LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Comissão reguladora proíbe gestores e administradores de fundos investirem em criptomoedas

12 de janeiro de 2018 2

Se você espera um dia usar seus Bitcoins para qualquer transação financeira, essa realidade pode ser bem difícil de acontecer. Ainda há poucos estabelecimentos e instituições que aceitam moedas digitais como um ativo financeiro. Exemplo disso é a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), que proíbe gestores e administradores de fundos de investirem em criptomoedas.

Essa regra foi publicada em um ofício nesta sexta-feira, e oficializa o não-reconhecimento das moedas por parte da CVM como dinheiro "real". Para a entidade, elas não podem ser qualificadas como ativos financeiros, por isso não será permitido compra-las diretamente pelos fundos de investimento regulados.

A CVM é uma entidade vinculada ao Ministério da Fazenda, com objetivo de "desenvolver, regular e fiscalizar o Mercado de Valores Mobiliários, como instrumento de captação de recursos para as empresas".

Daniel Maeda, superintendente da SIN, disse, em nota:

No Brasil e em outras jurisdições tem se debatido a natureza jurídica e econômica dessas modalidades de investimento e não se chegou a nenhuma conclusão, em especial no mercado e regulação domésticos.

Além disso, a Comissão alerta sobre os riscos de segurança que os usuários correm nas transações digitais. Exemplo disso são casos como a falha crítica nas carteiras Electrum, que permitiu roubo de Bitcoins, e da corretora que decretou falência após hackers roubarem Bitcoins.

Em dezembro de 2017, um parecer do deputado federal Expedito Netto (PSD-RO) foi publicado com a intenção de criminalizar as negociações com criptomoedas. Ou seja, transações com bitcoins poderiam até se tornar crime no Brasil, caso esse projeto de regulamentação seja aprovado.


2

Comentários

Comissão reguladora proíbe gestores e administradores de fundos investirem em criptomoedas
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista