LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Detetive TudoCelular: saiba como descobrir se uma Smart TV é 4K "de verdade"

07 de novembro de 2019 30

Com a proximidade da Black Friday deste ano, muitos consumidores ainda que querem trocar de TV ainda têm dúvida sobre qual modelo escolher. Entre as opções disponíveis no mercado, os televisores 4K podem agradar mais aos usuários.

Mas, além da resolução, há vários fatores que devem se considerados na hora de avaliar qual é a melhor Smart TV para você. Não basta apenas analisar o suporte à resolução 3840 x 2160 pixels para garantir que ela é certificada “4K Ultra HD”. Entenda melhor a seguir:

4K “de verdade”

Expressão popularizada pelas propagandas da Samsung, o 4K “de verdade” nada mais é do que analisar como é formada a organização dos subpixels da TV. Para alcançar a ultra definição, é necessário possuir uma estrutura no padrão RGB – vermelho, verde e azul.

No entanto, algumas fabricantes alteram a ordem e colocam outro tipo de organização, com os famosos subpixels brancos – RGBW. Na teoria, a presença do quarto tipo pode proporcionar mais variações de tonalidades. Mas, na prática, gera perda de definição das linhas e da claridade, além de a estrutura do pixel ficar distorcida.

Como exemplo, utilizamos imagens de dois painéis de Smart TVs da LG: uma com subpixel branco – UK6300 – e uma no padrão RGB – UK6500. Ao dar zoom nas áreas dentro do quadrado vermelho, é possível ver a organização de cada tela.

UK6500

Imagem: Reprodução
Imagem: Reprodução

UK6300

Imagem: Reprodução
Imagem: Reprodução
4K vs Ultra HD

Apesar de os 3840 x 2160 pixels representarem o 4K, este não é o mesmo que Ultra HD. A certificação concedida pela Consumer Electronics Association (CEA) como uma TV “4K Ultra HD” depende do fator já explicado sobre o painel com subpixels RGB.

Já segundo a UHD Alliance – organização criada por estúdios de filmes, fabricantes de TVs e outras entidades do setor – entende que a definição de “Ultra HD” vai além do painel e aborda ainda o suporte ao HDR, gama de cores WCG, profundidade dos bits, taxa de quadros por segundo (fps) elevada, além da resolução 4K.

Como fazer o teste de subpixel?

Para colocar a tela de uma TV 4K à prova e checar quais são os subpixels que a compõem, basta pegar o seu celular, chegar próximo da tela e tirar uma foto do painel quando tiver um fundo branco.

Após isso, basta aproximar a imagem no próprio smartphone para visualizar de perto os pixels. Abaixo, você pode conferir o resultado de uma foto tirada do menu da TV por assinatura, em uma Smart TV da Samsung modelo 50RU7450, e no zoom para ver os subpixels:


Imagens: Rafael Barbosa/TudoCelular.com
Prioridades na hora de comprar

Caso você esteja interessado em adquirir uma nova televisão nesta Black Friday de 2019 – a qual ocorrerá no dia 29 de novembro –, saber identificar se o modelo do seu interesse possui um painel RGB de fato é um dos principais pontos a se levar em consideração.

Além disso, outro fator importante consiste em pesquisar se há as características determinadas pela UHD Alliance para a classificação em “Ultra HD”. Você também pode consultar vários modelos de Smart TVs nos nossos guias de compra, nos links a seguir:

Você realizou o experimento em sua TV 4K? Conte para a gente como foi o resultado.


30

Comentários

Detetive TudoCelular: saiba como descobrir se uma Smart TV é 4K "de verdade"
  • Eu chego em uma loja e de longe observo as tvs ligadas, logo identifico as Sony pela qualidade superior, chego perto e não é outra, Sony mesmo.

      • Na boa, podem falar o que quiserem da LG, mas tenho uma nano cell sk8500 e ela é bem melhor do que qualquer Samsung... Primeiro que o comando de voz da LG é o melhor que tem, o sistema web OS pra mim é o melhor e sem falar do som dela.

        • Sony sempre Sony.. Eu tenho a xbr-65x955g da Sony e que imagem absurda e essa top de mais

            • Em alguns estudos feito fora do Brasil foi constatado que no Brasil não existe a tecnologia 4k e sim a 2k.
              Por uma lógica simples se uma resolução Full HD é de 1920x1080 logo a 4k é 4x mais resolução. Então se 1080p Full HD, a 4k seria 4320p. Só que não... Aqui temos 2160p que é a 2k

                • É um aumento de área e não de comprimento e largura. Se seguisse sua lógica o aumento será de 16 vezes e não de 4 vezes.

                  Ex.: Se considerasse uma tela com 10x10 (área de 100p):

                  4*(10x10) =/= 4*10x4*10
                  4*100 =/= 40x40
                  400 =/= 1600

                    • Vc errou o conceito...
                      Multiplica 1920 por 1080. Anota o resultado. Depois multiplica 3840 por 2160. Veja se não dá 4x mais pixels.

                    • Gostei da matéria, não sabia desse "truque" de subpixel branco.

                      Engraçado que de bobeira fui testar no monitor do Pc e ele também tem esse subpixel branco, talvez isso explique pq ele é de uma época de monitores HD mas tem a resolução um pouco mais que isso kkkkkkkk

                        • rapaz eu to de olho em mais uma tv
                          só que é uma lg de 60 polegadas modelo dela é esse ai (Smart TV LED 60" UHD 4K LG 60UM7270PSA ThinQ AI Inteligência Artificial IoT, HDR Ativo, WebOS 4.5, Ultra Surround, Controle Smart Magic e Bluetooth)

                          preço é 2799 e achei muito bom até quero ver na black quanto vai ficar

                            • Não sei não viu! Tô na dúvida ainda,comprei uma de 50" da Samsung RU 7100 4k. Más na real da imagem quando fica um pouco longe ela distorce um pouco, tipo chuviscando.

                              • Dúvida cruel Qled ou OLed ?
                                Falam que pra quem joga a OLed corre risco de burn in, porém a OLed pelo que vi ganha em contraste e tem Double vision e Double atimus, e já com entrada HDMI 2.1.

                                A Samsung na Q80 mais K não tem HDMI 2.1 e só tem HDR 10+

                                A 8k Samsung só pra marajá.

                                E agora? Alguém que curte vídeo game pode dar uma opinião?

                                  • Isso é mito. Oled queima se tiveres sempre a mesma imagem parada durante 2 semanas seguidas, quem é o burro que deixa uma imagem estática por 2 semanas seguidas sem desligar tv? Se tiveres um telemóvel de topo com ecrã oled já sabes que isso é uma treta. São sem dúvidas os melhores ecrãs que existem, por algum motivo os melhores ecrãs para telemóvel são os oled. Nas tvs é igual.

                                      • Cara, depende do "jogar". Explico:

                                        A história do "burn-in", é algo do inicio das oleds. Hoje em dia, só tvs que ficam expostas em lojas, com a imagem estática por dias/semanas/meses, dão algum tipo de burn-in. Se você joga todo dia, o mesmo jogo, por horas a fio (horas mesmo, mais de 5h), que tenha uma imagem estática, pode ser que de alguma coisa com o tempo. Caso jogue menos, ou jogos variados (q vc fica mudando), não encana com isso não.

                                        Temos uma Qled e uma Oled em casa e sério, nem pense duas vezes se puder ir de Oled. A imagem é MUITO superior. Nenhuma Qled, nem a mais top, chega perto em qualidade de imagem e contraste. Se tiver dúvida, vá em alguma loja que eles deixam lado a lado (difícil, em geral, separam bem, pra não poder ver), e compare as imagens.

                                          • Se for pra games QLED!
                                            OLED tem o risco de burn-in...
                                            Tenho um Q7FN e não troco por nada...

                                          • Eu tô de olho na tcl 55 C6 4k, ela tem todas as características citadas acima e ainda tem um soundbar da harman kardon de 30rms embutido, ta por 3.229 , agora na Black Friday deve baixar mais

                                            • Fiz o teste na minha TV da Sony de 43 e realmente é 4K de verdade

                                                • WRGB é só para aumentar o brilho.

                                                  • Bacana a orientação, pode ajudar muitos que não entendem, na época que fui comprar uma TV 4K quase caio no golpe, as TVs 4K que não são tão completas costumam ser muito baratas, e na época ate achava ser sortudo por estar muito barata quando pesquisei os preços, como desconfiei fui pesquisar o que realmente e uma TV 4K e o HDR e comprei a que mais coube no bolso e com uma qualidade, que foi uma TV de tela curva da Samsung, aparelho de som também tem a pegadinha do watts RMS, e bom sempre ficar atento antes de sair comprando.

                                                      • É impressão minha ou inverteram a ordem das imagens?

                                                        A que tem pixel branco foi descrita como rgb e vice versa?

                                                        Android

                                                        Melhor celular ou smartphone: TOP 10 para você comprar | Novembro 2019

                                                        Especiais

                                                        Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

                                                        Android

                                                        TOP 10 smartphones de elite com melhor desempenho | Guia do TudoCelular

                                                        Android

                                                        TOP 10 smartphones de elite com melhor autonomia | Guia do TudoCelular