LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Inteligência artificial pode reduzir filas nos aeroportos identificando passageiros pela forma de andar

30 de maio de 2018 0

Não importa o quão cedo você chegue ao aeroporto, quase sempre precisará passar por uma fila ou aguardar alguns minutos (ou horas) para poder entrar no avião.

Mas a checagem de passagens, documentos, passaporte, processo de imigração, e várias outras burocracias poderão ser agilizadas graças a nada menos do que a tecnologia de inteligência artificial.

Um publicação recente da IEE Transactions on Pattern Analysis and Machine Intelligence revelou que a I.A. pode reconhecer muito mais do que apenas rosto e voz e detectar doenças em um indivíduo – ela pode identificar também a forma como ele anda.

O líder da pesquisa, Omar Costilla Reyes, discorreu que cada humano tem aproximadamente 24 diferentes fatores e movimentos quando caminha, o que resulta em cada individuo tendo um padrão único e singular de caminhada.

A inteligência artificial atual já está tão desenvolvida, que é capaz até mesmo de identificar alguém que esteja "fingindo", por exemplo, ser manco.

Tudo isso pode ser feito de uma forma muito menos invasiva do que outros sistemas que trabalham com verificação biométrica.

A tecnologia, que é quase 100% precisa (com uma margem de erro de apenas 0,7%) seria muito útil em aeroportos para realizar o check-in de passageiros de forma instantânea, e acelerar as intermináveis filas.

Mas do mesmo jeito que ela poderia ser empregada a favor de nossa conveniência e comodidade, também daria uma ótima ferramenta para espionagem.

Para que tudo seja possível, primeiramente seriam necessárias câmeras de alta resolução bem como um assoalho de sensores capazes de detectar o movimento dos indivíduos com precisão, e até mesmo detectar várias pessoas simultaneamente em meio a uma multidão.

Todos os dados teriam que ser armazenados para propósito de comparação, e essas informações, se caídas em mãos erradas, apresentariam uma grave falha de privacidade – talvez seja por isso que essa tecnologia ainda não começou a ser empregada.

E você, caro leitor, acha que esse tipo de ferramenta deve ser implementada ou não? Compartilhe sua opinião com o TudoCelular através do espaço abaixo destinado a comentários.


0

Comentários

Inteligência artificial pode reduzir filas nos aeroportos identificando passageiros pela forma de andar
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista