LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Inteligência artificial ajuda estudante de 22 anos a descobrir dois planetas

09 de abril de 2019 3

A estudante Anne Dattilo, de apenas 22 anos, estudante da Universidade do Texas, liderou pesquisas que resultaram no descobrimento de dois novos exoplanetas. Anne contou com a ajuda da inteligência artificial para estudar dados do telescópio espacial Kepler, da NASA e recentemente aposentado, para a descoberta.

Os pesquisadores projetaram um algoritmo de computador capaz de detectar fracos indícios de planetas orbitando estrelas utilizando o telescópio Kepler. Os dados que Anne e sua equipe coletaram exigiram uma abordagem única na pesquisa.

A segunda rodada de observação de planetas do telescópio Kepler foi um pouco diferente da primeira, e a missão estendida conhecida como K2 forneceu dados que ficaram confusos por conta de questões técnicas.

Isso porque o telescópio teve problemas mecânicos que afetaram seu desempenho, e enquanto os dados da segunda rodada de observações eram coletados, os algoritmos tradicionais de detecção de planetas deixaram de funcionar por conta do movimento do sensor.

Foi necessário criar inteligência artificial especialmente projetada para levar em conta esse movimento e cancelá-lo, permitindo que o computador identificasse eventuais quedas no brilho associadas a um planeta passando em frente a uma estrela distante.


Foi isso que a equipe de Anne fez em seu estudo. Quando esse algoritmo foi aplicado a alguns dos dados do Kepler na segunda rodada de estudo, o computador conseguiu encontrar um par de planetas ainda não vistos. Eles estão a 1300 anos-luz da Terra e tem os nomes K2-293b e K2-294b. O Kepler já havia detectado outros 2500 planetas em suas diversas campanhas de observação, cinco deles em junho do ano passado.

[Os planetas] são ambos muito típicos dos planetas encontrados no K2. Eles são muito próximos de sua estrela anfitriã, têm períodos orbitais curtos e são quentes. Eles são ligeiramente maiores que a Terra”.
Anne Dattilo, estudante da Universidade do Texas


3

Comentários

Inteligência artificial ajuda estudante de 22 anos a descobrir dois planetas
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista