LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Brigar com alguém pela internet? Cientistas mostram que isso pode não dar muito certo

30 de novembro de 2017 0

Atualmente, cada vez mais as pessoas estão dependentes dos seus dispositivos móveis para a realização de quase todas as tarefas do cotidiano, de forma que não conseguem mais viver sem os smartphones. Esse vício recebeu o nome de ‘nomofobia’ (‘no mobile fobia’) e tem despertado cada vez mais o interesse da ciência. Tanto é que um instituto brasileiro chegou a criar um detox contra essa condição. Mas, desta vez, os pesquisadores analisaram as brigas virtuais.

Um estudo publicado na revista Psychological Science revelou que a maneira mais adequada de discutir ideias e de expor argumentos com alguém é pessoalmente, e não pela internet.

De acordo com a pesquisa, a discussão ‘cara a cara’ leva vantagem, uma vez que é possível se expressar completamente com a fala e, desta forma, evita-se qualquer tipo de confusão ou erro de interpretação. Assim, a pessoa acredita que a outra não possui capacidade de argumentação.

Os cientistas entendem que a dissertação por escrito desumaniza o argumento, fato que facilita as discordâncias e ofensas pessoais. Quem lê tem mais facilidade de iniciar uma briga somente por não estar ouvindo as entonações vocais no momento da emoção, como se ninguém fosse humano de verdade.

Quando o assunto é polêmico, por exemplo, os pesquisadores descobriram que o discurso não-escrito possui a capacidade de atrair mais a atenção e ganhar o respeito dos ouvintes com pensamentos similares, além daqueles que acreditam no contrário, o que não permitiria ocorrer uma briga mais séria.

E aí, você concorda com o resultado do estudo sobre as tretas online? Deixe seu comentário abaixo.


0

Comentários

Brigar com alguém pela internet? Cientistas mostram que isso pode não dar muito certo
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista