LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Ciência: smartphones trazem danos ao crânio dos usuários, afirma estudo

17 de junho de 2019 7

Após a OMS recomendar restrição total de eletrônicos até os 24 meses de vida da criança, um novo estudo vai além e afirma que o uso de smartphones pode deformar o crânio do ser humano – de todas as idades.

Segundo os cientistas da Universidade da Costa do Sol, na Austrália, as pessoas têm apresentado um estímulo ósseo considerado anormal no alongamento entre o crânio e a coluna cervical. Ele recebeu o nome de entesófitas ou protuberância occipital externa aumentada (EEOP).

Imagem: Reprodução

Publicada pela revista Scientific Reports, a pesquisa garante ser uma consequência da utilização frequente de celulares, a qual afetaria também na postura do usuário. Essas projeções ósseas surgem das partes onde o tendão se liga a um osso.

A princípio, era esperado que isso fosse encontrado apenas em pessoas mais velhas. Contudo, no estudo com 1.200 pessoas, com idades entre 18 e 86 anos, os picos ocorreram mais em homens de 18 a 30 anos.

“O desenvolvimento do EEOP pode ser atribuído e explicado pelo uso extensivo de atividades baseadas na tela por indivíduos de todas as idades, incluindo crianças, e a má postura associada. Nossa hipótese é que o uso de tecnologias modernas e dispositivos portáteis pode ser o principal responsável por essas posturas e subsequente desenvolvimento de características cranianas robustas e adaptativas em nossa amostra.”


Autores do estudo

Como saber se tem?

Para identificar se você também possui esse alongamento ósseo, é possível perceber pelo toque na nuca, na região que compreende o encontro entre a caixa craniana e o início da coluna. Caso haja, é importante tomar mais precauções em relação à sua posição enquanto utiliza os dispositivos móveis.

Você acredita que há a interferência do uso de smartphones no aparecimento desse tipo de anormalidade? Participe conosco!


7

Comentários

Ciência: smartphones trazem danos ao crânio dos usuários, afirma estudo
Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Cyber Monday 2020 TudoCelular: as melhores promoções em celular

Android

Encontre ofertas e compare preços com o TudoCelular | Guia Black Friday 2020