LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Rússia quer desenvolver seu próprio sistema operacional para smartphones

19 de maio de 2015 21

Não é de hoje que a Rússia é um país fechado comercial e culturalmente, visto que possui raízes no socialismo. Proibir memes, bloquear executivos importantes pela orientação sexual, extinguir a pornografia e demais ações duvidosas recheiam o histórico maluco do país localizado na Europa e Ásia. Portanto, saber os planos da potência comandada por Putin de desenvolver seu próprio sistema operacional móvel para smartphones e tablets reforça a prática de 'caminhar na solidão' adotada pelo governo local, evitando se aproximar dos ambientes virtuais da Apple ou da Google, por exemplo.

Sistema operacional baseado no Android, Sailfish OS, criado pela Jolla. O ambiente virtual deve servir como base no desenvolvimento de um sistema operacional móvel próprio da Rússia

Recentemente, o ministro da comunicação russa, Nikolai Nikiforo, anunciou os planos do país de substituir o Android e iOS na região ao criar um novo software direcionado aos produtos mobile, usando a Jolla como parceira e o Sailfish OS como base no desenvolvimento da novidade. A meta, nas palavras do figurão do governo russo, é reduzir em 50% a dependência de tecnologia estrangeira na próxima década, fechando as portas principalmente para as companhias ocidentais, incluindo a gigante de Cupertino, Microsoft, Google e demais nomes importantes do mercado.

Jolla é uma jovem fabricante de celulares que investiu em seu próprio ambiente virtual baseado no MeeGo, Sailfish OS, usando um simulador integrador para manter a participação da criadora do robozinho e continuidade aos aplicativos disponíveis na Play Store. Como começou recentemente, a empresa se apoiou integralmente nas ferramentas de financiamento público, especificadamente o Kickstater, para promover e comercializar seus produtos, que inclui um tablet e um smartphone, ambos rodando a interface responsável pela modificação do software da Google.

Sailfish OS também está disponível para tablets, portanto o software russo deve atender tanto os celulares quanto os dispositivos com tela avantajada

Após a enorme polêmica envolvendo os Estados Unidos da América e a NSA (National Security Agency), em cargo de espionar os meios de comunicação de basicamente todas as regiões do planeta, Rússia começou a tomar ainda mais precauções contra o governo de Obama, pedindo até mesmo o código fonte do iOS, sistema operacional móvel da Apple, para ter certeza de que os trechos não continham abertura aos vazamentos de informação. Infelizmente, não há informações adicionais ou a previsão de estreia do software mobile desenvolvido no país de Putin.


21

Comentários

Rússia quer desenvolver seu próprio sistema operacional para smartphones
Android

Melhores smartphones: TOP 5 do TudoCelular para você | Junho 2019

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Android

TOP 10 smartphones de elite com melhor desempenho | Guia do TudoCelular

Android

TOP 10 smartphones de elite com melhor autonomia | Guia do TudoCelular