LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Chandraryaan-2 perde comunicações com a Terra e missão lunar da Índia falha

07 de setembro de 2019 60

Atualização em 07/9/2019 - por EM

Durou pouco o novo sonho da Índia em termos de exploração lunar: o veículo lunar Chandraryaan-2, que se preparava para a última etapa da sua missão, perdeu comunicações com a sala de controle da Organização Indiana de Pesquisa Espacial na sexta (06), e por isso a missão falhou.

A expectativa era alta: até o primeiro-ministro Narendra Modi acompanhava de perto a missão. Segundo informações preliminares, Chandraryaan-2 estava em velocidade acima do esperado nos 2,1 quilômetros restantes antes da superfície lunar, e isso pode ter feito com que sua entrada na órbita lunar não tenha sido suave, levando a aeronave a colidir com o satélite natural.

A nova missão lunar indiana tinha por intuito mapear a topografia da lua. Em 2008 a primeira missão rumo à lua do país foi importante para o mundo descobrir a presença de moléculas de água na superfície do satélite.

O primeiro-ministro agradeceu aos outros pesquisadores e operadores envolvidos no projeto. "Existem altos e baixos na vida, e o país está orgulhoso de vocês".

Agora, as atenções devem se voltar para os Estados Unidos, já que Donald Trump quer que a NASA seja capaz de enviar o homem à lua novamente até 2024, por mais que a agência de inteligência espacial já tenha projetado que esse seja um prazo difícil de ser cumprido.

Artigo original de 06/09/2019

Índia vai pousar na Lua pela primeira vez esta tarde; acompanhe ao vivo

A Índia está em um momento histórico neste momento! Se tudo der certo, o país deverá se tornar a quarta nação a pousar um módulo na superfície da Lua na tarde desta sexta-feira, 06 de setembro.

Com o lançamento espacial da Missão Chandrayaan-2 no dia 22 de julho, a Agência Espacial Indiana (ISRO) agora se prepara para uma das partes mais aguardadas e tensas de toda a trajetória do rover lunar Pragyan: o temido momento do pouso. Tal evento principal está previsto para acontecer entre às 17h00 e 18h00 pelo horário de Brasília, e tudo será transmitido ao vivo pelo site oficial da ISRO.

O grande foco da missão Chandrayaan-2 é realizar estudos e análises importantes a respeito da Lua. Após o seu pouso na tarde de hoje e da análise de todos os equipamentos para saber se estão funcionando da forma correta, a Agência Espacial Indiana passará a estudar características do satélite natural como topografia, minerais no solo, exosfera, elementos presentes e também dedicar um momento para registro de supostas atividades sísmicas na Lua.

Caso seja comprovado que a Lua tenha pequenos terremotos, então a teoria de que o seu núcleo ainda permanece aquecido ganha mais respaldo científico e poderá fazer com que outros países e agências espaciais voltem a estudar mais a respeito da composição lunar.

A ISRO afirma que planeja explorar até 500 metros do local de pouso do rover Pragyan em um período de 14 dias, e além de realizar as medições e estudos já citados, a Missão Chandrayaan-2 deve também procurar por água em seu estado sólido (em formato de gelo) ou hidroxilas (grupo composto por um átomo de hidrogênio e um átomo de oxigênio). Tal pesquisa pode ser essencial para futuras missões tripuladas e tentativas de colonização.

Como dito, a Agência Espacial Indiana já tem horário previsto para o pouso, e a sua transmissão oficial começa pouco antes, às 16h40 pelo horário de Brasília, enquanto o momento do pouso deve ocorrer um pouco depois, entre as 17h e 18h.

A cobertura ao vivo do evento será transmitida pela ISRO no YouTube, Facebook e Twitter, e você terá acesso aos links para acompanhar o pouso quando forem liberados clicando aqui.


60

Comentários

Chandraryaan-2 perde comunicações com a Terra e missão lunar da Índia falha
  • e certeza que teve algum espião da RÚSSIA ou EUA, só esses países querem dominar o mundo

      • alguem me explica?em 60 o h pousou de boa na lua,hj a india manda um foguete e da errado, a nasa ate 2024 ou seja daqui 5 anos acha dificil mandar o h de novo la,quer dizer q a tecnologia de 1960 era superior a de agora? depois dissem q somos conspiratorios,kkkkk,e so uma questao de logica!!!

          • Cara tú leu meus pensamentos... Mas não quer dizer que eu não acredito.

              • Não é uma questão só de lógica! Envolve sorte e cálculos corretos de todas as forças de gravidade em todos os corpos. A equipe indiana não é a mesma equipe da Nasa. Isso se chama "falta de experiência" dos indianos e "experiência" dos americanos estadunissenses de quem conseguiu ir para a lua após MILHARES de testes. A equipe indiana não tem a mesma experiência. Achou tudo isso lógico? Já fez engenharia alguma vez? Saiba que a primeira missão que conseguiu chegar a lua, quase não conseguiu! Ah! A conjugação do verbo dizer no presente do indicativo é "dizem"! E não "dissem"! Se nem isso você consegue, imagina querer sair criticando outros que são bem superiores a você! Questão de lógica!

                  • escrevi dissem pq estou no controle da minha tv lg e escrevendo rapido,mas vc quer dzer q um engenheio,medico,advogado se errar uma palavra n sera mais um profissional?e n estou criticando apenas expressando uma opiniao,agora q n entendo e se tentararm milhares de vezes e conseguiram pq n foram mais?sera q uma viagem tripulada e suficiente para saber tudo da lua?

                      • Não. Estude as missões Apolo. A NASA não conseguiu pousar na lua na primeira tentativa.
                        Pesquise. Tem até um documentário na Netiflix sobre isso. A agência indiana usou tecnologia própria. Não foi a Nasa que falhou, são tecnologia diferentes de agências diferentes.

                        Agora já que você considerou essa missão como parâmetro, considere que outras agências espaciais já conseguiram enviar sondas para a lua e pousaram com sucesso.

                    • Só era mentira nunca aconteceu nunca foi um homem, a lua precisaria muito combustível principalmente maiôr parte do combustível, seria gasto pra fugir da força gravitacional da terra.

                        • Sua inteligência é que é uma mentira. Inteligência demanda de conhecimento, coisa que vocês, conspiracionistazinhos de merda, não têm nem de perto. Obviamente que sua marijuana de faculdades de humanas já cozinharam seus microcérebros.

                            • sao tantas evidencias!e as fotos?hj o melhor celular tira uma foto meia boca da lua mas naquele tempo tinham um super smartphone eescondido! kkkkkk,quando o povo vera q a midia e Cheia de mentiras? o q importa e ibope,audiencia,dinheiro...

                                • Edição cara homem já estaria morto sem alimentos sem combustível pra votar no máximo na estação espacial mesmo maís longe maís tempo vai demora Saturno demorou anos pra chegar lar o satélite marte também

                                • É só questão de burrice sua

                                    • Não meu amigo, cada país tem sua tecnologia e sempre tem a margem de erro, com eles aprendemos a evitar, na próxima a Índia acerta

                                        • margem de erro q ja dura mais de 40 anos e Ninguem mais acerta!brilhante observacao mas mesmo com minha burrice ainda mantenho minha educacao e n devolverei a tua ofensa.tenha uma boa tarde!

                                            • Como se só os EUA tivessem chegado à Lua kkkkkk. Brother, ninguém mais vai pra Lua pq:

                                              1) É arriscado, como essa missão da Índia. Sem falar que eles quiseram pousar numa região desconhecida, a fim de buscar novas informações sobre até mesmo presença de água na Lua. Além disso, as missões dos anos 60 passaram por inúmeras dificuldades antes de darem certo. Acidentes, mortes, etc... Também tem os ônibus espaciais, com 2 acidentes terríveis na conta.

                                              2) Falta de interesse. Oq diabos alguém vai fazer na Lua? No período dos anos 50~60, o objetivo era demonstrar poder. Guerra fria, manja? Mas, hoje em dia, é muito menos custoso e mais fácil fazer uma bomba atômica pra demonstrar poder na comunidade internacional do que mandar um foguete pra Lua. Somente EUA, URSS e China tiveram o objetivo de ir à Lua, sendo ele o mesmo nos 3 casos: Demonstrar poder. No caso da Índia, é exatamente isso também, mas com uma pegada de desenvolvimento científico por trás, sendo justamente o que falei lá em cima.

                                              3) Marte é mais interessante.

                                              Ademais, se pra você parece muito impossível o homem ter ido à Lua nos anos 60, eis aqui uma ideia do mundo e do desenvolvimento científico até então:

                                              As principais descobertas no campo da química foram feitas até o começo do século XX. Nos anos 60, o homem já tinha desenvolvido TVs, carros potentes, TANQUES (Isso no começo do século XX), PORTA-AVIÕES, e até mesmo aviões à jato. Já existiam sistemas de telecomunicações à distância há décadas, como o rádio, e conexões mais parecidas com o que hoje é a Internet começavam a dar seus primeiros passos, juntamente com a computação moderna, em plena ascenção. Tudo isso graças as guerras. As teorias que embasavam os cálculos dos engenheiros da NASA da tavam do século XVII, indo até à década de 1920, 30... O homem já havia inventado a bomba atômica, há décadas, por acaso. Mísseis balísticos de alto alcance já existiam, também. Highways americanas tbm já existiam. Metrô já existia há muito tempo. Enfim, cansei de citar as inúmeras inovações que já existiam naquela época.

                                              Resumindo: Toda essa evolução que eu citei aí em cima culminou na corrida espacial, e deu ao mundo esse evento maravilhoso que foi a chegada do homem à Lua. Só isso, mesmo. Perdão por qualquer erro histórico ou de português, enois

                                        • Índia ainda aperfeiçoando suas tecnologias espaciais (coisa que nenhum país compartilha a fundo, por questões óbvias).
                                          Pior é o Brasil perdido em brigas ideológicas idiotas, idolatria a políticos e economia estagnada.

                                          • Era de se esperar isso da Índia já que esse país é menos desenvolvido que o Brasil

                                              • Apesar de ser um país não tão rico, a Índia é bem desenvolvida para tal... não fala merda antes de estudar não, blz?

                                                  • MANO volta pro saco escrotal do seu pai por favor MLK! Acéfalo do cacete!

                                                      • Caralho esse maluco so fala merda pelo amor de Deus amigo cala a boca que todo mundo agradece

                                                          • Não era de se esperar. A Índia sendo em parte um país pobre, consegue produzir muito mais além com o pouco que tem. Povo dali aprende a língua nativa e o inglês, coisa que neste país governado por pessoas imbecis, não consegue e nem é capaz de crescer. Pessoas do seu nível são previsíveis e preconceituosas, dotadas de uma ignorância e burrice tamanha que só sai merda nas palavras e da boca. Menos desenvolvido que o Brasil? Faça uma pesquisa, coisa que você é incapaz e não faz antes de comentar e verá que a Índia é muito mais evoluída que essa sua mente cheio de merda.

                                                              • O povo aprende inglês por conta de décadas de dominação kkkkkk. A Índia é tão fudida quanto o Brasil, mas tem uma economia relativamente aberta, quando comparada à brasileira. É pobre, analfabeta, rural, e em pleno desenvolvimento CAÓTICO. Mas, ainda assim, conseguiu mandar um foguete pra Lua. Pode não ter pousado direito, mas mandou.

                                                                • A India colocou a porra de um satélite a orbitar Marte «de primeira», coisa que ninguém mais fez, então o kiddo compara com um país que nunca sequer lançou um foguete de capacidade orbital

                                                                  • India na lua. E o Brasil tem algum projeto?

                                                                    • Parece que não deu certo a alunagem

                                                                        • Da lua até terra demora 3 meses indo já estão morto no méio do caminho.

                                                                          • É nessas horas que conspira pira. Kkkkkkkkkkk

                                                                            • Governo da India precisa investir em web design, que site tosco...

                                                                                • Não achei nada confuso no titulo da matéria, (Uma pessoa indiana pousando na lua corresponde a toda a nação indiana), super normal.

                                                                                    • Será que não vai ser Fake que nem os EUA fez no final da década de 60?

                                                                                        • Será que vão provar que a Lua é "plana"...??

                                                                                            • A Índia inteira? Nossa kkk

                                                                                              Android

                                                                                              Melhor celular ou smartphone: TOP 10 para você comprar | Agosto 2019

                                                                                              Especiais

                                                                                              Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

                                                                                              Android

                                                                                              TOP 10 smartphones de elite com melhor desempenho | Guia do TudoCelular

                                                                                              Android

                                                                                              TOP 10 smartphones de elite com melhor autonomia | Guia do TudoCelular