LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Adeus, rádio AM! Decreto que prevê prazo para migração ao FM é assinado

26 de janeiro de 2018 35

Enquanto o sinal de rádio FM tem sido desligado pelo mundo desde janeiro do ano passado, no Brasil ele ainda é bastante popular. Já o que está perdendo espaço é o AM, cujas emissoras têm procurado dials na “frequência modulada” para alocar seus espaços e facilitar o acesso aos ouvintes.

A migração já está ocorrendo há algum tempo e agora ela deve evoluir em uma velocidade maior. Nesta quinta-feira, o presidente da República em exercício, Rodrigo Maia, assinou o decreto que abrirá o prazo de 180 dias para as rádios que ainda operam na faixa AM solicitarem a migração para a FM. A medida atendeu a um pleito da ABERT.

A expectativa é que o decreto presidencial já seja publicado no Diário Oficial da União nos próximos dias. Quando isso acontecer, começará o prazo legal. As rádios AM que atuam em cobertura local, regional ou nacional, com interesse na migração, deverão solicitar a mudança ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

Atualmente, das 1.781 estações em “amplitude modulada”, 1.332 já pediram a adaptação da outorga. Delas, 619 chegaram a assinar o aditivo contratual. O decreto fará com que até 449 emissoras AM consigam dar entrada na alteração. Da mesma forma que foi feito na primeira fase, a ABERT ficará à disposição para orientar as emissoras com interesse na migração a respeito de todas as etapas do processo.


35

Comentários

Adeus, rádio AM! Decreto que prevê prazo para migração ao FM é assinado
  • ii

      • Demora da porra pra desligar essa radio am chatas

          • tinha que acabar tudo, radio nem presta mais como antes, só tem rádio de crentes. E aprenda a escrever sua ortografia é péssima

              • Essas radio am tem q acaba mesmo tem q ficar fm por a radio am nem frequência do celula so pela internet as e muitos radios nao pega a am entao fica bom de mais todas am ficando fm todos vao ouvirem as fm

                  • Pois então, só quem trabalha no meio para saber das dificuldades e onde aperta o calo. Trabalho a 18 anos em Rádio AM, e sou também radioamador. Fatores relevantes: Valor de comercial subestimado para AM, desde a iniciativa privada quanto governo pagam menos por um comercial em emissora AM. Alto custo de manutenção. Manter uma emissora AM no ar custa mais que uma FM, exige terreno maior, transmissores mais potentes que por sua vez consomem mais energia elétrica. Receptores de baixa qualidade ou novos equipamentos que nem sequer incluem um receptor AM. Aumento do ruído no espectro de frequência devido a urbanização, ampliação de redes elétricas, subestações, linhas de transmissão etc. Falta de regulação, inspeção e fiscalização de equipamentos elétricos e eletrônicos fabricados aqui e importados. Liga-se um reator de lâmpada fluorescente, uma ducha com aqueles "dimmers" por exemplo, e a Rádio AM desaparece ou fica muito ruidosa no receptor. Toda essa sujeira eletromagnética "mata" o sinal de AM. Enfim, foi tentado também digitalizar o AM. Foi testado sistema europeu DRM, o IBOC Americano e os testes foram ruins, em alguns casos o sinal não "andou" a 3 Km da torre. A migração é opcional, emissoras que optarem por continuar em AM assim poderão ficar, inclusive, com liberação de canais, poderão solicitar aumento de potência/cobertura. Mas como disse, só se bancado por alguma instituição ou empresa que patrocine a operação, porque é inviável economicamente.

                    • Os entusiastas de rádio AM como eu, deveriam se unir e protestar contra essa burrice do governo e da ganância das rádios, que ignora os usuários das áreas rurais e demais localidades distantes dos grandes centros. Apesar das interferências que prejudicam a recepção do AM, o sinal é muito mais forte e constante. E quem gosta de rádio, não vai ter mais aquele entusiasmo de buscar a melhor sintonia e "caçar" emissoras mais distantes à noite. Quem lembra da verdadeira Rádio Globo dos anos 80, e da Rádio Relógio AM, sabe do que estou falando. O Brasil esta ficando muito chato, estão acabando com hábitos tradicionais. Acabaram com o formato tradicional da Globo AM que virou uma rádio praticamente musical; com isso migrei para a Rádio Tupi.
                      Nada contra a modernidade, mas deveria ter pelo menos uma consulta popular à respeito do desligamento do sinal da AM, assim como fizeram com o sinal analógico.

                        • a vantagem do Am e que vai mais longe do que o FM suas ondas atravessao barreiras sobe e desce e atravessao águas, diferente do FM que e em linha reta e as barreiras o barrão ,saudades da rádio Globo rádio manchete moro em Minas gerais pego as maioria das rádios AM do rio no meu mororadio sendo que elas no FM não chegamos aqui , so espero que a rádio Tupi não desligue o AM, pois e a melhor rádio do rio hoje em dia

                            • Boa cara!

                                • Doma maria se as radio am fica fm o sinal vai ficar melhor vcs vao ter mais ouvintes. Olha eu comprei um radio novo e nem pegava radio am so pegava fm kk

                                  • Infelizmente a internet acabou com as ondas curtas e médias, agora a Rádio Globo uma potência n o rádio AM na anunciou que vai encerrar suas transmissões em (ondas médias) AM , já encerraram em ondas curtas há anos, triste fim por causa de um governo corrupto e ineficaz.

                                      • Falácia dos "papas do rádio" no Brasil. TV digital é o áudio e vídeo convertidos em bits e transmitidos pelo "ar". Agora essa turma vem falar que rádio digital é rádio pela internet? Tem que ser muito picareta para enganar os radio-difusores com essa estória. Radio digital, é o áudio convertido em bits, e transmitido pelo ar. Estão dando um tiro no pé. Enquanto outros países estão digitalizando o rádio "pelo ar" aqui nós temos que engolir essa palhaçada de de que rádio digital é rádio pela internet. Porque não fizeram "TV digital" também pela internet ?O Brasil precisa acordar e adotar o rádio digital, o DRM, que é o único sistema que se adapta ao nosso pais. DAB não dá pois trabalha na faixa dos canais 7 ao 13 da TV. O HD-rádio, até que tentou mas não funciona em Ondas Curtas nem em baixa potencia. (sem comentar o caminho tortuoso que seria sua adoção). Extinguir o AM é privar uma parcela da população de informação, pois o FM dificilmente "vira a esquina". Saia de perto dos grandes centros e veja o que acontece com o FM.

                                          • É umaPra voce ver o quanto eles são picaretas, um dia desses eu vi uma rádio AM da Aparecida lançando uma propaganda dizendo que radio MA era que nem TV preta-e-branca que passou por cores e agora é digital, sendo que a rádio FM existe desde os anos 30! Estão desinformando o povo agora dizendo que radio FM é modernidade e tecnologia! kkkkk
                                            Daqui alguns anos eles deixarão de produzir celular com FM, agora quero ver a falácia deles

                                            • A migração do AM pro FM foi um ato de burrice por parte do governo Dilma.
                                              As AM's deveriam migrar sua transmissão para o DRM que teria a mesma qualidade do som de FM utilizando o dial AM e as FM's poderiam migrar pro FM HD que aumenta o número de canais numa mesma sintonia, ex (91.3 FM 1,2,3,4). Mas infelizmente no Brasil não temos políticas públicas que se preocupam com a qualidade e sim com a quantidade aliada ao interesse de grupos que não estão preocupados com o Brasil.

                                              • Aqui em paulinia-sp pego a LBV aM do Rio de Janeiro,depois da transferencia para o Fm ,acabou.

                                                  • Nunca que uma emissora de FM irá conseguir chegar em outros estados e até outros países como AM e sem contar o FM nas grandes cidades que ja anda congestionado de emissoras irá piorar ainda mais. Uma grande perda e retrocesso para quem gosta de ouvir emissoras de outros estados. Essa decreto poderia ser opcional.

                                                    • Melhor se tivesse radio via satélite igual nos states aí iria pegar em todos os locais e não esse lixo de FM

                                                      • E as ondas curtas em AM? Vão deixar de existir?

                                                          • Isso é um absurdo o AM sempre chegou a distâncias onde o FM não chega e no spectro de freq do FM não comporta todas estações de AM assim acabando com várias estações de informação política, ospb etc

                                                              • Não vi sentido nisso, FM assim como AM estão com seus dias contados e não é uma migração para uma coisa super nova, mas mesmo assim o Brasil ainda tem muito morador da zona rural que ouve AM, colocar FM vai ser irrelevante e ainda sim pode não chegar em certos locais.

                                                                  • A situação do Rádio AM no Brasil jalá estava complicado, pois os rádio só vem com FM, e com esse decreto é o fim para o AM. É uma pena, eu amo o rádio, sou radialista a 10 anos e estou no 8° semestre de jornalismo por conta do rádio.

                                                                      • Mais uma aberração do governo brasileiro! O FM não tem longo alcance! A população vai perder muito com essa famigerada migração! Estão destruindo o rádio no Brasil!

                                                                          • Isso e uma idiotice das maiores, e ainda acham q isso e progresso.

                                                                              • Apesar da qualidade de áudio extremamante inferior em relação às fms, acho o rádio AM uma boa opção porque o alcance do sinal e incrível; quem ja morou no interior sabe do que estou falando: basta uma antena bem instalada juntamente com um bom sistema de aterramento que se tem recepçao nacional e, como no interior não existe rádio local em FM ( só uns lixos de rádios comunitarias ) a população vai ficar prejudicada.

                                                                                  • O rádio AM marcou a minha infância no interior, tínhamos que esperar a noite chegar pra ouvir rádios na minha região não tinha sequer uma FM. Pega vamos rádios do RJ e SP, globo tupi nacional do RJ.mais chegou a hora de mudar!

                                                                                      • Já era pra acabar faz tempo...das AM em funcionamento na minha cidade, só duas ou três tem bom som, o resto tem um som horrível, distorcido e chiado...

                                                                                          • O que tem haver ? Se o som da radio AM de sua cidade e ruim e porque os donos das emissoras não fazem manutenção nos transmissores e antenas ! A migração para o FM vai ser o fim do rádio no Brasil!

                                                                                            • Gosto da AM e infelizmente vai acabar, com seu som original e único, ouvir notícias e futebol, não tem igual.

                                                                                                • deveria é acabar com radio AM só tem igrejas podres fazendo programa nisso, espalhando suas idiotices por ai.

                                                                                                    • Acabou os tiozinhos de rádio ouvindo futebol. Triste

                                                                                                        Especiais

                                                                                                        Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

                                                                                                        Android

                                                                                                        TOP 10 smartphones de elite com melhor desempenho | Guia do TudoCelular

                                                                                                        Android

                                                                                                        TOP 10 smartphones de elite com melhor autonomia | Guia do TudoCelular

                                                                                                        Android

                                                                                                        TOP 10 smartphones intermediários com melhor desempenho | Guia do TudoCelular