LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Projeto Titan: Apple negocia sensores especiais para carros autônomos com alguns fornecedores

17 de abril de 2019 4

  • Atualização 17/04 - por PM

O desenvolvimento do Projeto Titan continua firme e forte, com o próximo passo incluindo a negociação de sensores LiDAR com fornecedores.

A Apple já testou e produziu uma série de sensores para os veículos, mas pelo que parece, não está totalmente satisfeita com os resultados já alcançados.

Fontes revelaram ao Reuters que a maçã está atualmente negociando com diversos fornecedores de sensores LiDAR, ao mesmo tempo em que prepara sua própria solução.

O intuito seria encontrar sensores menores e mais baratos para substituir os atuais, o que poderá facilitar, por exemplo, o processo de produção em massa. A fonte complementa dizendo que a Apple exige que os sensores tenham um design revolucionário.

Os sistemas utilizados atualmente, além de muito grandes, são extremamente caros, custando cerca de US$100 mil por carro – além de confiarem-se em componentes mecânicos, o que pode representar um problema quanto à confiabilidade ao longo do uso.

Versões não-mecânicas, menores e mais baratas auxiliariam a solucionar três problemas em um no processo de desenvolvimento do carro autônomo da maçã.

Para falar a verdade, até agora não sabemos ao certo qual é a verdadeira intenção da Apple com esse projeto; ela pode estar, por exemplo, preparando um sistema operacional especialmente desenvolvido para veículos autônomos, mas é claro, não podemos descartar a possibilidade de lançamento de um carro da maçã.

Existem inúmeras patentes registradas para a Apple envolvendo tecnologias interessantes que poderiam ser utilizadas em veículos automotores, o que só reforça as suspeitas da investida no ramo automobilístico por parte da empresa de Tim Cook.

Mas com a demissão recente de quase 400 funcionários do Projeto Titan, e a contratação de um ex-engenheiro da Tesla, sabemos que, de fato, a maçã está ativamente trabalhando em seu veículo, que pelo visto, será um carro elétrico.

  • Artigo original 12/02

Projeto Titan: sensores veiculares podem ser aposta da Apple para direção segura

Já existem diversos sensores à venda atualmente no mercado para melhorar ainda mais a experiência quando dirigindo automóveis – eles podem ajudar na hora de estacionar e fazer aquela baliza, por exemplo.

Entretanto, em situações de alta velocidade, onde muitas vezes, há risco de morte, eles não são tão úteis assim.

Mas a Apple parece estar trabalhando em algo que promete tornar a condução de veículos ainda mais segura, no caso, é claro, de veículos inteligentes como, por exemplo, o Projeto Titan da gigante de Cupertino – que recentemente, foi motivo da prisão de um dos engenheiros responsáveis, que tentou vender informações do "iCar" a concorrentes.

Patentes recém-avistadas detalham como sensores posicionados nas laterais dos veículos poderiam ajudar, comunicando-se com outros veículos próximos e dando estatísticas e até mesmo comandos para evasão, caso necessário.

Esse tipo de tecnologia pode entregar benefícios muito interessantes aos condutores, além de, é claro, ajudar a prevenir acidentes e até evitar algumas mortes.

No documento em questão existe algo chamado “Sistema sem fio veicular para melhorar a noção situacional” (Wireless vehicle system for enhancing situational awareness).

Resumidamente, ele detalha como um veículo pode interpretar mensagens sem fios enviadas por dispositivos eletrônicos que estejam próximo a ele, para determinar sua localização relativa a outro que esteja também em movimento – carro, caminhão, moto, etc.

Sensores para comunicação entre veículos poderiam ajudar a evitar acidentes

A força do sinal emitido por outros veículos pode servir como base para o calculo de determinadas ações ou o envio de mensagens, algo que poderia ser auxiliado por sistemas de navegação via satélite.

Além de ajudar na evasão e evitar acidentes, a tecnologia também poderia ser usada para calcular rotas onde haja menor trânsito, bem como quando um veículo de emergência está próximo, para ajudar a abrir caminho para ele.

É fato que a Apple registra inúmeras patentes todos os meses, e que muitas delas sequer chegarão ao mercado na forma de produtos ou serviços comerciais, mas nesse caso, podemos estar olhando para o futuro dos carros autônomos.

A pergunta que não quer calar agora é: será que o Projeto Titan vai revolucionar a forma como dirigimos assim como o iPhone teve um grande impacto na indústria de smartphones? É esperar pra ver.


4

Comentários

Projeto Titan: Apple negocia sensores especiais para carros autônomos com alguns fornecedores
Android

Melhores smartphones: TOP 10 do TudoCelular para você | Abril 2019

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Android

TOP 10 smartphones de elite com melhor desempenho | Guia do TudoCelular

Android

TOP 10 smartphones de elite com melhor autonomia | Guia do TudoCelular