LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Melhor placa de vídeo da NVIDIA para comprar | Guia do TudoCelular

23 de abril de 2021 36

Destaque de cada placa de vídeo

O TudoCelular vem preparando vários guias para te ajudar a escolher o seu próximo celular para comprar, além de outros eletrônicos interessantes para comprar. Já fizemos guia sobre os melhores notebooks gamer e agora chegou a hora de dar atenção aos jogadores que preferem PC.

Aqui listamos as melhores placas de vídeo da NVIDIA para comprar este ano. Claro, também faremos uma lista com as melhores opções da AMD, assim cada um escolhe a marca que preferir.

O TudoCelular também já preparou duas listas especializadas em periféricos gamer, uma com as melhores opções de teclados e outra com os melhores mouses para comprar. Você pode conferir nos links acima.

A nossa lista é organizada pelo preço, mas os produtos listados abaixo podem acabar ficando fora desta ordem por tempo limitado devido à grande variação de preço. Tenha em mente que com o aumento de dólar, o custo-benefício de alguns modelos foi comprometido.

Vale também reforçar que, algumas das placas aqui citadas não contarão com ofertas, devido à ausência dessas no mercado brasileiro.

GeForce GT 1030

Começamos o nosso guia com a GeForce mais simples da série 10 da NVIDIA, a GT 1030. Ela foi lançada em duas versões com 2 GB de RAM dedicados, o que muda é que a mais barata vem com memória DDR4 e a mais cara traz a mais veloz GDDR5. Há uma diferença grande no desempenho das duas, então recomendamos que você invista um pouco mais na variante com GDDR5.

A GT 1030 é uma placa de vídeo para quem busca jogar em 720p com alguns filtros ativados ou mesmo 1080p com tudo, ou quase tudo, configurado no baixo para ter uma boa fluidez. Se você é um gamer casual e não quer pagar R$ 1 mil numa placa de vídeo, a GT 1030 seria uma boa opção.

GeForce GTX 1050 Ti

Vale a pena pagar mais pela GTX 1050 Ti? Ela custa em média 20% a mais e entrega 20% mais desempenho em Full HD, então acaba compensando por ter o mesmo custo-benefício da outra. Se você quiser garantir jogar 60 fps em uma maior quantidade de jogos ou pelo menos ficar seguro que rodará qualquer um a 30 fps, essa é a GPU a escolher.

É possível arriscar alguns jogos em 1440p? Os títulos mais pesados sofrerão para manter 30 fps na GTX 1050 Ti, exceto se você reduzir bastante os detalhes gráficos. Porém, é possível curtir muitos games nesta resolução com boa imagem. Mas se faz tanta questão de jogar em QHD, talvez seja melhor investir mais na GTX 1650.

GeForce GTX 1650

Se busca o melhor custo-benefício atualmente da NVIDIA, então é a GTX 1650 que deve escolher. Ela é uma placa de vídeo mais atual que as demais citadas e oferece um desempenho 30% superior à GTX 1050 Ti, chegando muito próxima da GTX 1060. Se busca jogar tudo em 1440p com boa qualidade, então vale a pena pagar mais por ela.

A maior vantagem contra a GTX 1060 fica para o consumo. Apesar da pequena diferença no desempenho entre as duas, a GTX 1650 consome em média 25% a menos energia. Ela também tem uma melhor eficiência energética contra a GTX 1050 Ti, sendo a placa de vídeo mais equilibrada do momento.

GeForce GTX 1660

Buscando uma boa placa intermediária para rodar os principais jogos em 1440p com alta fluidez? A GTX 1660 traz um belo salto comparado à GTX 1650 e fica entre os modelos GTX 1060 e GTX 1070 da geração anterior. Comparada às rivais da AMD teríamos desempenho médio acima da RX590 em vários jogos.

A GTX 1660 também se destaca pelo consumo, apresentando uma ótima relação entre desempenho/energia. Ela fica no mesmo patamar de eficiência da GTX 1050 Ti, o que mostra que a NVIDIA também fez um bom trabalho com este modelo. É possível encontrar a GTX 1660 Ti no mercado nacional que entrega 10% mais desempenho, mas custa bem mais.

GeForce RTX 2060

A atual geração de placas de vídeo da NVIDIA chegou com o diferencial de apostar no Ray Tracing, tecnologia que promete revolucionar o mundo dos jogos e já vem sendo adotada em alguns títulos lançados nos últimos anos. O hardware dedicado cuida dos efeitos de reflexos e iluminação para entregar resultados mais realistas.

Claro que isso acaba pesando para o chip gráfico e a RTX 2060 pode sofrer para rodar alguns títulos com Ray Tracing, mas se você quiser experimentar a nova tecnologia, este é o modelo mais barato da Nvidia com suporte à novidade. Em termos de desempenho ela é 50% mais potente que a GTX 1650, mas a sua relação desempenho/consumo é inferior.

GeForce RTX 2060 Super

A linha Super é a mais recente da NVIDIA e veio para combater a primeira geração de placas de vídeo Navi da AMD. A RTX 2060 Super é uma versão turbinada que entrega desempenho próximo à da RTX 2070 em muitos jogos. Se você busca jogar vários games em 1080p a 120 fps ou 1440p a 60 fps, então vale a pena pagar mais por ela.

A RTX 2060 Super entrega em média 15% mais desempenho que a RTX 2060 padrão, isso na qualidade 1440p, que é a recomendada para esta placa de vídeo. Você pode até arriscar jogar alguns títulos mais leves em 4K sem sofrer com lentidão. E a melhor parte é que ela consome o mesmo em energia da mais básica, mas o seu preço sobe bastante.

GeForce RTX 2070 Super

Não curtiu a RTX 2070 Mini e quer sentir todo o poder gráfico da RTX 2070 Super, terá que pagar uma boa diferença no preço para ter um pequeno ganho no desempenho. Dependendo do jogo, esta chega próximo do que a RTX 2080 tem a oferecer, seja em 1440p ou mesmo 2160p.

A RTX 2070 Super é uma placa para quem faz questão de jogar os games mais recentes com média de 100 fps em QHD ou 60 fps em 4K. Com relação à eficiência energética, ela pode ser um pouco inferior à RTX 2080, dependendo do modelo que você escolha comprar. Se isso for muito importante para você, vá na que estiver mais barata.

GeForce RTX 2080 Super

Se jogar em 4K é essencial para você, então é melhor investir logo na RTX 2080, que garante desempenho em média 15% superior à RTX 2070 Super. Com esta placa você pode aproveitar muitos jogos com alta taxa de quadros na resolução 1440p ou até mesmo curtir títulos mais populares a 240 fps em Full HD, caso tenha um monitor de 240 Hz.

A melhor parte é que a sua relação desempenho/consumo é similar à da RTX 2070 Super. Claro que o consumo energético é maior nesta aqui, mas não terá um produto menos eficiente com o aumento de poder gráfico, como normalmente acontece com as placas de vídeo mais avançadas da AMD.

GeForce RTX 3070

A NVIDIA atualizou recentemente as suas placas de vídeo e o modelo mais acessível a chegar ao mercado nacional é a GeForce 3070. Por ser um recente lançamento, já espere por preço salgado no momento. A boa notícia, no entanto, é que a RTX 3070 entrega desempenho próximo da RTX 2080 Ti e custa bem menos, o que faz seu custo-benefício ser muito interessante.

Além do excelente desempenho, há também o baixo consumo que impressiona e entrega uma melhor relação desempenho/energia que todas as outras placas citadas. Sem falar da segunda geração do hardware otimizado para Ray Tracing, o que garante um melhor desempenho em jogos da próxima geração.

GeForce RTX 2080 Ti

Chegando no fim do nosso guia temos a toda poderosa RTX 2080 Ti. Esta é a placa de vídeo mais potente da nova linha da NVIDIA com suporte a Ray Tracing. Claro que para ter o melhor da empresa será preciso pagar uma pequena fortuna, ainda mais aqui no Brasil que placas de vídeo chegam com preço bastante salgado.

A RTX 2080 Ti entrega em média 20% a mais que a RTX 2080 Super e se for para jogar em 4K. Claro que para alimentar uma placa tão bruta é preciso ter uma fonte de alta potência e um gabinete espaçoso e com boa refrigeração. O que importa é que com esta placa de vídeo você rodará qualquer jogo em Ultra HD com ótima fluidez.

GeForce RTX 3090

E encerrando temos a placa de vídeo mais poderosa do mercado: a RTX 3090! Ela é 40% mais potente do que a RTX 2080 Ti, que era a top da NVIDIA da geração anterior. Com esta belezinha você terá mais de 100 fps em média com os jogos rodando em 4K na qualidade máxima.

Claro que quando o Ray Tracing é ativado o desempenho é sacrificado, porém, bem menos do que acontece com as placas da geração anterior. O consumo cresce com o aumento de poder e ela não chega a ser tão eficiente quanto a RTX 3070, mas tem melhor relação desempenho/energia do que a RTX 2080 Ti.


36

Comentários

Melhor placa de vídeo da NVIDIA para comprar | Guia do TudoCelular
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista