LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Caça ao meteoro: cientistas procuram rocha que causou grande estrondo na Austrália

30 de agosto de 2018 2

Na última terça-feira, um meteoro foi avistado cruzando o céu da Austrália, em uma região onde há grande população. Moradores de Perth e os observadores amadores que tinham uma câmera apontada casualmente no lugar certo, puderam visualizar a bola de fogo atravessar a noite.

Isso deu início a uma busca por qualquer pedaço que possa ter sobrado do pedregulho em nossa superfície. Pesquisadores da comunidade científica estão em uma corrida contra o tempo para encontrar os restos da rocha antes que os vestígios sejam enterrados, cobertos de poeira ou recolhidos por alguma pessoa que queira guardar como souvenir.

Um vídeo gravado e durante o evento e postado pelo Observatório de Perth mostra como o meteoro deixou um rastro incrivelmente brilhante:

Footage of tonight's meteor we received from people around Perth

Uma publicação compartilhada por Perth Observatory (@perthobservatory) em

Testemunhas disseram ter pensado que se tratava de um relâmpago antes de perceber que não era este o caso. De acordo com a ABC local, várias pessoas ligaram para os números do serviço de emergência com medo de terem acabado de testemunhar um acidente ou aterrissagem de OVNIs.

Rosena Cox, moradora de Caljie, 125 quilômetros a leste de Perth, estava no chuveiro quando ouviu um som que ela pensou ser um avião caindo.

Eu acabei de ouvir esse enorme estrondo, soou como uma explosão e eu apenas pensei 'que diabos foi isso' porque era muito intenso.

Cientistas da Universidade Curtin estão se esforçando para determinar onde o meteoro atingiu o solo - se é que ele não se desfragmentou por completo em sua trajetória rumo ao chão. Mas as chances de que ele tenha aterrissado são boas.

O professor Phil Bland, diretor da Desert Fireball Network, disse que as observações iniciais indicaram que havia uma boa chance de que o objeto atingiu a Terra.

As pessoas relataram estrondos, e você só consegue isso se ele passar pela baixa atmosfera, o que é um sinal muito bom.

Bland disse que a maioria dos meteoros teve um trajeto incrivelmente rápido e se incendiaram completamente na atmosfera terrestre. Apenas cerca de 2 a 3 por cento dos que eram visíveis chegavam ao solo. O professor explica que a velocidade média no topo da atmosfera é de 17 quilômetros por segundo, e se diminuiu para cerca de 4, provavelmente a rocha sobreviveu.

Para o Desert Fireball Network, que espera calcular rapidamente a localização do meteoro, essas rochas são um "grande recurso científico em termos de compreender como o sistema solar se formou e como evoluiu".

Se a queda de meteoros no nosso planeta é um assunto que tira o seu sono, saiba que a NASA está bem atenta para que isso não cause problemas. Em junho, a agência conseguiu flagrar o trajeto de um desses pedregulhos horas antes do impacto na atmosfera terrestre, mostrando que, caso necessário, seria possível executar o plano para salvar a Terra de um impacto desastroso.


2

Comentários

Caça ao meteoro: cientistas procuram rocha que causou grande estrondo na Austrália
Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Android

TOP 10 smartphones de elite com melhor desempenho | Guia do TudoCelular

Android

TOP 10 smartphones de elite com melhor autonomia | Guia do TudoCelular

Android

TOP 10 smartphones intermediários com melhor desempenho | Guia do TudoCelular