LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Ensine truques a uma inteligência artificial usando apenas um navegador web e uma câmera

04 de outubro de 2017 2

Muito se fala na inteligência artificial e no método utilizado para aprimorar suas habilidades, o chamado aprendizado de máquina por redes neurais. Mas como isso é na prática? O Google decidiu tornar este conceito um pouco mais amigável e trouxe uma pequena - e interessante - amostra para os usuários leigos no assunto. Tudo o que você precisa é de uma câmera e do seu navegador conectado à internet.

Com o experimento Teachable Machine, você poderá bancar o programador e ensinar algumas coisas básicas para o computador, como por exemplo diferenciar partes do corpo humano em uma foto. Basta acessar o site, autorizar o acesso à câmera no navegador, e clicar e segurar um botão verde.

Em seguida, você deve deixar o software capturar pelo menos 30 imagens. Ao levantar sua mão e deixar ele capturar mais 30 imagens, você o ensinou a detectar uma mão com sucesso.

Ele traz exemplos de como funciona também a lógica de resposta a estes reconhecimentos. Por exemplo, após este procedimento com a mão direita, você poderá levantá-la, e ele vai exibir o GIF de um cachorro. Se abaixá-la, ele vai mostrar um gato. Se você repetir o processo com a mão esquerda, o cachorro será substituído por um coelho.

No vídeo abaixo, você vê exemplos de coisas mais legais que você pode fazer com o Teachable Machine.

Claro, o experimento é bem limitado. Ele pode diferenciar rostos de mãos, mas se você estiver preocupado com a sua privacidade, saiba que ele não pode aprender a reconhecer rostos individuais.

O Teachable Machine usa uma biblioteca de código aberto chamada deeplearn.js, que leva modelos de aprendizado de máquina para rodarem localmente no navegador, e se você quiser experimentá-lo, acesse o link da fonte logo abaixo.

Ele funciona melhor no Chrome, e pode apresentar lentidão no Firefox. Não funciona com o Edge e nos smartphones pode consumir bastante bateria.

Quer brincar com outras inteligências artificiais no navegador? Que tal esta que transforma sua selfie em um modelo 3D?


2

Comentários

Ensine truques a uma inteligência artificial usando apenas um navegador web e uma câmera
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista