferir os ajustes necessários para proporcionar mais desempenho nos Macs.
Os lançamentos já estão disponíveis para desenvolvedores com a disponibilização da beta do macOS 26, mas ainda não sabemos quais jogos tirarão proveito das melhorias. Dito isso, a Apple menciona Cyberpunk 2077, confirmado para chegar aos computadores da marca neste ano, múltiplas vezes, dando a entender que o título deve ser um dos primeiros com as novidades.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários