LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Coloque os fones! NASA divulga vídeo com o som de terremotos em Marte

02 de outubro de 2019 6

Nesta segunda-feira (1º), a NASA revelou um vídeo no qual mostra sons que representariam a ocorrência de terremotos em Marte. O áudio foi captado com o sismômetro “SEIS” – “Experimento Sísmico para Estrutura Interior”, com imagens da sonda InSight – a qual já havia revelado fotos do Planeta Vermelho anteriormente.

De acordo com a agência espacial norte-americana, os abalos sísmicos foram no dia 6 de março deste ano, em torno das 14h, no horário marciano. Você pode escutar o barulho no local a seguir:

“A sonda InSight da NASA colocou um sismômetro na superfície de Marte para estudar ‘martemotos’. Embora seja encontrado muitos, também detectou outros tipos de sinais sísmicos, incluindo alguns produzidos pela própria espaçonave. Isso inclui rajadas de vento, o braço robótico do InSight se movendo e ‘dinks e donks’, atrito causado por peças dentro do sismômetro se movendo umas contra as outras à medida que a temperatura muda.


Coloque os fones de ouvido e você poderá ouvir sonificações desse ‘ruído’ sísmico gravado em 6 de março de 2019, no 98º dia marciano da missão. Por volta das 14:00 na hora local de Marte, o braço da espaçonave estava se movendo e tirando fotos com suas câmeras, pesquisando o ‘espaço de trabalho’ da InSight.


Esse áudio seria muito fraco para o ouvido humano no coração de Marte. Ele foi acelerado 10 vezes e processado para que você possa ouvir os tipos de sinais que o InSight envia de volta para seus cientistas estudarem.”

De acordo com a NASA, o solo de Marte consistiria em uma mistura da superfície terrestre com a lunar. No entanto, seria mais perto do que existe no satélite natural da Terra. A justificativa está no tempo de duração dos abalos sísmicos, os quais podem durar aproximadamente um minuto no Planeta Vermelho. Já aqui, ocorrem em segundos.

“Tem sido emocionante, principalmente no início, escutar as primeiras vibrações da sonda. Você imagina o que realmente está acontecendo em Marte, enquanto o InSight fica em campo aberto.”


Constantinos Charalambou

Integrante da equipe de cientistas do InSight

Vale lembrar que a NASA pretende promover uma missão à Marte a partir do próximo ano, chamada Mars 2020, na qual quer mandar um helicóptero ao Planeta Vermelho.

Quais são as suas impressões dos ruídos devido às ondas sísmicas marcianas? Compartilhe conosco a sua opinião!


6

Comentários

Coloque os fones! NASA divulga vídeo com o som de terremotos em Marte
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista