LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Tecnologia criada por cientistas pode fazer deficientes visuais enxergarem melhor

03 de setembro de 2019 6

Após o wearable que permite prever crises em autistas, uma nova criação da ciência poderá auxiliar os deficientes visuais a enxergarem melhor. Ao menos, é a proposta dos pesquisadores da Escola Politécnica Federal de Lausanne, na Suíça. Eles inventaram uma tecnologia que poderá fazer cegos voltarem a ver.

A ferramenta – chamada de OpticSELINE – funciona como um implante neural. Uma faixa com 12 eletrodos fica responsável por estimular o nervo óptico de forma direta. Desta maneira, ele passa a exercer uma função que seria dos próprios olhos, mas deixa de ser feita naturalmente com a condição visual comprometida.

Apesar de não retornar a visão completa, o método permitiria que a pessoa voltasse a reconhecer padrões de luz e, consequentemente, objetos à frente. De acordo com o pesquisador Silvestro Micera, essa técnica seria uma forma de reestabelecer o funcionamento do sentido de maneira promissora.

“Acreditamos que o estímulo intraneural pode ser uma solução de valor para diversos dispositivos neuroprostéticos que atuem na restauração das funções sensoriais e motoras. O potencial que se traduz dessa abordagem é extremamente promissor.”


Silvestro Micera

Pesquisador da equipe

Como funciona?

Na prática, o conjunto de eletrodos entraria no nervo para aumentar a capacidade de estimulá-lo e agiria na conexão entre olhos e cérebro – parte a qual não haveria qualquer dano mesmo em cegos, conforme especialistas. A faixa seria fixada no local, para prevenir qualquer deslocamento.

Em testes com coelhos cegos, foi possível acompanhar a atividade cerebral conforme as correntes elétricas eram emitidas. Os cientistas perceberam que cada eletrodo gerava uma resposta distinta na reação. Desta maneira, seria possível criar diferentes tipos de estímulos – cada um com a possibilidade de “ativar” uma parte do cérebro.

A conclusão é que, com uma programação determinada, o método conseguiria estimular a porção relativa à visão e a melhorar de forma considerável. Os pesquisadores pretendem realizar testes clínicos no futuro, para ter um retorno do funcionamento do método.

O que você achou da nova descoberta da ciência para recuperar a visão de cegos? Comente conosco!


6

Comentários

Tecnologia criada por cientistas pode fazer deficientes visuais enxergarem melhor
  • Que bom, não consigo nem imaginar tamanho desespero que é não poder ver as pessoas que amamos.

      • Oque é pior, na sua opnião.Ter nascido sem poder ver, e morrer sem nunca ter visto nem msmo a luz do dia, os seus pais, sua esposa e filho, a vida e tudo oque nela existe.Ou ter nascido com a vista perfeita, ver seus pais, seus amigos, mas no meio da vida, perder a visão completamente e não poder ver seus filhos crescerem, seu conjuge, seus netos e passa o fim da vida no escuro ?sim, os dois são ruins, mas fico com a duvida, oque seria pior ?

          • Pra quem tem isto deve ser um inferno sem ver a luz, sua esposa seus filhos etc.

              • A pior coisa do mundo para um pai, na minha opniao, é ser pai e ter que ouvir o filho, que é deficinte visual pedir para poder enxergar algum dia, e não poder fazer nada.

                  • Eu só enxergo com um olho e esse um só vejo bem quando é algo próximo, já é muito ruim pra mim, nasci assim to mais acostumado, nunca soube o que é enxergar bem, pra quem perde a visão aos poucos deve ser horrível as lembranças de como era antes

                      • Não sei pq te deram voto negativo, mas foi um fdp, tenho um amigo cego e ele sempre quis ver os amigos, e a família.

                        Android

                        Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                        Android

                        Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                        Especiais

                        Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas