LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Flat Earth Society: conversa com organização que acredita na Terra plana | TudoCelular Entrevista

16 de janeiro de 2018 79

John Davis é um cara legal. Ele ganha dinheiro como cientista da computação e engenheiro de softwares, se amarra em matemática e adora estudar epistemologia. Além disso, já concedeu entrevista para os principais veículos de mídia do mundo, incluindo BBC e Fox News, falando sobre os mais diversos temas científicos. É tipo de pessoa com a qual você gostaria de bater um papo em um bar durante uma noite de sexta-feira. Só tem um detalhe... Ele acredita veemente que a Terra é plana.

Pois é. John é ninguém menos do que o diretor da divisão americana da Flat Earth Society, ou Sociedade da Terra Plana — uma organização mundial que não engole a ideia de que vivemos em uma esfera. Com milhares de membros ao redor do globo (cof, cof), a comunidade foi criada em 1956 pelo inglês Samuel Shenton e hoje é dirigida a nível global por Daniel Shenton (que, embora tenha o mesmo sobrenome, não possui grau de parentesco algum com o fundador da ONG)

Samuel Shenton, fundador da Flat Earth Society original

Embora o terraplanismo seja uma corrente científica de décadas atrás, ela voltou a se popularizar em 2017 após alguns de seus defensores aparecerem na mídia estrangeira. O rapper B.o.B., por exemplo, abriu uma campanha de financiamento coletivo para lançar um satélite próprio e provar que nosso planeta é um disco; por outro lado, o famoso empresário Elon Musk bombou nas redes sociais ao criticar publicamente a teoria.

Mas, afinal: quem são os terraplanistas? O que eles querem? No que eles acreditam? Foi para esclarecer esses pontos que o TudoCelular resolveu produzir esta reportagem especial. Para isso, batemos um papo com John Davis, que reservou um tempinho para responder algumas de nossas perguntas.

John Davis, secretário global e diretor norte-americano da Flat Earth Society
Mas, afinal, o que é o terraplanismo?

O terraplanismo é a teoria científica de que a Terra é plana — ou seja, um disco, uma chapa, um objeto achatado. Nessa concepção, o polo norte se localiza centro do planeta e a Antártida seria, na verdade, um grande paredão de gelo contornando os limites do astro. Não existe gravidade: os objetos simplesmente caem ou flutuam por conta de suas propriedades físicas. O Sol e a Lua estão sempre a 5 mil quilômetros de altitude da Terra e ficam se movendo em círculos, iluminando uma região por vez.

Os terraplanistas refutam a ideia de que a Terra é um globo, enxergam a Nasa como uma "agência de efeitos especiais" e desacredita que alguém realmente tenha ido até o espaço para enxergar nosso planeta de longe. Alguns deles acreditam que a Terra esférica foi criada para desvalorizar pensamentos religiosos e esconder os fracassos governamentais em tentar explorar o espaço sideral — sim, há um tiquinho de teoria da conspiração envolvida nisso tudo.

Entendendo a Flat Earth Society

Conversando com a equipe do TudoCelular por email, John Davis, que está há anos na diretoria da Flat Earth Society, nos explicou vários pontos a respeito da organização e da teoria terraplanista em si. Confira a entrevista completa.

TudoCelular: primeiramente, eu gostaria de entender a estrutura da Sociedade da Terra Plana. Vocês são a mesma entidade fundada em 1956 por Samuel Shenton? Ou uma organização separada? Estou perguntando porque existe outra Sociedade da Terra Plana (www.tfes.org/) e fiquei na dúvida se existe uma relação entre as duas ou se são diferentes.

John Davis: nós nos enxergamos como uma continuação da sociedade de 1956. Quando Daniel Shenton recriou a organização, nós decidimos assumir o seu papel. A tfes.org rompeu laços conosco por causa de disputas sobre como o fórum deveria ser administrado. Nós mantemos uma distância amigável, porém competitiva, uma da outra. Também existe a Sociedade Canadense, nossa organização-irmã. Renascida sob a identidade de Iris Taylor, ela propõe seguir a doutrina tradicional no lugar da de Leo Ferrari, enquanto nós estamos mais próximos dos pensamentos de Shenton e Johnson.

No passado, essas duas visões do terraplanismo eram radicalmente diferentes; hoje em dia, porém, nós tentamos ser um lar único para todos os terraplanistas e pensadores livres.

A sociedade é a sucessora da entidade fundada em 1956

TC: como a Sociedade da Terra Plana foi estruturada?

John: nosso número de apoiadores chama muita atenção, com celebridades como B.o.B. e Thomas Dolby se juntando à causa; o que me deixou perplexo, porém, foi a primeira vez em que abri a caixa de entrada no email de novos membros. Haviam tantas pessoas ao longo do plano, e eu recebi tantas mensagens, que precisei parar por um minuto e dizer: uau!

TC: eu não consegui encontrar nenhum brasileiro na lista de membros registrados no site da Sociedade da Terra Plana. Não existe nenhum brasileiro associado a vocês?

John: eu duvido [que não exista]. A Terra é claramente plana, não importa em qual lugar dela você esteja.

O rapper B.o.B., um dos terraplanistas contemporâneos mais famosos

TC: que tipos de ações a Sociedade da Terra Plana organiza para disseminar o terraplanismo? Palestras, seminários, livros, programas educacionais...?

John: de vez em quando nós damos palestras, e elas geralmente são formatadas como um pequeno bate-papo informativo ou uma mesa aberta para discussões. Nós também oferecemos um fórum para aqueles que desejam debater ou aprender mais sobre um assunto específico em nosso site. Lá, você também encontrauma biblioteca virtual que inclui registros do Samuel Shenton, tal como outras obras literárias terraplanistas do mundo inteiro. Nosso objetivo é ser um abrigo para qualquer visionário ou pensador livre.

TC: ok, agora vamos falar sobre a teoria em si. Muitos terraplanistas têm um forte viés religioso e acreditam que, além da Terra ser plana, não há nem sequer um "espaço sideral". Tudo o que existiria seria o céu acima do Firmamento e o inferno abaixo de nós. Aliás, minha impressão é de que cada um interpreta o terraplanismo do jeito que achar melhor. Qual teoria você considera a "oficial"?

John: Honestamente, eu já conheci tantos terraplanistas ateístas quanto religiosos. Não existe uma teoria oficial. Essa é a beleza de uma ciência em andamento: a troca de paradigmas. Nós estamos reorganizando o jeito como enxergamos o universo na sociedade, e isso é algo que leva tempo. Muitas redes ainda serão lançadas, e, como já dizia um homem sábio, se você não lançar nenhuma rede, jamais conseguirá pegar um peixe.

Nem os terraplanistas concordam entre si

TC: os terraplanistas afirmam que o Tratado da Antártida foi firmado para dificultar a exploração do continente, que seria a borda da Terra. Mas o tratado foi assinado em 1959 e a Sociedade da Terra Plana nasceu em 1956. Não existiram explorações antes da criação do tratado, visto que o terraplanismo já era forte antes disso?

John: na verdade, a Sociedade da Terra Plana não nasceu em 1956. Ela simplesmente ganhou esse novo nome a partir da Sociedade Zetética Universal, que descende dos ensinamentos de Samuel Rowbotham (1816-1884).

John corrige o nascimento do terraplanismo moderno, mas não responde a falta de explorações na Antártida antes da criação do tratado.

TC: como o terraplanismo responde ao argumento científico de Eratóstenes de que a variação de tamanho e ângulo das sombras de acordo com a posição do Sol é uma prova de que a Terra é um globo?

John: os taoistas fizeram o mesmo experimento, assim como Samuel Rowbotham. Nós publicamos alguns materiais sobre isso no passado, mas tal assunto infelizmente nunca se transformou em uma palestra.

John oferece um link para a imagem abaixo, que reprova o argumento de Eratóstenes por imaginar um Sol maior do que a Terra, além de nos enviar um ensaio científico de 40 páginas.

A explicação terraplanista para o fracaso de Eratóstenes

TC: se o Sol não circunda a Terra, porque, quando ele está se pondo, nós não o vemos ficando menor até que ele desapareça no horizonte? Pelo contrário, ele desaparece de baixo para cima, algo que podemos observar em uma praia, por exemplo.

John: na verdade, várias pessoas argumentam que ele parece maior enquanto se põe. Um astrônomo já alertou que até os mais experientes não conseguem evitar essa percepção, mesmo convencidos do contrário. O que realmente acontece é que você tende a enxergar aquilo que acredita. Eu nem vou começar a falar sobre quantas pessoas já me perguntaram porque vemos a curvatura em uma praia... É óbvio que não poderíamos ver, mesmo se a Terra fosse um globo!

TC: recentemente, o terraplanista Mark Hughes tentou voar em um foguete caseiro para tirar fotos aéreas da Terra, mas não conseguiu por não possui uma licença federal para tal voo. Vocês estavam envolvidos nisso? Há uma previsão de quando ele tentará um novo voo?

John: não, nós não estávamos envolvidos. Mas nós desejamos sorte a ele e precisamos de mais gente assim.

Mark Hughes e seu foguete caseiro

TC: o empresário Elon Musk é uma celebridade que vira e mexe critica o terraplanismo. No ano passado, ele se perguntou porque não existe uma "Sociedade do Marte Plano" e vocês responderam que, diferente da Terra, Marte já havia sido observado como um globo. Mas muitos terraplanistas nem acreditam em outros planetas. Porque Marte seria diferente da Terra? E se o único material que temos de Marte foi produzido pela Nasa (que, para o terraplanismo, é uma entidade manipuladora), porque deveríamos acreditar naquilo que ela mostra?

John: aquela resposta não foi nossa. Foi da tfes.org que citei anteriormente, e eles possuem um modo único de ver as coisas. Nós teríamos respondido que perguntar "porque a Terra é o único planeta plano" é uma falácia. Karl Popper explica isso mais ou menos assim: se você passar sua vida inteira vendo apenas gansos cinzas, você assumiria que só existem gansos cinzas no mundo. Mas no dia seguinte você pode acordar e ver um ganso branco. A Terra, nessa analogia, seria o ganso branco.

A Terra é especial, e ela é única do tipo que encontramos, não importa o quanto nos esforçamos. Outro homem sábio disse uma vez que uma nova ideia não vira um fato sendo popular entre a geração atual ou até mesmo entre a anterior. Se a próxima geração conhecer essa ideia, ela pode crescer. Mas, para que ela cresça de verdade, é necessário que outra ideia esteja errada. Porque a ideia de uma Terra esférica é tão sagrada para as pessoas?

Elon Musk é um dos maiores críticos do terraplanismo

E você, o que acha disso tudo? Será que John e todos os outros terraplanistas são loucos de pedra ou visionários livres de uma manipulação global? Deixe sua opinião no campo de comentários!


79

Comentários

Flat Earth Society: conversa com organização que acredita na Terra plana | TudoCelular Entrevista
  • A terra não é plana e nunca vai ser,pois existem elevações no solo,como montanhas, vulcões

    • Gente se toca, se a terra é um globo porque a gravidade mantém um navio de cruzeiro preso, porém não consegue impedir que um simples pássaro levante voo. Todos sabem que as aves tem um órgão que armazena o ar dentro do corpo delas, isso é que faz com que a densidade delas seja relativamente menor. Se você realmente acredita que Galileu fez o experimento na torre e que o resultado foi o que ele disse, é necessária uma reprodução do experimento de forma visual e gravada, ao invés de simplesmente confiar no que ele disse. Alguns podem dizer que não estou falando nada com nada, porém só lhes digo uma coisa: A GRAVIDADE NÃO EXISTE. O que ocorre é a densidade do ar, não sabem que o balões de gás hélio sobem porque o hélio é menos denso que o ar? Por que a gravidade não puxa um balão como este?

        • Só vou acreditar que ela existe se alguém
          mostrar na minha frente o experimento em que soltamos dois objetos de massa
          diferente e eles caem juntos. Isso foi reproduzido no vácuo, sim, porém no
          vácuo não temos ar, e em consequência, o objeto mais denso no vácuo é o próprio
          objeto.

          • %u201CO Sol e a Lua podem frequentemente ser vistos no alto dos céus ao mesmo tempo - o Sol nascendo no leste e a Lua se pondo no oeste - a luz do Sol colocando positivamente a luz da Lua por puro contraste!

            Se a teoria estivesse correta, e a lua tivesse sua luz advinda do Sol, ela deveria estar recebendo mais dela da luz do Sol quando cara a cara com o Sol - se fosse possível que uma esfera agisse como um refletor em todo o seu rosto!Então como a luz da Lua empalidece diante do Sol?

              • Pois é... eu tb pensava assim! A primeira vez que ouvi falar que tinha uma tal teoria terraplanista eu ri horrores, caçoei, esbravejei, achei a maior burrice,maluquice e merda que alguem pudesse inventar. Foi ai que um dia eu tava a fim de dar risada e resolvi parar pra ouvir a explicação deles. Uma ilustração simples e meu mundo "global" caiu. Tudo se encaixa perfeitamente. Infelizmente, não viveremos para ver o sistema afirmando que a Terra é Plana, porque eles jamais admitirão a falha. Acreditar no que vemos na TV é burrice! Sabemos que tudo é manipulado! Acreditar que o que aprendemos e fomos forçados a decorar nas escolas é a única verdade tb é burrice. E sim! Estamos em 2018! Por isso mesmo que devemos pensar fora da caixa! Será que não já está na hora de pensar fora da caixa??? Acorda mundo!

                  • Uma coisa era você está acostumado a ouvir que a terta é uma esfera, mas nunca deu atenção a explicação científica, pois se o fizesse, mesmo ouvido as baBoseiras terraplanistas não daria ouvidos. Vá estudar!

                    • Segundo eles existe um organização que impede as pessoas de chegar a borda do pratão.Imagina a logística pra manter um mega power exercito de pessoas em toda a extensão do pratão sem que nunca um destes soldados tenha aparecido pra contar nada.Devem ser trilhões de soldados muito bem treinados...kkkkkkkkkkkkkkkk

                      • Quando você não tem nada pra fazer na vida e não estudou na escola:

                        Deveria ser o titulo dessa materia

                          • O estudo escolar serve a composição do mercado de trabalho, não ao amplo conhecimento. Capacitado, qualificado e inteligente, é aquele não tem racionalidade para desenvolver nada alem daquilo que lhe foi e lhe é ensinado. Gênio, é aquele que vê alem, por isso é chamado de louco. Ate que um dia, ele consiga simplificar o que vê, algo fascinante que ira revolucionar o mundo dos estudiosos e super inteligentes. Más os gênios também podem errar, o que conduziria o mundo para um caminho de grande ignorância, ate que surja outro gênio capaz de contesta-lo.

                              • O mercado de trabalho gênio, precisa de pilotos de aviões que saibam que a terra é uma esfera, de pessoal que saiba lançar um satélite para você poder publicar suas abobrinhas na Internet.

                              • Câmera grava sol e lua juntos no espaço.
                                https://www.youtube.com/watch?v=6ypygQLwWwM&t=146s

                                  • TERRA PLANA PROVA 100% Filmagens de Balões de Alta Altitude
                                    https://www.youtube.com/watch?v=WmmHaGcZ2Tc&t=205s

                                      • Engraçado é ver marmanjo formado em universidade, pior, em área de ciências, e acreditar que a Terra é plana. Isso mostra que ter ""estudo"", fazer universidade, não impede a pessoa de continuar sendo burra.

                                          • https://www.youtube.com/watch?v=6ypygQLwWwM&t=146s

                                            se você passar sua vida inteira vendo apenas gansos cinzas, você assumiria que só existem gansos cinzas no mundo. Mas no dia seguinte você pode acordar e ver um ganso branco. A Terra, nessa analogia, seria o ganso branco.

                                              • Isso não passa de uma falácia. A terra é redonda (tá longe de ser um círculo perfeito) mas isso também não dá margem pra dizer que a terra é uma pizza! Por favor, vai realmente dizer que você acredita nisso?

                                                  • Cara, como então explicar as controvérsias que a ciência diz, a NASA afirma que a terra e uma esfera achatada nós polos, já Neil De Grasse Tyson, um globalista considerado porta voz da ciência afirma que a terra e uma esfera em forma de pera, mais achatada no polo Norte e estreita no polo sul.

                                                • Eu acho que quem acredita em terra plana, oca, convexa, concava tem um parafuso solto... Só isso mesmo... Mas é engraçado, estamos na época em que negar fatos virou moda. Bom, cade a galera negando a gravidade e se jogando de um prédio pra provar?

                                                  • Essas respostas dele foram terriveis

                                                    • Andy86 está o tempo todo criticando os comentários, mas, até o prezado momento não citou argumentos para defender o seu pensamento e sua opinião.

                                                        • A reportagem peca, é muito, ao chamar a teoria terraplanista de uma teoria científica. De ciência, não há nada ali.

                                                            • Ainda hoje eu pesso perdão a Deus por eu não ter entendido o que ele me falava sobre a criação da terra.

                                                                • Antes deu está convicto sobre a terra plana, eu tinha as mesmas ideias de todos que não acreditam que realmente ela é plana; mais um dia eu me perguntei como é que eles criaram essa ideia que a terra é um globo,se nunca tinham ido até lá, será que Pitágoras só fazendo cauculos achou que a terra era esférica e publicou aí todo mundo acreditou. Emails fácil aceitar o que os homens diz do que o que Deus diz.

                                                                  • Desde a nossa infância que fomos doutrinados a achar que a terra é um globo que gira em torno de si mesmo e gira também em torno do Sol; que a lua é iluminada não possui luz própria,que mentira, Deus disse aja luzeiros no céu o maior para governar o dia e o menor para governar anoitecer, Deus não disse aja um luzeiro só. Amados leia a Bíblia nela está a verdade, isso não é religiosidade não, Deus não é religião não, não deixe ser confundido.

                                                                    • Se Deus disse aja uma expansão entre as águas, e aí disse aja um firmamento para separar água das águas, e depois disse aja uma porção seca e criou a terra seca e limitou os mares; o que vocês acham de tudo isso. Eu acho que a terra é plana, na verdade eu estou convicto que a terra é plana e que a nasa é mentirosa quer a cada dia afastar mais o homem de Deus. Pense nisso pelo um pouco de tempo. Obrigado e que Deus os abençoem.

                                                                        • É que deus tbm não existe. Próximo argumento.

                                                                            • Entendo vc perfeitamente! É complicado mesmo acreditar que existe um Deus que tenha feito um luminar mega power ultra poderoso, que atrai uma infinidade de planetas, ou melhor, talvez exista até outros Sóis em outras galáxias com outros milhares de planetas juntos rotacionando no nada, vindos do nada e indo para o nada. E o q nós seres humanos somos no meio disso tudo???? NADA!!!!
                                                                              Agora se pensarmos na Terra como sendo o centro dessa "brincadeira" toda e que só existe nós e um ser superior que está nos protegendo literalmente com um domo e que toda a constituição da criação se explica em Genesis e em diversas partes da Bíblia, aí sim faz sentido! Muda a perspectiva existencial do ser humano! Pensar que fomos criados com um propósito e não para sermos um cisco no meio do nada, nos faz parar de buscar a realização em coisas materiais que são fúteis e não nos preenchem e são na verdade o fundo de toda maldade que o ser humano pratica. Pense nisso!

                                                                                • Entendo vc perfeitamente! É complicado mesmo acreditar que existe um Deus que tenha feito um luminar mega power ultra poderoso, que atrai uma infinidade de planetas, ou melhor, talvez exista até outros Sóis em outras galáxias com outros milhares de planetas juntos rotacionando no nada, vindos do nada e indo para o nada. E o q nós seres humanos somos no meio disso tudo???? NADA!!!!
                                                                                  Agora se pensarmos na Terra como sendo o centro dessa "brincadeira" toda e que só existe nós e um ser superior que está nos protegendo literalmente com um domo e que toda a constituição da criação se explica em Genesis e em diversas partes da Bíblia, aí sim faz sentido! Muda a perspectiva existencial do ser humano! Pensar que fomos criados com um propósito e não para sermos um cisco no meio do nada, nos faz parar de buscar a realização em coisas materiais que são fúteis e não nos preenchem e são na verdade o fundo de toda maldade que o ser humano pratica. Pense nisso!

                                                                                  • Deus abençoe sua ignorância, que é demasiadamente absurda

                                                                                    • Interessante é que o Sol é tipo um abajur tá ligado?... Tipo spot que só joga luz direcionada...

                                                                                        • Quanto mais eles tentam "explicar" mais passam vergonha... E nós nos divertimos com a ignorância alheia.. Kkkkkk

                                                                                          • Eu gosto de terraplanistas porque eles fazem eu me sentir menos ignorante.

                                                                                              • Enfim uma grande reportagem científica.

                                                                                                  • se a terra fosse plana dava pra chegar no final dela

                                                                                                    • A Terra é plana ...

                                                                                                        • Então, pela lógica, delespara ir ao espaço n%u0101o é necessário ir para cima, apenas voar em qualquer direção até sair do disco, então pq diabos esses animais ficam construindo foguetes e arrecadando dinheiro para isso se podem pegar um avião e sair voando do disco?

                                                                                                          • Ele fixa no fato que somente existe a NASA, e as outras agências espaciais? Todos se uniram em uma conspiração? O GPS que usamos diariamente nem precisaria de tantos satélites caso a terra fosse plana. Até o que não merece o menor crédito ou comprovação científica pode causar dúvidas. A única coisa boa é a discussão, mais uma ocasião para a ciência de verdade desmascarar falsas idéias que nos remete as trevas do conhecimento.

                                                                                                              • Pra eles só existe a NASA, infelizmente são bobinhos e não sabem que existem outras agências espaciais, algumas privadas e sem contar na existência de observadores em terra, os astronomos amadores.

                                                                                                                • A terra é plana que nem os meus dois ovos.

                                                                                                                    • É de fazer chorar

                                                                                                                        • Rapaiz, se não existe gravidade pq o sol e a lua estão em M.C.U. (movimento curvilíneo uniforme), teoricamente não existiria a lei de kepler que dita as orbitras planetarias?!

                                                                                                                            • Meu professor de geografia dizia que a Terra era geoide.....

                                                                                                                                • uma unica pergunta que eu gostaria de saber dos terraplanistas e se a terra e plana como temos estacoes do ano diferentes em diferentes partes do mundo(ex: verão brasil, inverno japão)

                                                                                                                                  • Boa entrevista. Curioso saber o ponto de vista de um cara que consegue convencer tanta gente. É tipo um Bolsonaro da ciência.
                                                                                                                                    Mais legal ainda seria entrevistar cientistas de verdade, porque não tem nada mais incrível do que a realidade.

                                                                                                                                    Infelizmente, terraplanistas fazem um grande desserviço para a ciência.
                                                                                                                                    A ciência se molda conforme as evidências para estabelecer um fato. Já esses caras estabelecem um fato e moldam "evidências".

                                                                                                                                      • Da pra ver que você não sabe nada de globo nem de terra plana. Quem disse isso foi o Einstein, pra acobertar as falhas da teoria da relatividade. Pesquise mais sobre o assunto pra não passar vergonha

                                                                                                                                      • Terra plana faz bem pro coração. Rir é o melhor remédio.

                                                                                                                                          • A examinação das sombras foi de doer o saco...

                                                                                                                                              • Antes eu achava ridículo a Terra Plana .. Mas depois que comecei a pesquisar isso faz muito sentido, além das grandes farsas da NASA.
                                                                                                                                                PS: Não sou terraplanista, só dizendo que quem deixa a ignorância de lado e pesquisa a teoria, começa a ficar assustado.

                                                                                                                                                • Então tá...

                                                                                                                                                    Android

                                                                                                                                                    Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                                                                                                                                                    Android

                                                                                                                                                    Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                                                                                                                                                    Windows

                                                                                                                                                    Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

                                                                                                                                                    Economia e mercado

                                                                                                                                                    Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista