LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

DJ lança drone no formato de um mini tanque para ensinar programação a crianças

12 de junho de 2019 2

A fabricante DJI – que recentemente começou a adotar novas medidas de segurança para seus drones – é a responsável pela organização de uma competição de robótica chamada RoboMasters, que acontece na China.Nela alunos constroem e codificam robôs que batalham em uma arena.

Pegando carona na popularidade do evento, a empresa decidiu comercializar uma "versão mais acessível" da ideia, voltada para a criançada nos EUA, China e Japão.

Agora, a empresa quer vender uma versão mais acessível dessa ideia para crianças nos EUA, na China e no Japão, com um tanque robótico recém-anunciado, que ganhou o nome de RoboMaster S1. Confira um vídeo promocional do drone a seguir:

Disponível a partir dessa quarta-feira (12) por US$ 499 (~R$1925), o S1 pode ser controlado tanto através de códigos quanto por um app de smartphone.

O brinquedinho vem equipado com 31 sensores que ajudam a mapear o ambiente ao seu redor, para que ele possa se mover em 360 graus, algo apenas possível por causa de suas rodas inteligentemente projetadas.

Com similaridade notável quando comparado aos mais novos drones da DJI, o S1 pode reconhecer e responder a gestos e sons, ou rastrear objetos, todos usando a visão computacional.

Ele vem equipado com uma câmera que possui abertura f/2.4 e um amplo campo de visão de 120 graus, que transmite sua visão sobre o Wi-Fi para o aplicativo móvel.

Diferente dos drones da DJI, o S1 pode disparar projéteis (pequenas bolas de gel), que aumentam de tamanho quando imersas na água por algumas horas – para os pais ou responsáveis de plantão, não precisa se preocupar, pois elas não são tóxicas.

Outra opção para controlar o RoboMaster S1 é o controle remoto, acessório que será vendido separadamente em um pacote complementar que inclui também uma bateria extra e mais esferas de gel (este ainda não tem data de lançamento prevista).

O mais interessante é que o robozinho também possui um “modo de batalha”, onde a pessoa que fizer mais pontos atirando em oponentes – assim como acontece no RoboMaster – ganha.

As máquinas possuem sensores LED sensíveis que se encarregam de computar cada ponto na partida; durante as lutas, é possível recuperar a saúde e ainda utilizar habilidades especiais apenas escaneando imagens posicionadas próximo à “arena”


O S1vem desmontado de fábrica, ou seja, as crianças precisarão encaixar todas as peças para começar a usá-lo. Elas poderão usar linguagem Scratch 3.0 ou código Python para controlar muitos aspectos, inclusive, as próprias rodas, garantindo aí, quem sabe, uma manobra de esquiva para as batalhas.

A DJI oferece um conjunto de tutoriais e guias em vídeo para ajudar os usuários a aprenderem como codificar, mesmo que nunca tenham feito isso na vida. De acordo com Shuo Yang, chefe do projeto:

A esperança é que a robótica se torne um esporte importante, como futebol, basquete. Essa é a nossa visão para este produto.

Péssima hora para o lançamento

Apesar da ótima proposta, S1, contudo, chega ao mercado em épocas difíceis, onde atualmente estamos presenciando uma guerra comercial entre EUA e China.

Por causa das suspeitas de espionagem, mês passado o Departamento de Segurança Interna alertou sobre os drones fabricados na China, alegando que eles seriam potencialmente capazes de capturar e transmitir dados confidenciais ao governo chinês.

Com 80% das vendas de drones DJI acontecendo na América do Norte, a guerra comercial pode afetar (e muito) a fabricante.

Outro fator que pode acabar atrapalhando as vendas está na pegada mais "militar" adotada pela DJI no design do produto, o que pode acabar incomodando alguns consumidores, especialmente em um momento de tensão como o atual.


2

Comentários

DJ lança drone no formato de um mini tanque para ensinar programação a crianças
Android

Melhores smartphones: TOP 5 do TudoCelular para você | Junho 2019

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Android

TOP 10 smartphones de elite com melhor desempenho | Guia do TudoCelular

Android

TOP 10 smartphones de elite com melhor autonomia | Guia do TudoCelular