LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Projeto que tinha apoio de Stephen Hawking amplia esforços para buscar sinais de vida fora da Terra

10 de maio de 2018 2

Um projeto iniciado pelo bilionário russo Yuri Milner e que tinha apoio de Stephen Hawking segue em busca de sinais de vida fora da Terra. O Breakthrough Iniciatives, um dos programas da fundação Breakthrough Prize, está ampliando seus esforços para encontrar sinais de rádio que possam indicar a existência de vida alienígena.

A procura pela resposta à pergunta "estamos sozinhos no universo" não é uma coisa nova, apesar de ter se intensificado nos últimos tempos, impulsionada pelo avanço tecnológico. Recentemente, uma astrônoma da NASA fez uma previsão de que, até o ano 2100, devemos ter uma confirmação da existência de vida extraterrestre.

A questão ficou um pouco mais complexa no início desse ano, quando pesquisadores da Universidade de Oklahoma, nos EUA, encontraram evidências da existência de planetas fora da Via Láctea - o que aumenta bastante a área onde a busca por vida alienígena deve ser feita. E isso pouco depois que a Nasa encontrou cerca de 10 planetas semelhantes ao nosso na nossa galáxia.

Esforços da Breakthourgh

Voltando à fundação do bilionário russo, que também investe em gigantes da tecnologia como Facebook, Twitter, Spotify, Zinga, Groupon e Alibaba, no ano passado os astrônomos do projeto Breakthrough Listen encontraram um sinal de rádio desconhecido e que, acreditam, pode não ser natural. E isso indicaria a existência de vida inteligente.

Para aprofundar as pesquisas, o projeto agora conta com novos equipamentos e a ajuda do Observatório Parkes, na Austrália. Com isso, poderão analisar uma área que abriga um milhão de estrelas. O experimento poderá coletar cerca de 100 petabytes de dados, com uma capacidade de análise de 130 gigabits desses dados por segundo.

Segundo o cientista de projeto do Breakthrough Listen, Danny Price, os pesquisadores estão escaneando a Via Láctea como a raça humana nunca fez antes. O especialista se mostra otimista.

Com essas novas capacidades, estamos escaneando nossa galáxia de maneira sem precedentes, e esperamos descobrir evidências de que nosso planeta não é o único onde a vida inteligente floresceu.

O projeto bancado por Yuri Milner não é o único no mundo à procura de evidências de vida inteligente fora da Terra. Com o avanço da tecnologia, a raça humana aumenta a área de busca e fica cada vez mais próxima de encontrar qualquer sinal. Isso, claro, se é que não estamos sozinhos no universo.

E você, caro leitor, o que acha?


2

Comentários

Projeto que tinha apoio de Stephen Hawking amplia esforços para buscar sinais de vida fora da Terra
  • Creio que a improvável solidão encontre suporte no incontestável fator da criação, pois o que ou quem nos criou, de onde surgiram e surgem tantas especies de vida.....do nada? Tudo bem, tem uni célula, que se divide, e tudo se multiplica, evolui..mas quem criou a uni célula? Portanto sempre teremos esta questão do início, e se teve por aqui um inicio porque não em outro lugar propício, a questão é tempo e não possibilidades, isto sem contar com outro fator bem mais complexo, e que apenas cabe a cada um descobrir por si mesmo, que seria a espiritualidade. Ao que me parece tem um outro universo em questão que infelizmente é pouco estudado pelos materialistas, ou mesmo religiosos que acreditam que viemos do barro, uma coisa é corpo, outra é mente, e outra é a essência do que somos.

      • Estamos sozinhos, caso contrario já teriam encontrado alguma coisa faz tempo!

          Android

          Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

          Android

          Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

          Windows

          Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

          Economia e mercado

          Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista