LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Erupção solar gigantesca pode atingir a Terra, revela pesquisa

12 de junho de 2019 14

Não podemos negar que o sol é extremamente importante para toda a vida na Terra – sem ele, basicamente não existiríamos. Entretanto, do mesmo jeito que ele possibilitou nossa criação, pode também acabar por encerrar nossa existência, caso decida começar a agir.

Se você curte astronomia, com certeza já deve ter ouvido falar das erupções solares (explosões energéticas que freqüentemente são combinadas com ejeções de massa que lançam partículas carregadas no espaço). Pois é, elas são uma das coisas mais temidas, vendo que seus efeitos podem ser verdadeiramente devastadores.

Falando sobre o esse fenômeno, especialistas acreditam que, até então, as que presenciamos na superfície solar foram relativamente brandas – mas de acordo com uma nova pesquisa, tudo isso está prestes a mudar com a chegada de uma "superflare" que, caso atinja a Terra, teremos muitos problemas.

Cientistas utilizaram dados coletados pelo telescópio Kepler e pesquisaram estrelas (como o Sol) para determinar o quão comuns são os eventos de superflare.

Eles constataram que estrelas muito jovens tendem a ter "personalidades mais hostis" – o que torna os superflares mais comuns em sistemas com astros não tão antigos quanto o nosso Sol. Então, astrônomos presumiram que o Sol teria crescido fora de sua fase superflare, ou que esse evento era tão raro que nem valeria a pena se preocupar.

De acordo com Yuta Notsu, principal autor do estudo:

Quando nosso sol era jovem, era muito ativo porque girava muito rápido e provavelmente gerava chamas mais poderosas. Mas não sabíamos se essas grandes explosões ocorrem no sol moderno com frequência muito baixa.

Entretanto, os novos dados mostram que essa suposição não é totalmente precisa, vendo que superflares, na verdade, são mais comuns do que se esperava em estrelas mais maduras:

Nosso estudo mostra que os superflares são eventos raros. Mas há possibilidade de que possamos experimentar um evento como esse nos próximos 100 anos ou mais.

O que aconteceria se uma dessas erupções atingisse a Terra? Isso é bem difícil de prever, mas os estragos seriam notáveis.

Uma coisa é certa: nossa infraestrutura tecnológica seria bastante afetada, vendo que as explosões mais fracas já são capazes de afetá-las (o que mostra que não estamos preparados de forma alguma para um evento de maior magnitude).


14

Comentários

Erupção solar gigantesca pode atingir a Terra, revela pesquisa
  • Já somos constantemente atingidos por flares solares ,e por ejeções de massa coronal (EMC) , também emitidas pelo Sol , porem existem classes , a mais grave , são as de classe X , que carregam muitas partículas e energia, que podem sobrecarregar a atmosfera , e consequentemente danificar equipamentos elétricos.

    Estes danos seriam mais severos próximo aos polos Norte e Sul do planeta, nestes locais , nosso campo magnético é mais reduzido , o que facilita a entrada destas partículas.

    Não somos bombardeados por partículas solares graças a um cinturão invisível, feito por força magnética , gerado pelo núcleo terrestre , o cinturão de Van Allen , é ele inclusive que protege os ocupantes da Estação Espacial Internacional de receber cargas nocivas de raios cósmicos.

    O Sol possui períodos de atividade mais intensa e mais branda , a variação entre essas atividades chama-se ciclo solar , atualmente encontra-se no seu período de mínimo solar , mais calmo , o período de máximo mais recente foram nos anos de 2012 até 2014 , con flares e EMC's quase constantes, e atingindo a Terra, mas sem grandes estragos.

    Estudos das atividades apontam um grande período de calmaria, mesmo nos máximos solares .


    Espero ter contribuído um pouco com vocês

      • Rapaz, fico impressionada como sol "queima , queima" e não se apaga.

        Deus, ó Pai, tu és maravilhoso, pois criastes tudo em perfeição.

          • Essa farsa de que o sol é gigante já está feia o sol é aquilo que agente ver todos os dias é muito inferior ao tamanho da lua.

            Gênesis

            No princípio criou Deus o céu e a terra.2 E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas.3 E disse Deus: Haja luz; e houve luz.4 E viu Deus que era boa a luz; e fez Deus separação entre a luz e as trevas.5 E Deus chamou à luz Dia; e às trevas chamou Noite. E foi a tarde e a manhã, o dia primeiro.

            Agora eu pergunto pode uma casa ficar sem lâmpada??

            • É incrível como algo magnífico pode ser tão destrutivo...

                • Os Vingadores saberão o que fazer para nos proteger.

                    • Aham... Senta lá Claudia!

                        • oh oh...