LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Detetive TudoCelular: relembre curiosidades sobre a primeira viagem do homem à Lua na Apollo 11

18 de julho de 2019 14

Em 2019, é comemorado o aniversário de 50 anos da primeira viagem do homem à Lua, na Apollo 11. Várias iniciativas foram feitas para celebrar a data, como a exposição da NASA em São Paulo e o conteúdo no Google Arts & Culture.

Apesar de as iniciativas se estenderem por todo o ano, a data exata que os astronautas pisaram pela primeira vez no satélite natural da Terra foi no dia 20 de julho. Ou seja, neste sábado, completará meio século do fato histórico no mundo.

Para relembrar os principais acontecimentos da missão espacial Apollo 11, a coluna Detetive TudoCelular separou curiosidades do voo que marcou época. Veja a seguir:

Primeiros passos na Lua

Os três astronautas não deram seus passos iniciais na Lua ao mesmo tempo. O primeiro homem que pisou no satélite natural da Terra, em 20 de julho de 1969, foi Neil Armstrong. Na sequência, Edwin Aldrin fez o mesmo. Já Michael Collins ficou na nave.

O acontecimento foi assistido pela TV por um público estimado entre 600 milhões e 1 bilhão de pessoas. Aproximadamente 850 jornalistas de 55 países foram os responsáveis por noticiar o fato.

Frases marcantes

Duas frases ficaram marcadas na história por terem sido ditas durante a viagem espacial para a Lua. Ambas foram faladas por Neil Armstrong. A primeira é esta:

“Houston, base da Tranquilidade aqui. A águia pousou.”

Essa sentença, apesar de não ter sido a mais famosa, é cercada de referências à missão. Um deles é o emblema, criado por Michael Collins, da águia – nome dado ao módulo lunar que levou os astronautas – pousando no satélite natural. Outro é o nome do local de pouso, creditado como “Mar da Tranquilidade”.

“Um pequeno passo para o homem, mas um salto gigantesco para a humanidade.”

A segunda frase foi a mais famosa. Elas foram pronunciadas por Armstrong ao pisar na Lua e girou o mundo como um símbolo daquele fato histórico.

Amostras lunares

As amostras coletadas e trazidas à Terra pelos astronautas da Apollo 11 – e também de viagens posteriores – começaram a se decompor e virar poeira. Apesar de não haver uma certeza do motivo, a principal justificativa dada é devido ao vapor d’água presente no planeta terrestre – causa dos poros no solo da Lua.

70% das pedras lunares ainda estão conservadas em nitrogênio. No entanto, a pequena porção que foi analisada permitiu a constatação de que o satélite natural se formou há aproximadamente 4,5 bilhões de anos.

Outras curiosidades

Para finalizar, vale recordar outras curiosidades da missão. A Apollo 11 foi a quinta tripulada do programa, apesar de ter sido a primeira a pousar na Lua. E quase o fato não ocorreu, pois o módulo lunar tinha menos de um minuto de combustível quando conseguiram alcançar o objetivo.

Os astronautas ficaram 21 horas no solo lunar – após 76 horas de viagem – e, quando iam partir, tiveram problemas com um disjuntor fundamental para o retorno. A solução aconteceu pela ideia de Aldrin que consistia em ativar o componente por meio de uma caneta com ponta de feltro.

Armstrong, Collins e Aldrin ficaram por três semanas em quarentena, depois do retorno à Terra. O argumento para a medida foi por questões de segurança.

Você se lembra de mais alguma curiosidade sobre a missão Apollo 11? Relate para a gente no espaço abaixo.


14

Comentários

Detetive TudoCelular: relembre curiosidades sobre a primeira viagem do homem à Lua na Apollo 11
  • Acredito que os americanos chegaram à Lula nem tanto pelos americanos afirmarem isso mas sim porque os russos nunca contestaram.Se fosse mentira eles nãi iriam deixar barato e nem teriam abandonado a corrida espacial.

      • Meio século de farsa

        • Michael Collins ficou em órbita apenas 2 astronautas( Neil Armstrong e Buzz Aldrin) desceram no módulo lunar. Meu Deus quanta burrice em um site só!!!! Nem li o resto...

          • Olha, não sou terraplanista e nem gosto de teoria de conspirações ou coisa do tipo. Mas, eu tenho minhas dúvidas sobre a ida do homem à Lua. Era vital pros EUA que eles conseguissem alcançar a Lua antes dos soviéticos (que por sinal tinham mais experiência espacial do que os EUA), então, não é de se duvidar que tenha sido forjado um teatro para que a opinião pública se convencesse de que os EUA tinham tecnologia para isso, ou seja, uma mera propaganda. Essa teoria é (surpreendentemente) abordada até mesmo no filme Interstellar (2014). Pelo menos a missão de 1969, levanta muitas dúvidas quanto a veracidade dos fatos, as outras eu já não sei muito.

              • Li bastante tbm a respeito, geralmente quem dúvida que o homem foi a Lua é terraplanista, mas não acredito mesmo que a terra seja plana e tbm não creio que o homem tenha ido a lua, lembro das pesquisas que fiz, e foi perguntado a NASA sobre a câmera/lente usada, e onde estaria as gravações originais, e as respostas simplesmente não batiam, tinham dito qual lente usaram, era Kodak ou Nikon, não me recordo agora, e a pessoa tinha ido perguntar na marca sobre o modelo descrito pela NASA mas disseram que não existia tal modelo, e sobre as gravações, a NASA havia dito simplesmente que as fitas sumiram, o que não faz sentido, bom, além das MTS teorias, faz mais sentido realmente que eles não tenham ido mesmo.

                  • Em relação a Interstellar eu acho que você não entendeu o contexto do filme nessa parte ai...

                      • Eu entendi. Os professores estavam contando aquelas histórias, para que as crianças não ficassem imaginando coisas superficiais, uma vez que eles precisavam de fazendeiros, ou seja, o filme não dá exatamente crédito a essa teoria, mas eu me surpreendi pelo fato de ela ter sido citada, porque os americanos tem muito orgulho desse feito.

                        • Os próprios Russos detectaram o sinal da conversa entre a nave e a Nasa e constataram que vinha da Lua o sinal. Realmente o homem pisou na Lua, não sei o motivo de muitos duvidarem. Mas vi que você tem uma dúvida sincera.

                          Sugiro ler o artigo no site abaixo.

                          http://www.e-farsas.com/sera-que-o-h...mesmo-lua.html

                          • você mesmo disse que a URSS tinha mais experiência espacial que a USA, eles não teriam denunciado a falcatrua? é muito conspiracionismo dizer que a EUA não foi à lua, além de ser muito sem cabimento.

                            Android

                            Melhor celular ou smartphone: TOP 10 para você comprar | Agosto 2019

                            Especiais

                            Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

                            Android

                            TOP 10 smartphones de elite com melhor desempenho | Guia do TudoCelular

                            Android

                            TOP 10 smartphones de elite com melhor autonomia | Guia do TudoCelular