LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

É hoje! Saiba como assistir a chuva de meteoros Perseidas no Brasil

12 de agosto de 2018 2

Fenômeno anual, a chuva de meteoros Perseidas ocorre em 2018 entre a noite deste domingo (12) e a manhã desta segunda-feira (13) e todo o Brasil poderá acompanhar o evento, desde que estejam com o céu sem nuvens, claro. A NASA afirma que esta é a melhor oportunidade para ver meteoros em 2018.

Estima-se que serão entre 40 e 80 meteoros por hora no céu noturno em seu ápice. Tal fenômeno ocorre após pequenas rochas vindas do espaço entrarem na atmosfera da Terra e iniciar combustão, formando rápidos feixes de luz que serão vistos desde as regiões Norte e Nordeste até o Sul do país, entretanto, alguns estados terão melhor aproveitamento que outros.

É o caso por exemplo do Norte e do Nordeste: os estados das regiões poderão ver a chuva de meteoros com maior facilidade por dois motivos: elas estão mais próximas à linha do Equador e são os primeiros locais no Brasil onde a constelação de Perseu surge no horizonte.

Para localizar a constelação é bem simples: ao olhar para o céu tente encontrar o ponto de referência mais próximo: as Três Marias. Depois disso, olhe lenta e atentamente para a esquerda até encontrar o norte e você poderá ver as constelações de Touro e, então, a de Perseu. É possível utilizar também aplicativos de localização e mapas celestes para facilitar a busca pela constelação.


Então é necessário esperar: na madrugada do dia 12 para o dia 13 a constelação de Perseu deverá surgir por volta das 2 horas da manhã em cidades como Macapá e Salvador. Quanto mais para o sul, mais tarde a constelação aparece no céu, por isso, cidades como Brasília deverão presenciar a chuva por volta das 3 da manhã, e em São Paulo poderá ser possível presenciar a chuva de meteoros a partir das 5h da manhã.

A região sul será mais prejudicada visto que Perseu só aparecerá no céu quando o dia estiver amanhecendo: a partir das 6h da manhã em Porto Alegre, por exemplo.


2

Comentários

É hoje! Saiba como assistir a chuva de meteoros Perseidas no Brasil
Android

TOP 10 smartphones de elite com melhor desempenho | Guia do TudoCelular

Android

TOP 10 smartphones de elite com melhor autonomia | Guia do TudoCelular

Android

TOP 10 smartphones intermediários com melhor desempenho | Guia do TudoCelular

Android

TOP 10 smartphones intermediários com melhor autonomia | Guia do TudoCelular