LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

NASA vai chocar nave espacial com asteroide para evitar colisão com a Terra

19 de setembro de 2019 269

A NASA e a Agência Espacial Europeia (ESA) estudam uma forma em conjunto de evitar uma colisão futura de asteroides com a Terra. As entidades planejam uma missão de teste para chocar a nave espacial DART, de 500 kg, com o corpo rochoso “65803 Didymos”, em julho de 2021.

A intenção das agências é fazer o impacto da espaçonave mudar a órbita e velocidade do asteroide. Além disso a DART deverá contar com um sistema que tira fotos e será ativado segundos antes da colisão.

Imagem: Reprodução

A missão de “Avaliação de Impacto e Deflexão de Asteróides” – ou apenas “AIDA” – é considerada uma “apólice de seguro para o planeta Terra para o cientista da ESA, Ian Carnelli.

“Hoje, nós somos os primeiros humanos na história a ter tecnologia para potencialmente impedir que um meteoro atinja a Terra. A principal questão que resta ser respondida é: as tecnologias e os modelos que temos são bons o suficiente para realmente dar certo? Antes de dirigir, você precisa ter uma apólice de seguro. Bem, AIDA é a apólice de seguro para o planeta Terra.”


Ian Carnelli

Cientista da ESA

Já em 2023, a agência europeia planeja enviar a sonda Hera para o mesmo asteroide. O objetivo será a realização de mais observações da cratera do impacto anterior, por meio de uma câmera e um termovisor.

Vale lembrar que a NASA já tem preparado um plano que pode salvar o planeta de um possível impacto desde julho de 2017.

Qual é a sua avaliação sobre a futura missão das duas agências espaciais? Deixe sua opinião nos comentários abaixo.


269

Comentários

NASA vai chocar nave espacial com asteroide para evitar colisão com a Terra