LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

WasteShark: drone aquático passa a recolher lixo em Marina de Dubai

05 de julho de 2019 6

Criado em 2016 pela empresa holandesa RanMarine, o drone aquático WasteShark passará a ser utilizado para coletar o lixo presente na Marina de Dubai. O robô vai iniciar as operações no local a partir de novembro deste ano.

A máquina já está em testes há um ano, por meio de uma parceria com a empresa Ecocoast. Ele é controlado de forma remota e tem a capacidade de recolher os resíduos na água pela espécie de “boca de tubarão” na sua frente. Confira neste vídeo:

Especificações

A fabricante holandesa afirma que o WasteShark suporta até 159,6 kg de lixo e conta com uma autonomia de bateria de até 16 horas em funcionamento. Ele tem uma tecnologia de identificação de imagens a laser, a fim de evitar colisões.

Para completar, o cofundador da RanMarine, Oliver Cunningham, explica que o drone aquático da empresa consegue coletar dados a respeito da qualidade da água e do ar, detectar a profundidade e os contornos do fundo do mar, e ainda separar produtos químicos do oceano, como metais pesados, óleo e arsênico.

Preços e locais de atuação

Atualmente, o robô já atua em países como a África do Sul e a Holanda. Ele tem preços de US$ 17 mil, para a versão com controle remoto, e aproximadamente US$ 23 mil, no modelo autônomo.

Vale lembrar que o WasteShark não é o primeiro equipamento do tipo com capacidade de navegação. Em maio do ano passado, um drone autônomo do MIT mostrou que poderia atuar tanto no ar quanto nas águas.

Você acredita ser uma iniciativa positiva o uso de robôs e drones aquáticos para coletar lixo nos mares e rios? Dê sua opinião para a gente no espaço abaixo!


6

Comentários

WasteShark: drone aquático passa a recolher lixo em Marina de Dubai
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista