LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

A Lua vai sumir?! NASA constata encolhimento e tremores na superfície lunar

15 de maio de 2019 10

A NASA divulgou recentemente que a Lua está passando por um processo de encolhimento que começou a ser detectado há mais de 50 anos. De acordo com a análise de solo, a superfície lunar já perdeu 50 metros nas últimas centenas de milhões de anos, e nos últimos tempos foram constatados abalos sísmicos que chegam ao nível cinco na escala Richter.

Essa mudança tem sido causada por um esfriamento da parte interna, causando uma redução contínua em um processo semelhante ao de uma uva ao se tornar passa, que apresenta a criação de ranhuras visíveis em relação ao seu formato original, mostrando que a temperatura baixa está afetando a estabilidade do satélite natural.

Outro ponto que vem afetando a Luz diz respeito aos "moonquakes", que são abalos na superfície semelhantes à terremotos, que vêm sendo captados desde que as missões Apollo 11, 12, 14, 15 e 16 implantaram sismógrafos por lá, ajudando a ter uma precisão dos tipos de tremores e suas escalas neste elemento tão importante para o planeta Terra.

Nos estudos feitos entre 1969 e 1977 pela NASA, foram percebidos 28 terremotos rasos, variando entre 2 e 5 na escala Richter e acontecendo em uma área específica, fazendo com que a visibilidade fosse mais perceptível, dentro de um quadrante de 30 km.

A agência do governo federal norte-americano ainda pretende realizar novas análises do terreno lunar para saber o grau dos danos, bem como enviar mais astronautas para a realização de missões exploratórias para saber a probabilidade de novos abalos e analisar o solo de modo geral.

"Achamos que é muito provável que esses oito tremores tenham sido produzidos por falhas que se acumularam quando a crosta lunar foi comprimida pela contração global e forças de maré, indicando que os sismômetros da Apollo registraram a lua encolhendo e a Lua ainda é tectonicamente ativa" disse Thomas Watters, autor principal do estudo.


10

Comentários

A Lua vai sumir?! NASA constata encolhimento e tremores na superfície lunar
Android

Melhores smartphones: TOP 5 do TudoCelular para você | Abril 2019

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Android

TOP 10 smartphones de elite com melhor desempenho | Guia do TudoCelular

Android

TOP 10 smartphones de elite com melhor autonomia | Guia do TudoCelular