LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Buraco na camada de ozônio em 2019 surpreende previsões e é o menor registrado desde 1982

23 de outubro de 2019 42

A NASA fez uma descoberta no mínimo curiosa nos últimos dias: aliada à agência norte-americana que monitora mares e a atmosfera ela descobriu uma novidade animadora sobre o buraco na camada de ozônio.

Ele é o menor já medido desde o ano de 1982. Em 2019 seu tamanho máximo foi de "apenas" 16,4 milhões de quilômetros, contrariando até as previsões mais otimistas que ditavam um tamanho de 20,7 milhões de km².

Claro, ainda falamos de um buraco cujo tamanho, principalmente quando visualizado graficamente, representa um grande problema: isso porque a camada de ozônio é responsável pelo bloqueio de raios de radiação ultravioleta. A incidência desses raios no corpo está associada ao surgimento de câncer de pele, por exemplo.

Uma medida importante após o início da medição do buraco foi o acordo internacional em 1989 que visou reduzir o uso de gases nocivos à atmosfera. Assim, Clorofluorcarbonos foram desincentivados por governos, sendo que eram muito utilizados em desodorantes aerosol e para sistemas de resfriamento de geladeiras.

A formação do buraco se dá exatamente pelo contato da luz solar com essas partículas, que acabam por desfazer a camada de ozônio. Claro, como a vida desses fases é longa, por mais que a redução do uso tenha sido iniciada há 30 anos, ainda há um longo caminho pela frente rumo à diminuição do buraco.

Segundo a NASA, outro fator que colaborou para um buraco menor em 2019 foi a alta climática na estratosfera. A onda de calor registrada no período colaborou para a compactação desse rombo na atmosfera, mas a agência espacial informa que não é possível correlacionar o aquecimento global a esse fenômeno.

Ainda falando em calor, vale lembrar que a NASA criou a sonda InSight, que pode cavar buracos e medir calor da parte interna de planetas, a começar por Marte.


42

Comentários

Buraco na camada de ozônio em 2019 surpreende previsões e é o menor registrado desde 1982
  • Se fosse um buraco já estaríamos mortos, pois todo o ar sairia rapidamente.

      • A sorte é esse "buraco" (que não é bem um buraco como o @Lenhador explicou logo abaixo) estar sobre a Antártida, onde há uma leve incidência de raios solares e pouquíssimas pessoas e animais vivendo ali...

          • Você está enganado.
            Esse buraco na camada de ozônio concentra-se principalmente sob a Antártida em certas épocas do ano, mas como ele não é fixo, tem certa movimentação. O ápice é mais ao sul, diminuindo em direção ao centro do globo terrestre, atingindo muitas vezes até o sul do Brasil. Eu moro na região metropolitana do RS, e sabemos que, devido à movimentação do buraco da camada de ozônio, diversas vezes o RS ficou sob este buraco. Basta um pesquisa rápida no Google, e você verá, por exemplo, que no verão passado, a região metropolitana de Porto Alegre ficou sob o buraco da camada de ozônio. O efeito disso é que o RS é o Estado brasileiro com maior número de casos de câncer de pele, efeito combinado de a maioria da população ser de origem de pele clara com alta radiação solar da região. Apesar de enfrentarmos dias frios no inverno com temperaturas abaixo de 0 grau, no verão temos vários dias com temperaturas acima dos 40 graus, com muita radiação solar.
            Então, aqui no RS nós não temos essa "sorte" que você citou.

            • Interessante....

                • Isso significa que os que duvidam da existência desse problema estavam certos? não, mas que a luta dos que acreditam reduziu o uso de poluentes

                    • Mas a emissão não diminuiu , precisamos de mais explicacoes pq isso aconteceu lutar contra o uso nao adianta nada ofereca uma solucao melhor , economicamente viavel e de preferencia que de emprego para várias pessoas e resolvera esse problema nada é resolvido sem trazer a solução se não vira uma greta da vida

                      • O nomes dessas bobagens já indica a qualidade da ciência envolvida:"buraco de ozônio""efeito estufa"Com nomes tão idiotas, esses fenômenos certamente devem ser reais. A verdade é que as pessoas acreditam naquilo que querem e não adianta provar o contrário. Galileu teve de jurar de joelhos que o Sol orbitava a Terra para não ser queimado pela igreja. Quando todos sabem da verdade, pouco importa se cientistas demonstrarem o contrário. As pessoas espertas não se deixam enganar!!!!!!

                          • não percebe que a igreja, hoje em dia, seriam pessoas como você? que negam a ciência sem outro fator científico correto ou mais correto, apenas relativizando

                              • Amigo, você apenas esqueceu que nem todos vivem no âmbito academico científico. Você quer apresentar um fenômeno e difundí-lo na população usando nomenclaturas específicas? Comentário sem nexo.

                              • Surpreende quem? Só os boçais ainda caem nessa conversa de efeito estufa e aquecimento global...

                                • Como diz o Prof. Ricardo Felício (USP), isso é pura falácia de ambientalistas. Como que, a cada ano poluímos mais e mais, e como consequência o mundo é prejudicado da mesma forma, o tal buraco da camada de ozônio é o menor já registrado? Quanta incoerência não?!

                                    • A incoerência é que não deveria ter buraco, o que tem foi "criado" pelo ser humano e o fato da natureza estar consertando mais uma cagada nossa deveria sim ser algo a comemorar.

                                        • incoerência é você não ter feito ensino médio e não saber que ozônio estabelece equilíbrio com oxigênio. ozônio se transforma em oxigênio e vice versa. o que te falta é estudar!

                                            • Não discuto com gente movida a teorias esquerdopatas. Quando os "defensores do universo" provarem que a ação humana é nociva a ponto de em pleno 2019 chegarmos no ápice da destruição, quem sabe eu acredite. Talvez o que você precise é de menos teoria e mais prática, é conviver com pessoas (principalmente as mais velhas), que evidenciam que ao longo dos anos a natureza sempre passou pelas mais variadas alterações. Se quiser me comprar, me compre com dinheiro, porque de conversa eu também sou bom.

                                                • Teoria esquerdopata? Kkkkkk

                                                  Pelo visto não sabe que a maior,parte da pesquisa é financiamento privado. De empresas capitalistas...

                                                    • muita idade também acumula muito senso comum. você também precisa aprender a evitar chamar a pessoa de esquerdista só porque ela sabe algo que você não sabe. estou longe de me simpatizar com a esquerda. a diferença é que as mais novas gerações são estudadas, e sabemos não só a teoria das coisas, mas o funcionamento da realidade. luta contra seu próprio senso comum.

                                                    • Pois a susbstância que degrada o ozônio chamada de CFC foi proibida.
                                                      CFC era usado em aerosol, ar-condicionado e geladeiras antigamente.

                                                      CFC é cloroflúorcarbono. Ao chegar na atmosfera a molécula se quebra e ataca o ozônio. Aí o ozônio (O3) é transformado em O2, ao passo que cloro fica livre para atacar outra molécula de ozônio e outra e outra.

                                                      • Interessante!

                                                        • Já fui bobo de acreditar nesse mundo fictício hoje em dia vejo isso como um mundo de fantasia tudo feito no Photoshop %uD83D%uDE02%uD83D%uDE02%uD83D%uDE02%uD83D%uDE02

                                                            • Convenciona-se chamar de buraco mas na verdade é um local onde a densidade do ozônio é menos. Tipo uma "camada" mais fina.

                                                              • Provando que isso é só balela de ambientalistas.

                                                                  • Ora Ora, se não temos um Phd na área ambiental aqui não é mesmo?!

                                                                      • O choro é livre. Cada dia mais é comprovado como o mundo é dominado por pessoas com interesses escudos e débeis que acreditam em qualquer historinha... Como Lula Livre, ele não, proteja a Amazônia, aquecimento global...

                                                                      • Graças a essa "balela" dos ambientalistas e dos cientistas, o causador do buraco na camada de ozônio, o composto químico Clorofluorocarboneto, foi proíbido em vários países e com isso teve o seu uso drasticamente reduzido, resultando na redução do buraco. Pare de acreditar no tio do WhatsApp e vá estudar mais.

                                                                        • Aquecimento global já está quebrado faz tempo.

                                                                          Android

                                                                          Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                                                                          Android

                                                                          Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                                                                          Windows

                                                                          Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

                                                                          Economia e mercado

                                                                          Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista