LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

CES 2018: Intel anuncia novo chip quântico que supera sem esforço um supercomputador atual

11 de janeiro de 2018 4

Intel foi um dos nomes mais relevantes na CES deste ano, ganhando destaque especialmente por conta de sua visão para o futuro e as controvérsias sobre as falhas gravíssimas encontradas em seus processadores com a chegada de 2018.

Como não poderia deixar de ser, a companhia iniciou sua apresentação em Las Vegas abordando os resultados da pesquisa de segurança sobre as vulnerabilidades Meltdown e Spectre, com promessa de uma correção definitiva ainda neste mês.

Em seguida, foi a vez da apresentação dos novos processadores Core da 8ª geração com GPU AMD, direcionados para laptops ultrafinos e computadores compactos – como no exemplo do novo NUC, que também foi apresentado ao mundo no palco da primeira grande feira de tecnologia do ano.

Ainda atraindo todos os olhares por lá, a companhia também utilizou sua passagem pela CES para anunciar um novo chip quântico que visa ajudar a indústria na resolução dos complexos cálculos e que supera sem esforço os supercomputadores atuais.

Pode até ser difícil de acreditar, mas ele existe, e a Intel apresentou o seu impressionante poder.


Após revelar o chip de 17 bits quânticos (ou qubits) há pouco mais de dois meses, a Intel fez um grande avanço nesta tecnologia e lançou o novo chip se computação quântica de 49 qubits, que atende pelo nome de Tangle Lake.


Este novo processador é capaz de fazer coisas que um supercomputador que temos hoje não pode, e de acordo com a nota da própria Intel esta solução ajudará os pesquisadores nas melhorias das técnicas de correção de erros e problemas computacionais.

Primeiro chip (à esquerda) com 7 qubits, evoluindo para 17 qubits até chegar ao novo processador de 50 bits quânticos.

A Intel anunciou as aplicações desta nova solução em prol da computação quântica, como o desenvolvimento de medicamentos, modelagem financeira e previsão climática.

É válido ressaltar, no entanto, que Intel não é a primeira companhia a chegar neste patamar. A IBM anunciou no final do último ano um protótipo de chip com 50 qubits. Na verdade, muitas empresas estão conseguindo resultados bem promissores nesta área.


Outro destaque na apresentação foi a pesquisa da Intel na área de computação neuromórfica, que visa imitar a operação do cérebro humano e também desbloquear ganhos exponenciais em desempenho e eficiência de energia no futuro da inteligência artificial. Intel lançou um novo chip de pesquisa neuromórfica com o código "Loihi", que inclui circuitos digitais que imitam a operação básica do cérebro.

De qualquer forma, tenha sempre em mente que este ainda é só o começo de uma longa estrada, mas a evolução da computação quântica já está correndo sem pisar no freio: agora é só uma questão de tempo para esta tecnologia atingir novos horizontes.


4

Comentários

CES 2018: Intel anuncia novo chip quântico que supera sem esforço um supercomputador atual
Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Android

TOP 10 smartphones de elite com melhor desempenho | Guia do TudoCelular

Android

TOP 10 smartphones de elite com melhor autonomia | Guia do TudoCelular

Android

TOP 10 smartphones intermediários com melhor desempenho | Guia do TudoCelular