01 Dezembro 2023
Os planos para a humanidade voltar a explorar o espaço, enviando astronautas para outros lugares pareciam ter recebido um balde de água fria na cabeça com o cancelamento do projeto para enviar o homem de volta à Lua, mas a NASA já está se preparando para ir um pouco mais além, planejando a sua primeira viagem tripulada para Marte, com a criação de um mini reator nuclear.
A NASA a National Nuclear Security Administration (NNSA), divisão do Departamento de Energia dos Estados Unidos, anunciaram a criação de um reator nuclear em miniatura que pode ser usado em missões de longa duração para a Lua e, principalmente, Marte.
Chamado de KiloPower, o pequeno sistema de fissão nuclear pode produzir até 10 kilowatts de energia por um período de, no mínimo, 10 anos. A ideia é que vários deles possam ser usados juntos, conseguindo ajudar na criação e manutenção de bases fora da Terra.
O designer-chefe do reator da NNSA, David Poston, disse que testes foram feitos para confirmar a segurança do KiloPower, jogando tudo o que foi possível no reator, testando sua durabilidade. De acordo com Poston, o sistema seguiu funcionando e totalmente seguro.
A NASA informou que o projeto ainda está nas mãos da equipe de desenvolvimento e, caso dê tudo certo, pode passar para o programa de demonstração de tecnologia para missões no ano fiscal de 2020.
Comentários