LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Gato de Schrödinger: cientistas solucionam um dos maiores mistérios da física quântica

11 de junho de 2019 94

Em 1935, o físico austríaco Erwin Schrödinger criou o paradoxo que exemplifica o conceito de superposição: o Gato de Schrödinger. Agora, parece que o mistério foi solucionado por cientistas.

O paradoxo consiste na experiência de um gato em uma caixa lacrada, acompanhado de uma fonte radioativa e um veneno. Este último entraria em cena caso um átomo da substância radioativa fosse desintegrado. Enquanto a caixa estivesse fechada, o gato estaria vivo e morto ao mesmo tempo. Apenas com o salto quântico, ação ocorrida com a abertura da caixa, o animal seria obrigado a ficar em um dos dois estados.

O mistério do Gato de Schrödinger parece ter sido solucionado por cientistas / Imagem: Reprodução
Solução

Para resolverem o paradoxo, os pesquisadores da Universidade de Yale, nos Estados Unidos, decidiram usar átomos artificiais (qubits) com partículas semelhantes às presentes na infraestrutura básica encontrada em computadores quânticos. O objetivo era antecipar o salto quântico.

A antecipação – além da reversão – foi conseguida por meio de detectores de fóton e gerador de sinais de micro-ondas, com a finalidade de irradiar o átomo. Com o procedimento, foi constatada a possibilidade de monitorar a situação.

Vale lembrar que este ano de 2019 teve outras grandes descobertas na física, não somente no segmento quântico. Entre os grandes fatos dos últimos meses, está a primeira imagem de um buraco negro divulgada na história.

Qual a sua avaliação sobre a solução do paradoxo do Gato de Schrödinger? Conte a sua opinião para a gente no espaço destinado a comentários.


94

Comentários

Gato de Schrödinger: cientistas solucionam um dos maiores mistérios da física quântica
  • existe sim. se eu não acredito que a humanidade, vida e universo não existem então eles não existem!? Claro que não!!! Isso é algo claro para nós! Daí você me diz: "Você depende da vida, então não há como negar"
    Que teimosia hein? O mundo depende de Deus, e não é qualquer Deus que estou falando, estou dizendo que o ÚNICO DEUS existe. (Sou cristão protestante reformado, e tenho certeza da minha fé) Conclusão: Se o universo existe, então algo deve ter acontecido, e esse algo não é algo, é QUEM fez isso. E o quem é Deus

      • Entendi que sou uma esperta/burra depois de ler o gato morto/vivo. Uhauhauhauhauhs

          • O Gato de Schrödinger: Um gato, junto com um frasco contendo veneno, é posto em uma caixa lacrada protegida contra incoerência quântica induzida pelo ambiente. Se um contador Geiger detectar radiação, o frasco é quebrado, liberando o veneno, que mata o gato. A mecânica quântica sugere que, depois de algum tempo, o gato estará simultaneamente vivo emorto. Mas, quando se olha para dentro da caixa, apenas se vê o gato ou vivo ou morto, não uma mistura de vivo e morto.Por sua vida supostamente atrelar-se a um evento aleatório - usualmente o decaimento radioativo - um gato "vivomorto" surgiria como reflexo de um estado físico atípico ao senso comum mas presente em sistemas quânticos, que é o estado de superposição quântica. Em termos técnicos, o estado "vivomorto" (claramente distinto do estado vivo e distinto do estado morto) compõe-se pelo emaranhamento desses dois estados e constitui de fato, segundo o que se busca elucidar, a situação do gato no experimento, ao menos enquanto o sistema permanecer fechado, sem ser observado.O experimento também traz à tona questionamentos quanto à natureza do "observador" e da "observação" na mecânica quântica; se você, pelo fato de abrir a caixa e deparar-se com o gato ou vivo ou morto (colapso da função de onda), é ou não o responsável pela vida ou pela morte do gato; à parte o próprio gato como observador, por simplicidade.

              • Seu patrão poderá dizer e garantir que seu salário foi depositado, mas ao consultar o saldo, concluirá que está zerado, mas a física quântica dirá que patrão fez o pagamento, e tudo fica bem.

                  • Com certeza o gato estará morto, claro trancado dentro da. caixa morrerá sufocado e você será condenado por mais tratos.

                      • se ninguém me perguntar eu entendi e não entendi, mas se alguém olhar pra mim e perguntar, então eu não entendi, e a culpa vai ser de quem perguntou...

                          • Dilma explica:"atrás de todo gato há um cachorro oculto...o gato pode estar morto ou vivo, dependendo do cachorro estar morto ou vivo... aí entra a criança, que estando morta ou viva decide se o cachorro está vivo ou morto"

                              • A consciência do observador é quem cria a situação a qual o gato estará.

                                  • Exatamente!

                                    O mesmo ocorre para o que chamam %u2018Deus%u2019.

                                    Se você %u2018acredita%u2019, pra você ele %u2018existe%u2019.

                                    Se você não %u2018acredita%u2019, então ele não existe.

                                      • Tudo no universo deve estar em um estado parecido com o do %uD83D%uDC08, não percebemos porque o colapso ocorre simultaneamente com o tempo!!

                                        • Meu caro, o experimento MENTAL do gato de Schrodinger tem como objetivo ilustrar que a Física Quântica é uma ciência de alternativas (os resultados não estão pré-determinados como acontece na mecânica clássica). A Física Quântica é física de partículas subatômicas e não do macro mundo, o gato não pode estar "vivo e morto" simultaneamente, não é o observador quem mata o gato, não é a "consciência" do observador quem determina o resultado final do experimento. O que acontece é que o observador (através da tecnologia muda as condições do experimento tendo em vista que as partículas subatômicas têm massas muito pequenas e provoca assim o "colapso" de uma das alternativas. Entendeu?

                                            • Depois de lê muito acho que entendi melhor com a sua explicação.
                                              O gato vive ou morre pela curiosidade do observador.
                                              É tipo a lei de newton: "Toda ação terá uma reação", seja positiva ou negativa.

                                              • Vou vou fazer aqui, pra ver se dá certo .

                                                  • Vou dar uma pequena complementada na matéria, não é muita coisa mas explica algo que não foi abordado e que deveria, que é o efeito do observador:

                                                    Na ciência há um fator chamado de "efeito do observador", ou seja, se você já estivesse observando o gato, ele morreria ou estaria vivo, e você já seria responsável pela morte/ou não dele, e o experimento falharia, deixe-me explicar melhor...

                                                    O efeito do observador foi descoberto por meio dos átomos, pense comigo, tudo está em vibração e movimento, absolutamente qualquer coisa, essa vibração se altera conforme a temperatura (não convém ao caso mas é uma curiosidade interessante), foi confirmado recentemente que o efeito do observador é real, vou explicar o que é:

                                                    Basicamente, se você estiver olhando para um átomo ele não se meche, porém, se deixar de observá-lo ele terá se movido, não vou entrar em detalhes e explicar porque isso ocorre ou o texto ficaria longo de mais...

                                                    Ou seja, Schrödinger fez este experimento mental para testar o efeito do observador, que definiria que o gato só estaria morto/vivo se houvesse um observador no local, ou seja, até que você abrisse a caixa e observasse o que aconteceu, o gato estaria vivo e morto ao mesmo tempo.Se abrisse a caixa e ele estivesse morto, inevitavelmente a culpa disso seria sua, porque você foi o observador...

                                                    Não me aprofundei no campo da física quântica mas tenho que entender algo básico/regular disso e afirmo que estou certo, se tem algum especializado na área e quiser complementar meu comentário, finalizei engenharia mecânica (que engloba boa parte da física) e estou finalizando a engenharia mecatrônica, então meu estudo até então já englobou boa parte disso que comentei e sei do que estou falando.... espero ter ajudado...

                                                    • Pra quem não entendeu, é o seguinte: Pela física quântica, não há como saber se o gato está morto ou vivo, então ele é considerado morto-vivo. Pra monitorar a caixa, então, os cientistas criaram os QUBITS, que são estruturas subatômicas capazes até de medir a circunferência da sua mãe, aquela balofa quântica.

                                                      • A caixa eu não sei... Mas se abrir o caixão desse tal de Schrödinger, vão descobrir que ele tá muito puto com essa matéria. Aliás, acho que poderiam enterrar o gato quanticamente junto com ele.

                                                          • Quem não entende de física, muito menos a diferença da clássica para a quântica, realmente vai ter muita dificuldade pra entender. Primeiro tente entender um pouco mais de física quântica, depois entenda no que consiste o paradoxo do gato de Schrodinger. A matéria é extremamente vaga e um QUBIT não é um átomo artificial, e sim um Bit quântico, usado na computação quântica de fato. Muito mal explicada essa matéria, até quem entende do assunto teria dificuldade.

                                                              • Eu entendi foi Nada nada nada nada hahahahaha

                                                                  • Vale mais um gato na mão, do que dois gatos mortos. Esta é a minha teoria do quanto vale.

                                                                      • Não entendi nada...

                                                                          • Eu achei que tinha sido solucionado, mas cadê a solução? Parece que o gato de Schrödinger continua implacável.

                                                                              • Não esqueceram de nada não? Ou o salto quântico levou o restante da matéria... Kkkk

                                                                                  • Ninguém entendeu nada! Pelo visto o mistério continua insolúvel HUAHUAHUAHUAHUA

                                                                                      • Q solução mais complicada.
                                                                                        Era só botar o gato numa caixa de vidro! %uD83D%uDE02

                                                                                          • Na ciência há um fator chamado de "efeito do observador", ou seja, se você já estivesse observando o gato, ele morreria ou estaria vivo, e você já seria responsável pela morte/ou não dele, e o experimento falharia, deixe-me explicar melhor...

                                                                                            O efeito do observador foi descoberto por meio dos átomos, pense comigo, tudo está em vibração e movimento, absolutamente qualquer coisa, essa vibração se altera conforme a temperatura (não convém ao caso mas é uma curiosidade interessante), foi confirmado recentemente que o efeito do observador é real, vou explicar o que é:

                                                                                            Basicamente, se você estiver olhando para um átomo ele não se meche, porém, se deixar de observá-lo ele terá se movido, não vou entrar em detalhes e explicar porque isso ocorre ou o texto ficaria longo de mais...

                                                                                            Ou seja, Schrödinger fez este experimento mental para testar o efeito do observador, que definiria que o gato só estaria morto/vivo se houvesse um observador no local, ou seja, até que você abrisse a caixa e observasse o que aconteceu, o gato estaria vivo e morto ao mesmo tempo.

                                                                                            Se abrisse a caixa e ele estivesse morto, inevitavelmente a culpa disso seria sua, porque você foi o observador...

                                                                                            Não me aprofundei no campo da física quântica mas tenho que entender algo básico/regular disso e afirmo que estou certo, se tem algum especializado na área e quiser complementar meu comentário, finalizei engenharia mecânica (que engloba boa parte da física) e estou finalizando a engenharia mecatrônica, então meu estudo até então já englobou boa parte disso que comentei e sei do que estou falando.... espero ter ajudado...

                                                                                          • Matéria fantástica! Absolutamente brilhante e muito completa, explicou exatamente como foi a descoberta, sqn.

                                                                                              • Admiro a coragem... pq noção ele não teve.

                                                                                                  • Eu entendi e não entendi ao mesmo tempo. Depois do salto quântico eu decido..

                                                                                                      • Como pode estar vivo e morto ao mesmo tempo?

                                                                                                        • Acho que alguém esqueceu de concluir a matéria kkk

                                                                                                            • Mudou a minha vida, eu não sabia que isso existia, agora sei e não entendi nada.

                                                                                                                • Estado Quântico é simplesmente Deus brincando de "gato e rato" com a sua criação humana.

                                                                                                                  • Tá claro que o editor não sabe nada do assunto.

                                                                                                                    • A conclusão é que eu acho entendi a matéria, porém também acho que não entendi então terei que abrir a caixa para saber se entendi ou não...

                                                                                                                        • Atirei o pau no gatototo, mas o gatoto, não moreueueu, o resto já sabem.

                                                                                                                            • Se o gato tem 7 vidas, o experimento mataria todas elas? Pois é normal se a experiencia matou apenas p.e. 1 ele estaria de boa com mais 6 e de nada valeu a experiencia rsrsrsrs.

                                                                                                                              Verdade é que lí e não entendi o avanço na teoria (ou pra que serve) rsrsrs

                                                                                                                                • Faltou apenas a conclusão, blz, agora podem monitorar se a observação altera ou não o resultado, acomapnhar o caminho do salto quantico, mas qual a resposta, altera ou não?

                                                                                                                                    • No começo tinha dúvidas se entenderia, no final minhas dúvidas foram confirmadas.

                                                                                                                                        • Entendi nadinha.

                                                                                                                                            • Eu não entendi nada quantico em Vingadores imagine na vida real kkkk

                                                                                                                                              • Essa experiência custou quantos bilhões?

                                                                                                                                                  • ah ta, agora entendi tudinho.... SQN

                                                                                                                                                      • Esta teoria separa os cientistas dos sabidos métodos a besta.

                                                                                                                                                        • Na caixa todos os gatos são pardos.

                                                                                                                                                            • Lembrem-se quando foi criada essa teoria, era só uma ilustração para os leigos como seria o experimento. Como o criado da teoria do gato mesmo disse . Isso e só um experimento mental. E na Área da física quântica. E muito difícil algo se provado em algum tipo de experimento. Por suas partículas serem bem menores do que um Ato.

                                                                                                                                                              • Qui legal, mas não seria mais fácil bater na caixa e ver se o gato reagiu kk

                                                                                                                                                                • O gato no final poderia ter morrido sufocado, essa teoria é um disparate

                                                                                                                                                                  • Ou simplesmente isso mostra q o valor foi assumido após a irradiação, o que nao resolve nada, apenas faz uma caixa de vidro %uD83E%uDD14%uD83D%uDE12

                                                                                                                                                                      • Mas então significa que ja havia um valor definido antes da observação? Pq se for jsso nao seria a resolução do paradigma, e sim uma falha na teoria, não?

                                                                                                                                                                          • Porra meu... Que massa, cara...

                                                                                                                                                                              • Resumindo e explicando aos leigos de um leigo%uD83D%uDE02

                                                                                                                                                                                Essa tese é baseada em observação no comportamento de partículas subatômicas(menores q átomos).

                                                                                                                                                                                Mas diziam q se observada a particula reagiria de um jeito, se não, ela reagiria de outro.

                                                                                                                                                                                Pelo q entendi, inventaram algo, tipo raio-x(grotesca fala), q pode observar o comportamento, sem q este interaja na experiência.

                                                                                                                                                                                • Acho que como de costume em notícias sobre ciência divulgadas na mídia não especializada, as coisas não devem ser bem assim.

                                                                                                                                                                                    • Cumé que é...?

                                                                                                                                                                                        • Entendi tudinho.

                                                                                                                                                                                            • E teve solução? Kkk
                                                                                                                                                                                              Mas é claro que ele seria obrigado a permanecer em um dos dois estados. Tem um terceiro? Kkl.
                                                                                                                                                                                              Ave...

                                                                                                                                                                                                • E eu achando que era a teoria do gato com manteiga nas costas. Quando o gato cai sempre está de pé. Assim como o pão sempre cai com a manteiga virada pra baixo. Mas foi uma sem pé nem cabeça kkkkkkkkkkkkk queria entender dessas coisas.

                                                                                                                                                                                                    • Ao abrir a caixa encontramos o gato morto porque nossa mente fatalmente irá criar essa situação, uma vez que seria difícil ou quase impossível crer que ele estivesse vivo em uma caixa com veneno. Então, segundo a teoria da dupla fenda, os átomos obedeceriam nosso pensamento.

                                                                                                                                                                                                      • No começo da matéria eu não entendi nada
                                                                                                                                                                                                        Na solução eu fiquei igual ao começo

                                                                                                                                                                                                          • (se vc não está olhando dentro da caixa, o gato está vivo.. se vc olhar dentro da caixa o gato está morto)

                                                                                                                                                                                                              • Eu sei que é algo extremamente importante, principalmente por ser sobre minha matéria favorita,mas já é a 12° notícia sobre esse assunto de sites diferentes...

                                                                                                                                                                                                                • No começo tava meio complicado de entender, depois descomplico mas não entendi, mas então entendi que nada entendi dessa matéria complicada essa de entender.

                                                                                                                                                                                                                    • Eu diria que entendi e não entendi ao mesmo tempo, se vc me perguntar vou falar que sim.

                                                                                                                                                                                                                        • Que a matéria chama a atenção chama, mas no fim ninguém entende é nada!

                                                                                                                                                                                                                            • Essa teoria é fumada demais kkkkk, não dá para entender nao :V

                                                                                                                                                                                                                                • eitah, mesmo desenhando nao entendi nada!! kkk

                                                                                                                                                                                                                                  • Li uma vez não entendi nada, não vou reler tô com preguiça kkkk

                                                                                                                                                                                                                                      • E QUÂNTICOS CU! TEM PRÁ MIM. JÁ QUE O GATO, NINGUÉM SABE SE MORREU!

                                                                                                                                                                                                                                          • lembrei do Sheldon

                                                                                                                                                                                                                                              • Esses corno estão dando veneno pros gato tadinhos

                                                                                                                                                                                                                                                Android

                                                                                                                                                                                                                                                Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                                                                                                                                                                                                                                                Android

                                                                                                                                                                                                                                                Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                                                                                                                                                                                                                                                Windows

                                                                                                                                                                                                                                                Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

                                                                                                                                                                                                                                                Economia e mercado

                                                                                                                                                                                                                                                Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista