
Economia e mercado 10 Jun
A esse ponto, já está mais do que claro que a Xiaomi tem a Apple como fonte de inspiração – não à toa, pode pular vários números da versão do seu sistema. Agora, com o lançamento do HyperOS 3, tudo indica que a marca pretende dar mais um passo em direção à experiência visual dos dispositivos da Maçã.
Visuais vazados da nova versão da interface da empresa revelam ícones muito parecidos – se não iguais – aos vistos no iOS 18, que roda atualmente nos iPhones. Como você confere na comparação abaixo, os ícones dos aplicativos de Mensagens e de Telefone parecem verdadeiras cópias, enquanto ícones como o de Câmera seguem uma proposta parecida.
De forma geral, os novos ícones parecem estar seguindo uma nova abordagem de design que é muito próxima a da Apple. Eles trazem tonalidades mais saturadas e brilhantes, aumentando a profundidade das cores a fim de, aparentemente, melhorar a visibilidade do usuário.
Mas as semelhanças não param por aí. A Xiaomi também removeu a barra de buscas da tela principal da interface, optando por uma solução muito parecida com a adotada pela fabricante dos iPhones – inclusive, trazendo bordas brilhantes que se assemelham muito ao Liquid Glass visto recentemente no iOS 26.
De qualquer forma, a opção de tomar esse rumo mais minimalista, mesmo que apelidado por alguns como “cópia”, com certeza abre mais espaço de tela para os aplicativos e widgets escolhidos pelo usuário; o que no final das contas pode ser visto como boa decisão.
Outra mudança é o ícone de bateria, que agora espelha o formato visto no sistema da Maçã. Inclusive, ele traz a porcentagem de carga restante de uma forma muito parecida a vista nos smartphones e tablets da Apple.
Mas é preciso destacar: todas essas mudanças ainda têm caráter preliminar, uma vez que alguns meses ainda nos separam do anúncio oficial do HyperOS 3 – ou talvez, HyperOS 26.
A expectativa é que a nova versão da interface chegue em meados do próximo mês de outubro e seja compatível tanto com o Android 15 quanto com o Android 16. De acordo com listas anteriores, a novidade pode chegar inicialmente para 96 modelos da Xiaomi, contabilizando tanto os de assinatura própria, quanto de suas subsidiárias Redmi e POCO.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários