LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Cientista brasileiro faz paraplégicos voltarem a caminhar e alfineta ministro da educação

13 de maio de 2019 53

Vários estudos já realizaram avanços importante na ciência, como a utilização de célula humana para criação de biocomputador ou a detecção do Mal de Alzheimer antes dos sintomas. Agora, foi a vez de um cientista brasileiro fazer sucesso em todo o mundo, ao permitir que dois paraplégicos voltassem a andar.

O neurocientista Miguel Nicolelis revelou, na última sexta-feira (10), a sua pesquisa no periódico Scientific Reports. A façanha foi feita por meio de um dispositivo de estimulação muscular e uma interface cérebro-máquina, a fim de criar uma forma não-invasiva para o procedimento. Veja no vídeo a seguir:

Um paciente tem 40 anos e sofreu a lesão há quatro anos, enquanto o outro tem 32 anos e está paraplégico há 10. De acordo com os resultados, ambos conseguiram andar com segurança apoiados em 70% do peso do próprio corpo e foram capazes de dar 4.580 passos, no total.

O processo consiste em imaginar o movimento da perna, para estimular a contração de oito músculos no membro. Foram necessárias várias sessões para as caminhadas, com um intervalo considerável entre cada uma.

O trabalho faz parte do Walk Again Project (“Projeto Andar de Novo”, em tradução livre). Ele consiste em um consórcio internacional sem fins lucrativos, com a finalidade de recuperar pessoas que sofreram lesões medulares.

Provocação ao ministro

Ao compartilhar o vídeo no seu Twitter, em uma postagem que já não está mais no ar, Nicolelis alfinetou o ministro da Educação, Abraham Weintraub, ao relembrar a classificação de “balbúrdia”, quando comunicou o primeiro corte de investimentos nas universidades.

“Aqui novamente as imagens de um feito histórico da balbúrdia da ciência brasileira!”


Miguel Nicolelis

O que você achou do feito realizado pelo neurocientista brasileiro? Participe conosco!


53

Comentários

Cientista brasileiro faz paraplégicos voltarem a caminhar e alfineta ministro da educação
  • Já que o "TUDOCELULAR" resolveu falar de pesquisa científica, pareceu-me interessante a noticia abaixo:


    https://g1.globo.com/sp/sao-carlos-regiao/noticia/2019/03/06/pesquisadores-da-usp-criam-equipamento-que-melhora-ate-50-das-dores-da-fibromialgia.ghtml

    Mas, como visto, não houve nenhuma declaração política ou ideológica, por parte dos pesquisadores. Mas isto não tem importância, ou tem?

    • Enquanto este cientista até justifica o dinheiro que a sociedade, pública ou privada, investe nele, outros, não são tão exemplares assim, como nos casos abaixo:

      https://www.adusp.org.br/index.php/cinteresses/3300-juiz-da-15a-vara-da-fazenda-publica-condena-a-perda-do-cargo-o-professor-titular-lancha-jr-da-eefe-por-improbidade-e-enriquecimento-ilicito-no-caso-do-aparelho-bod-pod


      https://politica.estadao.com.br/blogs/fausto-macedo/justica-condena-ex-professor-da-usp-a-6-anos-e-oito-meses-de-prisao-por-desvio-de-r-930-mil/

      Portanto, cabe sim, à sociedade cobrar e exigir os resultados pelo dinheiro aplicado nas pesquisas.

        • É lamentável que não vemos pesquisas tão significativas dos "pesquisadores" e "cientistas" das áreas de humanas.
          E já que "falta dinheiro" para pesquisa no Brasil, então, seria melhor investir no que dá resultados concretos para a sociedade brasileira, e não, no que fomenta a "balbúrdia" ideológica.

            • Voce não vê,claro que não,cego não vê.

                • Você é formado? É de "área" de humanas?
                  Eu sou.
                  Portanto, posso criticar o "baixo nível" e relevância das pesquisas desta área.E posso argumentar que a sociedade não "vê" o que não possui relevância ou importância para ela.
                  E infelizmente, o que vemos, são dissertações de mestrado e teses de doutorado na área de humanas que são simples discursos ideológicos, e não, um trabalho científico.
                  Sendo que, muitas das pesquisas de humanas são "tão relevantes", importantes, científicas , "profundas", e "embasadas em argumentos", quanto o seu comentário.
                  Ou seja, hoje, muitos trabalhos "acadêmicos" acabam sendo meras opiniões pessoas, assim como o seu comentário, ou o meu comentário.
                  Aliás, na área da epistemologia, ainda se questiona se muitas das "áreas" de humanas são uma ciência ou não.
                  Mas, eu acho difícil que você já tenha "visto", ou lido, algum texto sobre estes assuntos.
                  Agradeço pelo seu comentário.
                  Desejo-lhe uma ótima tarde.

                • Sem reforma da previdência e tributária, o país ficará quebrado pra investir em algo novo, as contas publicas não fecham, não to defendendo nenhum político, mas e fato, agora tirar a regalias deles e os tais auxílios não tiram nunca, no caso a câmara e o senado, enquanto isso o povo zzzz.

                    • Não é porque você votou em determinado político que precisa defender todas as atitudes dele. Pelo contrário, aí que você deve cobrar o certo. Essa justificativa de contingência de gastos é balela, se estivéssemos em um país com administradores sérios até daria pra entender, mas isso não vai ser convertido em nada pra população não, é só mais uma oportunidade que vamos perder, é só um direito a menos pro povo. Acordem!

                      • Sabemos que a situação do país é ruim, contigenciamentos devem ser feitos, porém cortar justamente o orçamento da educação uma área estrategica para qualquer país, foi errado sim.
                        Agora ficar dizendo que as universidades, tem maconheiro e putaria, coisas erradas têm em todo lugar. A maioria das pessoas estão lá para estudar e ter uma profissão, agora baseado nisso, culpar toda universida por causa de uns e outros é estipidez.

                          • Liga não, muita gente fala mal de universidade pública é pq nunca conseguiu entra em uma.
                            Ai povo fica de recalque...

                              • "Em 2013, esse percentual era de 82%. Nesse período, as despesas com o quadro de funcionários foram as únicas que cresceram acima da inflação, chegando a R$ 2,7 bilhões ano passado.

                                "https://oglobo.globo.com/rio/sem-folego-para-investir-ufrj-gasta-87-do-orcamento-com-pessoal-23040586

                                  • Mesmo argumento de quem ta de saco cheio de sustentar estado inchado e servidores publicos ganhando mais de 15mil? quem trabalha para sustentar essa elite ta com inveja?

                                    "Atualmente, os 2,2 milhões de funcionários públicos (inclusive os inativos) custam R$ 257,8 bilhões aos cofres públicos. Isso significa que 1% da população brasileira abocanha 20,7% do orçamento da União, que deixa de fazer investimentos em outras áreas porque não consegue diminuir esse custo fixo. "

                                    https://www.gazetadopovo.com.br/politica/republica/1-da-populacao-recebe-20-do-orcamento-da-uniao-quem-sao-os-servidores-dlvu7045d53hlg7ha6l3knt7x/

                                    • Eles gostam de generalizar, foi assim nas ELEIÇÕES com aquelas fotos de alguns desequilibrados enfiando cruzes no $#@... foi assim no CARNAVAL com o vídeo golden shower... foi assim com as UNIVERSIDADES e aquelas fotos de protestos com pessoas nuas....E o pior é que a maioria dos brasileiros acreditam que todos são realmente assim... É uma alienação aviltante.

                                      • Quero ver os bozominions com paraplégicos em casa pirarem com o voto desperdiçado.

                                          • Claro, pq os maconheiros de sociologia, filosofia, cinema ou qualquer merda dessa fosse desenvolver isso ....... Se a educação está tão boa quanto esse cientistas tá falando pq ele não mostra os prêmios nobel do Brasil ? Não espera.....

                                              • Voce acabou de ganhar o ignobil de burrice.

                                                  • Agora vai lavar a boca, porque está escorrendo merda pelos beiços e muita por sinal...

                                                      • E não é cortando a pouca verba que tem pra educação que vamos ganhar um Nível, meu querido. Abraços

                                                          • Se não cortar verbas governo vai responder por crime fiscal, -ah, mas pq então não corta dos politicos e judiciario?pq quem vota corte de suas mamatas são os proprios deputados do congresso, vai la convencer eles a cortar as proprias mamatas ou aprovar lei proibindo farra com dinheiro publico

                                                              • Corta dos banqueiros,especuladores,cobra dos sonegadores.

                                                                  • Ah, sim. Então se enquanto eles não convencerem de que estão errados o povo sofre as consequências da crise? Nenhum argumento é justificativa para corte em educação, cara. Educação é investimento, pra um país crescer ele precisa de mão de obra especializada, precisa de ciência e tecnologia. E as universidades possibilitam cada vez mais a democratização do ensino superior.

                                                                    Isso só falando em ensino superior! A primeira justificativa foi a de que o dinheiro seria investido na educação básica, mas logo após anunciaram cortes nessa área também. Sinceramente eu não sei como uma pessoa pode defender isso, defender isso é não pensar no futuro das próximas gerações.

                                                                    • Nobel*

                                                                      • Falando com propriedade, na minha faculdade são desenvolvidos projetos de utilização de energia solar em casas da comunidade, educação ambiental nas escolas, projetos de leituras em escolas públicas, ensino de como utilizar os frutos da terra pra agregar na renda familiar e mais uma série de trabalhos sérios. As pessoas precisam saber mais antes de sair falando algo tão descabido.

                                                                          • Toda generalização é idiotice. Existem profissionais ruins em todas as esferas. Agora querer justificar esses cortes na educação por causa disso já é desonestidade. Que tal ao invés de usar o Facebook e o WhatsApp como fonte você não dá umas pesquisadas no Scielo e lê algumas pesquisas que estão sendo desenvolvidas, aposto que vai te agregar algo.

                                                                            • Passou papel higiênico na boca após soltar tudo isso de merda?

                                                                              • Se a reforma não passar pode ter certeza que esse contigenciamento não é nada perto do que pode vir, não tem milagre o país ta quebrado, qual é mais importante, dinheiro para pesquisa ou dinheiro para garantir a sobrevivencia de quem não tem outra fonte de renda, a situação não é boa pra ninguém.

                                                                                • Esse ministro da Educação não sabe nem a diferença entre Kafka e kafta, e agora dá desculpas de ter sido um aluno relapso na graduação por causa de um acidente, cuja prova é um pino no ombro (!!!).

                                                                                  É um boçal, que em vez de lutar por verbas para a pasta, odeia a educação e a cultura, e resolveu cortar 30% de TODAS as federais, em um segundo momento, pra disfarçar a "punição" que aplicou inicialmente a três unidades que fizeram criticas ao governo.

                                                                                  Não vale o gato enterra.

                                                                                    • vcs acham que nã otem nada de errado nas universidades publicas não?pobres bancando universidades publicas que custam mais de 3 bilhões por ano cada onde 80% do dinheiro é gasto com super salarios?
                                                                                      são 2.7 bilhões só com salarios, se dividir esse valor por 56000 alunos daria mais de 4500 reais por mes a cada aluno, é melhor privatizar e dar dinheiro a alunos"Em 2013, esse percentual era de 82%. Nesse período, as despesas com o quadro de funcionários foram as únicas que cresceram acima da inflação, chegando a R$ 2,7 bilhões ano passado. "https://oglobo.globo.com/rio/sem-folego-para-investir-ufrj-gasta-87-do-orcamento-com-pessoal-23040586

                                                                                        • Privatizar igual privatizou a vale?

                                                                                            • Primeiro tira esse ministro vagau e fazedor de striptease (pelos votos negativos que meu comentário anterior recebeu, vejo que teve gente que gostou!).

                                                                                              Depois pode-se discutir os problemas da educação pública (que existem!) com base em estudos de gente séria, não de think tanks ou sites de fake news tipo folhapolitica.

                                                                                              • "Não vale o que o gato enterra".

                                                                                                • Isso não invalida o que o ministro falou. Faculdade Federal brasileira rola muita putaria mesmo. Existem pessoas sérias e eu poderia até considerar que sao a maioria. Mas existe uma grande parcela que adora o pt e adora orgia e maconha e bebidas. Eles consomem o meu dinheiro e o seu dinheiro. Volto a apoiar a ideia de faculdade paga. Os sem condiçoes pegariam isençao, enquanto os filhos de papai maconheiros filhos da puta tem que se fuder...

                                                                                                    • cerebro de minion,

                                                                                                        • Vários políticos ganham rios de dinheiro, o seu também, e não vi você indignado isso....

                                                                                                            • Putz, mas só sabe falar de PT?

                                                                                                                • PT não foi aquele partido que ficou 16 anos no poder e roubou pais, deixou 14 milhões de desempregados e sucateou a ciencia do brasil? como não falr desse que deixou essa herança?
                                                                                                                  PT cortou 10 bilhões educação e ninguem reclamou na epoca

                                                                                                                  "Prioridade do novo mandato de Dilma, Educação sofre corte de R$ 7 bilhões"
                                                                                                                  https://folhapolitica.jusbrasil.com.br/noticias/160000018/prioridade-do-novo-mandato-de-dilma-educacao-sofre-corte-de-r-7-bilhoes

                                                                                                                    • Não, o PT não foi o único partido a tomar essas decisões e nem o único a roubar, crítica seletiva é burrice. Se a culpa é de alguém, é de todo o cenário político. A prova disso é a atual administração totalmente despreparada e instável e advinha? Não é o PT. E de onde você tirou que ninguém reclamou? Houveram greves nas faculdades, e na copa teve até um coro de "Dilma vai tomar no c*". Parem de ser seletivos na hora de exigirem mudanças! Quem sofre com isso são todos.

                                                                                                                    • "Eles consomem o meu dinheiro e o seu dinheiro." Tão comprando maconha com o seu dinheiro, cara? Qualquer festa realizada nas Universidades não utiliza salas de aula ou 1 centavo do governo. E não dá pra fazer uma conexão entre quem frequenta as festas e suas respectivas notas. Tem gente que tá todo mês em festa e tá com CR maior que muito estudante que nunca pisou em uma.

                                                                                                                        • Não se pode impedir alguém de usar serviço público ( educação ou saúde) de acordo com a renda dela.
                                                                                                                          Sou de classe média mais baixa, sei muito bem que como rico consome mais está pagando bem mais imposto que eu.

                                                                                                                            • O rico não paga mais imposto que você, isso é sonho, mais da metade so seu salário volta para o governo na forma de imposto e isso não acontece com quem ganha muito.

                                                                                                                                • Um chiclete que vc compra na padaria tem vários centavos de impostos.
                                                                                                                                  Agora imagine tudo que a alta sociedade consome durante o ano.

                                                                                                                                  Brra, não adianta por o povão nas federais se estas pessoas não têm base. Tiveram ensino médio fraco.
                                                                                                                                  Maioria iria desistir por não dta

                                                                                                                                    • Todo mundo paga muito imposto no Brasil amigo, tudo o que se consome nesse país em média 45% vai para o governo, desde o pacote de arroz ao carro ou um televisão. Ao final todos nós pagamos muitos impostos, seja rico ou seja pobre, não tem essa de que rico não paga imposto, paga sim, deixe de ser um idiota funcional.

                                                                                                                                  • Devia cortar o salário desses políticos ao invés dos investimentos em faculdades.

                                                                                                                                      • Se não tiver reforma não tem milagre que mude, isso é só o começo, de acordo com que a situação for piorando podemos ter aumentos significativos de impostos ou cortes de salários de funcionarios publicos e aposentados.

                                                                                                                                          • Eu defendo a reforma,não a da previdencia,sim a dos bancos.

                                                                                                                                              • brra, você tocou num assunto interessante no mínimo, de todas as conversas aqui nesse site, porque entra governo e sai e seja qual partido entre lá, só mexem com esse público...os funcionários públicos e aposentados e, nunca dos políticos e, ainda deram um último aumento aos senhores "deuses" do STF...%uD83E%uDD14 no MÍNIMO estranho né...sempre só os mesmos que conseguem aumentar seus salários mesmo com esse país "Quebrado" %u2757%u2753%uD83D%uDC69%uD83E%uDD33

                                                                                                                                                  • Teu político de estimação já te levou ao pasto pra se alimentar?

                                                                                                                                                  Android

                                                                                                                                                  Melhores smartphones: TOP 5 do TudoCelular para você | Junho 2019

                                                                                                                                                  Especiais

                                                                                                                                                  Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

                                                                                                                                                  Android

                                                                                                                                                  TOP 10 smartphones de elite com melhor desempenho | Guia do TudoCelular

                                                                                                                                                  Android

                                                                                                                                                  TOP 10 smartphones de elite com melhor autonomia | Guia do TudoCelular