LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Inferno no espaço: novo vulcão é descoberto em lua de Júpiter e NASA espera achar muitos outros

16 de julho de 2018 2

Além de ser um dos mais fascinantes planetas do sistema solar, Júpiter também reúne ao seu redor a quantidade nada modesta de 69 satélites naturais - isso se não houver outros escondidos na órbita do nosso vizinho colossal. Um deles se chama Io, e tem tamanho semelhante ao da nossa própria Lua, mas é muito mais peculiar.

Sua superfície é coberta por vulcões incrivelmente ativos. Na verdade, Io é o local com maior atividade vulcânica do Sistema Solar, e essas estruturas podem atingir temperaturas de 1.700 ºC - mais quentes que os da Terra. E agora, graças à sonda Juno, que registrou essas incríveis imagens de Júpiter e sua Mancha Vermelha, os astrônomos parecem ter encontrado mais um vulcão.

A imagem gerada a partir de dados coletados pelo Jovian Infrared Auroral Mapper (JIRAM), instrumento a bordo da sonda Juno. Fonte: NASA

Essa área está a cerca de 300 quilômetros da região vulcânica mapeada mais próxima, de acordo com o pesquisador Alessandro Mura, do Instituto Nacional de Astrofísica. Ainda é preciso ter certeza de que essa descoberta não se trata na verdade de uma área já descoberta antes que poderia ter sofrido modificações ou se deslocado, mas isso parece pouco provável.

Para essa descoberta, os pesquisadores reuniram dados obtidos pela Juno em dezembro de 2017. A sonda fará no futuro observações aproximando-se ainda mais desta lua, para que os pesquisadores possam descobrir outras características de Io.

Pelo menos 150 vulcões já foram observados neste satélite, como o Loki, o centro vulcânico mais poderoso do sistema solar, que sozinho emite mais calor que todos os vulcões da Terra juntos. Ou o Ra Patera, que tem correntes de lava de 200 km de comprimento e uma caldeira de 50 km de diâmetro.

Os cientistas estimam que cerca de outros 250 vulcões ainda aguardam para serem descobertos em Io.


2

Comentários

Inferno no espaço: novo vulcão é descoberto em lua de Júpiter e NASA espera achar muitos outros
Tech

Coronavírus: Brasil chega a 24.512 mortes em 391.222 casos confirmados | Relatório diário da Covid-19

Samsung

Dividindo com a TSMC! Samsung fabricará GPUs básicas de 7 nanômetros para a Nvidia

Android

Melhor celular ou smartphone: TOP 10 para você comprar | Maio 2020

Tech

De Peste Antonina à Covid-19: pandemias que abalaram o mundo | Detetive TudoCelular