LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Jogos auxiliam na recuperação de pacientes com lesões no cérebro

17 de maio de 2019 0

Guerras no Iraque e Afeganistão deixaram centenas de militares (ativos e veteranos) com lesões cerebrais – e o pior de tudo é que, até mesmo nos casos mais leves, os sintomas podem ter um grande peso na qualidade de vida.

Em alguns casos como, por exemplo, o do Sargento Rhody Rhoades, que passou 32 anos servindo em lugares como Iraque e Somália, lapsos de memória e dificuldade de concentração começaram a surgir, o deixando preocupado.

Diagnosticado com lesão cerebral traumática leve (desde 2000, por volta de 400 mil militares tiveram o mesmo diagnóstico), ele buscou auxílio para tratar do problema que, devido aos altos números, atualmente pode ser considerado como um caso de saúde pública.

Enquanto a maior parte das pessoas costuma se recuperar de lesões leves, cerca de 15% continua a apresentar os sintomas – que incluem depressão e mudanças na capacidade cognitiva.

Um novo tratamento chegou pelas mãos do Dr. Louis French que atende no Walter Reed National Military Medical Center; ele e sua equipe estão testando um software chamado “Brain HQ” para treinamento cerebral que visa amenizar os efeitos das lesões.

Por volta de 83 membros do exército realizaram cinco horas por semana em sessões de treinamento, que utilizaram ou o software citado acima ou jogos de computador.

Após doze semanas aqueles que haviam se submetido ao programa através do BrainHQ conseguiram um melhor desempenho em relação à função cognitiva e retenção de memória.

Já os que foram submetidos a cinco horas por semana de jogatina mostraram desempenho melhor na atenção e memória lógica, o que os ajudou a se virar melhor nas tarefas do dia-a-dia como, por exemplo, escolher alimentos nas prateleiras de supermercados ou enquanto preparam uma refeição.

Ou seja, o tratamento em conjunto poderia ser ainda mais eficaz. Ainda não sabemos ao certo como o BrainHQ funciona, mas pode ser que ele auxilie na recuperação das lesões aumentando a velocidade e precisão do de processamento de informações nos nervos do cérebro (da mesma forma que a musculação, por exemplo, nos auxilia a aumentar a força dos músculos).


0

Comentários

Jogos auxiliam na recuperação de pacientes com lesões no cérebro
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista