Tech 18 Abr
O incêndio ocorrido no mês passado na Catedral de Notre-Dame ainda mobiliza o mundo da tecnologia. Agora, uma empresa holandesa de impressão 3D, a Concr3de, quer atuar na reconstrução do local, por meio de cinzas e pedras quebradas para refazer estátuas destruídas na tragédia.
As obras em questão eram de gárgulas, as quais ficavam na parte externa do prédio. Elas ainda tinham o papel de escoar a água da chuva para o chão, a fim de evitar a corrosão. A proposta da companhia da Holanda foi publicada em sua conta oficial no Instagram. Veja a seguir:
Na prática, a Concr3de criaria os objetos queimados por meio de uma mistura fina do calcário e das pedras restantes do incêndio, para ser combinada com outros materiais necessários à experiência.
O design ficaria por conta dos modelos gerados por Andrew Tallon. O artesão e professor de artes da Bélgica chegou a criar uma espécie de modelo virtual do edifício com precisão milimétrica, no começo do século. Tudo com base em capturas da porção externa da catedral, por meio de uma Leica ScanStation C10.
Vale lembrar que outro auxílio por parte da tecnologia para a reconstrução do local pode ser o jogo Assassin’s Creed Unity – o qual mostra a Catedral de Notre-Dame com detalhes em sua história.
Quais são as suas expectativas para o futuro da catedral? O que você acha da ajuda do mundo tech na sua restauração? Diga para a gente!
Comentários