Tech 31 Jan
Recentemente noticiamos sobre um computador gamer com gabinetes de madeira. Hoje, saiu a notícia de que pesquisadores da Universidade de Maryland, nos EUA, desenvolveram um processo para tornar uma madeira comum em uma "super madeira", sendo entre 10 a 20 vezes mais rígida.
Mais resistente e leve que o aço, o processo se deu através de uma fervura do material em uma solução com sulfato e hidróxido de sódio. Com isso, as ligações naturais das células da planta foram quebradas, e logo em seguida a madeira foi aquecida e comprimida para um "colapso total das paredes das células e uma completa densificação da madeira natural".
A "super madeira" também absorve menos água, sendo uma excelente opção para o ramo de construção. Além disso, ela consegue absorver o impacto das balas disparadas por armas de fogo.
No entanto, ainda há um desafio a ser vencido: conseguir realizar a produção em massa do material. No teste realizado, foram feitos pequenos pedaços de madeira, e o trabalho durou muitas horas. Ainda é necessário realizar investimentos em tecnologia para otimizar o tempo de produção e em grandes quantidades.
Comentários