LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Destruição de asteroide seria causa de resfriamento na Terra, afirma estudo

20 de setembro de 2019 87

Na última quarta-feira (19), uma pesquisa foi publicada e revela que a poeira gerada pela destruição de um asteroide gigante teria sido a causa do resfriamento da Terra, há aproximadamente 468 milhões de anos.

Publicado no Science Advances, o estudo afirma que a consequência da alteração climática foi o desenvolvimento rápido da biodiversidade marinha no planeta. Mas isso teria uma explicação.

Com o nome de “Corpo L Condrita Original”, o asteroide estava presente na órbita de Marte. Com a destruição dos seus 160 km de largura, uma chuva de poeira e micrometeoritos teria alcançado a atmosfera terrestre e diminuiu a intensidade que a luz do Sol chegava até aqui. Como consequência, a temperatura abaixo.

A baixa na temperatura fez com que se formassem mais geleiras nos polos e baixou o nível do mar. Aos poucos, a quantidade de invertebrados marinhos teria aumentado três vezes mais – batizado de Grande Evento de Biodiversificação do Ordovinciano (GEBO).

Imagem: Reprodução
Reversão do aquecimento global

O levantamento ainda estima que um efeito semelhante poderia ser causado atualmente, como forma de reverter o aquecimento global. A ideia consistiria em destruir um corpo rochoso no Ponto de Lagrange L1 – em uma distância de aproximadamente 1,6 milhões de km da Terra, entre o planeta e o Sol. A sua poeira geraria um novo resfriamento na atmosfera terrestre.

Enquanto no passado a destruição de um asteroide pode ter afetado positivamente na Terra, atualmente algo semelhante é evitado. A NASA pretende colidir uma nave espacial com um asteroide nos próximos anos, para prevenir que faça rota em direção à Terra.

O que você achou do estudo publicado nesta semana? Compartilhe conosco a sua opinião!


87

Comentários

Destruição de asteroide seria causa de resfriamento na Terra, afirma estudo
Android

Melhor celular ou smartphone: TOP 10 para você comprar | Outubro 2019

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Android

TOP 10 smartphones de elite com melhor desempenho | Guia do TudoCelular

Android

TOP 10 smartphones de elite com melhor autonomia | Guia do TudoCelular