LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Hyperion: astrônomos descobrem a maior e mais antiga estrutura espacial do Universo

19 de outubro de 2018 0

Uma equipe internacional de astrônomos anunciou nesta semana a descoberta daquela que pode ser considerada a maior estrutura já encontrada no espaço. Trata-se de um superaglomerado ancestral de galáxias que recebeu o nome de Hyperion.

De acordo com os pesquisadores que fizeram o estudo, um fato curioso sobre a Hyperion é que ela está tão distante que a imagem obtida é um retrato de mais de 11 bilhões de anos atrás. Além disso, o superaglomerado aparenta ser diferente dos que estão mais próximos da Terra.

Isso porque em um mapeamento tridimensional os astrônomos encontraram sete regiões de alta densidade, conectadas por filamentos de galáxias. Assim, Hyperion é apenas uma jovem que ainda deve evoluir, algo que precisa de bilhões e bilhões de anos:

Segundo os pesquisadores, a descoberta de superaglomerados como a Hyperion ajuda no estudo de como foi o primeiro estágio de formação do nosso universo. Olga Cucciati, do Instituto Nacional de Astrofísica (INAF) da Itália, comentou:

Graças a isso, podemos inferir algum tipo de evolução do universo primitivo. Temos alguns modelos que mostram como a evolução do universo começou. É a primeira vez que foi identificada uma estrutura tão grande somente 2 bilhões de anos depois do Big Bang

Ela ainda ressalta que essas estruturas são descobertas quando o Universo teve mais tempo para evoluir. No entanto, a surpresa é ver algo tão grande e evoluído quando o Universo ainda era relativamente jovem. Vale lembrar que nós já mostramos também que outro grupo de astrônomos encontrou oxigênio em galáxias mais distantes, sendo que uma mega fusão também foi registrada.


Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista