LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Google comemora 100º aniversário da brasileira Dorina Nowill com Doodle hoje

28 de maio de 2019 2

Não é de hoje que o Google altera sua página inicial em determinadas datas para comemorar desde dias históricos a aniversários de nomes importantes da sociedade como um todo e não fugindo dessa regra, o buscador hoje resolveu homenagear a brasileira Dorina Dowill com seu doodle.

Limitando-se a apenas uma imagem de Dorina, o Doodle comemora o dia em que ela completaria 100 anos de vida (tendo ela falecido em agosto de 2010).

Cega desde os 17 anos devido a uma doença não diagnosticada, a educadora representou importantes avanços no suporte à deficientes visuais tendo experimentado na pele toda a dificuldade de um tempo onde materiais educacionais em braile não eram comuns, especialmente quando se considerava o ensino em escola regular.

Responsável por implementar treinamento para a educação de cegos, ela ganhou uma bolsa para aprofundamento de seus estudos na Universidade de Columbia, em 1946, além de ter criado a Fundação para o Livro do Cego no Brasil, de ter ajudado a aprovar uma lei garantindo o direito de cegos à educação e de ter tido voz ativa na Assembléia Geral das Nações Unidas.

Em 2004, Mauricio de Sousa homenageia Nowill com a personagem Dorinha, inspirada em sua caminhada

Seu legado até hoje é presente na sociedade brasileira, tendo inclusive atualmente a organização sem fins lucrativos Fundação Dorina Nowill, responsável por imprimir edições em braile para o Ministério da Educação e outros documentos para as mais variadas instituições (públicas e privadas).

Além disso, esta também distribui áudio-livros para escolas e bibliotecas em todo o território nacional, permitindo assim o acesso à cultura e conhecimento, derrubando a barreira que a deficiência visual pode por vezes impor.

Essa é apenas uma das inúmeras homenagens que Dorina Nowill recebeu, que vão de medalhas à praças, passando inclusive pela personagem Dorinha, da Turma da Monica.


2

Comentários

Google comemora 100º aniversário da brasileira Dorina Nowill com Doodle hoje
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista