LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Poder de fogo: PowerVR anuncia nova linha de GPUs integradas para os chipsets MediaTek

05 de dezembro de 2018 21

Em uma época onde o desempenho gráfico dos dispositivos móveis fica pouco ou nada devendo aos consoles e computadores, é importante não apenas observar o que a Nvidia e a AMD estão fazendo, mas também aquelas que fabricam chips para dispositivos móveis.

A PowerVR anunciou sua nova linha de GPUs da série 9, que incluem os produtos 9XEP, 9XMP, e 9XTP. A promessa é que o desempenho gráfico irá subir drasticamente nos produtos que receberão o chip, no geral celulares com os chipsets da MediaTek.

O principal diferencial da PowerVR para outras soluções do mercado é se usar de uma tecnologia de processamento gráfico chamada de Renderização Diferenciada Baseada em Ladrilhos, que é uma forma de manter o trabalho de imagem dentro do chip, diminuindo a necessidade de largura de banda alta para lidar com essa tarefa externamente.


A GPU de entrada, a 9EXP, será equipada em set-top boxes, Smart TVs, carros automotivos e smartphones de entrada. A empresa anuncia que a placa traz melhorias para gameplay, além de melhores resultads em benchmark, graças ao novo desenho do produto. Além disso, o maior poder de fogo diminui ainda mais a necessidade de largura de banda externa para lidar com a decodificação, e há aumento também do cache interno.

Já a 9XMP traz como principal novidade a maior densidade de processamento de gigaflops por milímetro quadrado, para computadores e smartphones intermediários. Ela também traz otimizações de cache e melhoria de aproveitamento do espaço interno do chip, que resulta em 45% mais performance.


Além disso, a 9XMP traz recursos avançados para quem gosta de jogar bastante, como processamento duas vezes mais rápido de filtros anisotrópicos, e quatro vezes para otimização de sombras, além da diminuição do tempo para atingir clocks maiores quando um jogo exigir muito.

A top de linha, porém, é a 9XTP, usada para smartphones top de linha. Além de todas as melhorias já citadas para as outras, ela ao invés de usar a arquitetura Rogue, usa a Furian, o que segundo a PowerVR traz uma melhoria drástica na equação energia/performance/espaço. Ou seja, promete ser um produto econômico em consumo, e mais veloz no dia a dia.

Os desenvolvedores terão acesso gratuito à plataforma de desenvolvimento atualizada, para que possam tornar seus aplicativos compatíveis o mais rápido possível. A PowerVR SDK pode ser baixada diretamente do portal da companhia.

Vale lembrar, o Snapdragon 855 foi oficializado, e seus testes devem demonstrar um poder de fogo extremamente alto para jogos também.


21

Comentários

Poder de fogo: PowerVR anuncia nova linha de GPUs integradas para os chipsets MediaTek
Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Android

TOP 10 smartphones de elite com melhor desempenho | Guia do TudoCelular

Android

TOP 10 smartphones de elite com melhor autonomia | Guia do TudoCelular

Android

TOP 10 smartphones intermediários com melhor desempenho | Guia do TudoCelular