LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Na base da gambiarra! Engenheiros conseguem transmitir internet usando um barbante úmido

16 de dezembro de 2017 16

Hoje nós mostramos que a operadora estadunidense AT&T conseguiu com sucesso fazer a primeira transmissão de internet banda larga usando cabos de energia elétrica. Isso mostra que no futuro nós poderemos ter internet fornecida em conjunto com a nossa energia elétrica.

Agora, uma pequena provedora de internet do Reino Unido chamada Andrews and Arnolds realizou um teste inusitado. Eles conseguiram fazer uma conexão de banda larga funcionar utilizando apenas dois metros de barbante molhado.

O teste começou com uma brincadeira realizada pelos engenheiros da empresa que conseguiram com sucesso transmitir internet em conexão tipo ADSL. Esse tipo de conexão geralmente utiliza fios de cobre ou alumínio para transmitir dados com velocidade de até 24 megabits por segundo (Mbps).

No experimento, os engenheiros conseguiram que um cabo de dois metros de barbante molhado com água salgada transmitisse internet com velocidade de até 3,5 Mbps sendo que a taxa de upload ficou em apenas 67 kbps.

Segundo os engenheiros, o teste só foi possível graças a água salgada, uma vez que o barbante é um péssimo condutor elétrico. Entretanto, o professor de física Jim Al-Khalili discorda e disse em entrevista à BCC

Aqui, o barbante está agindo como guia de onda para transmitir uma onda eletromagnética. E como o sinal de banda larga nesse caso tem frequência muito alta, não importa tanto assim qual é o material usado

Vale lembrar que esse teste não se trata de um experimento que visa mudar a forma como é feita a transmissão de internet atualmente e é apenas uma brincadeira dos engenheiros da empresa.


16

Comentários

Na base da gambiarra! Engenheiros conseguem transmitir internet usando um barbante úmido
  • i eu que conssigo pelo ar kk

      • Nem li kkkk

          • E nas brincadeiras e teste sem sucesso qe se descobrem os maiores feitos da ciência.
            Porque estudar sobre o assunto... Não e claro a internet ficaria mais barata e acessível para todos

              • Ele ligou o barbante e conectou na wireless.

                  • Tenho dúvidas sobre a afirmação do engenheiro, 1° porque, até onde eu sei a conexão ADSL é feita atravéz de corrente elétrica por pares e não com ondas eletromagnéticas (iradiadas). 2° Segundo a explicação dele (de que há "transmissao eletro-magnetica "pelo barbante) uma frente de onda irradiada (supondo que haja uma antena para propagação no início do barbante) não iria utilizar o fio de linho como guia, muito ao contrário, por ele estar salgado a condutividade aumenta e a onda iria ser repelida ao "tocar" no barbante. 3° Um verdadeiro Guia de Onda é semelhante a um tubo quadrado com tamanho proporcional a o comprimento de onda do sinal que vai passar por ele. Aí sim o sinal passará por dentro do "tubo" refletindo, pois é de metal, e chegando ao outro lado, então aí está o guia de onda eletromagnética.
                    4° Como a frequência alta não representa importancia para o meio condutor? se até em um fio de cobre dependendo do seu estado material se torna inviável passar ADSL por ele. Ou ainda a facilidade que sinais nessa frequência podem sofrer mais atenuacões por causa de impedância. Ou ainda como um simples cobre danificado (com esmalte do fio arranhado) pode dificultar o ADSL, que lembrando, é uma tecnologia que possui um sinal "sensível" e pode sofrer atenuação fácil facil.
                    Enfim, na minha leiguice creio que a umidificação e depois a colocação do sal permitiu a transmissão do ADSL pois como condutor, o par(necessários para condução de sinal ADSL; fio TX e fio TX) de barbante conseguiu atuar como um condutor - não apropriado, péssimo na verdade pois a 2m do Transmissor só conseguiu uma taxa de transmissão de 3,5 Mbps - por possuir uma grande condutividade elétrica devido a água com o sal(que aumenta a conducao, na verdade a água por si só não conduz eelteicidade, mas por possuir minerais (salinidade) passa a conduzir bem.).
                    Uma ressalva: Uma corrente elétrica na verdade também gera um campo magnético e elétrico, caracterizando assim uma onda eletromagnetica, porém o meio é diferente ela percorre o condutor como efeito normal da eletricidade. Não consigo entender o "guia de onda" e a "frequência alta" sendo desconsiderada.
                    Acho que eu deixei passar algo ou sou ignorante quanto a isso. ou o carinha se equivocou em algumas coisas.

                      • Não existe esse negócio de "Um verdadeiro Guia de Onda". Também corrija esse negócio de misturar campo eletromagnético com ondas eletromagnéticas. As duas existem ao mesmo tempo, mas são coisas "separadas".

                          • Qualquer passagem de corrente elétrica por um meio aceitável gera um campo eletromagnético e também ondas eletromagnéticas de frequências muito baixas. Basta voltar à leitura do descobrimento das ondas eletromagnéticas por Heinrich Hertz. Dois sinais ou frequências diferentes num mesmo meio podem funcionar muito bem a não ser que as suas frequências estejam muito próximas, por isso a isolação dos condutores elétricos, para que o sinal seja o mais fiel possível. No caso do fio, ele realmente serviu de guia por ser a "infra-estrutura" da mistura sal e água. Só não concordo quando ele diz que o barbante é um bom condutor porque não é mesmo. A eletricidade no início de seu descobrimento, Stephen Gray já usava tecidos e barbantes para isolar a corrente elétrica gerada por uma máquina de Hauksbee, mesmo sem saber que era a corrente elétrica.

                              • Sei? Onde você achou isso no google?

                                  • Dica para o jovem aí: pesquisa pela notícia em outras fontes (em inglês, de preferência). Aprenda a ir sozinho atrás de todos esses detalhes que te intrigaram. E larga mão dessa vaidade de postar um monte de termos técnicos mal utilizados e sem sentido numa sessão de comentários cheia de leigos de uma notícia mal traduzida e postada só pra atrair cliques.

                                    • A criatividade não tem limites kkkkkkk

                                        • A Oi usa esse tipo de conexão... Pra manter a qualidade. %uD83D%uDE02%uD83D%uDE02%uD83D%uDE02

                                          Android

                                          Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                                          Android

                                          Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                                          Windows

                                          Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

                                          Economia e mercado

                                          Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista